VALUO – Evolução do Mercado Imobiliário em Zonas de Intervenção Pública em Centros Históricos

O projecto Valuo é uma iniciativa que beneficia do financiamento do programa comunitário Interreg III B SUDOE. Nele participam como parceiros cidades de Portugal (Coimbra), Espanha (Valência, Alicante, Sevilha, Palma de Maiorca e Calviá) e França (Toulouse).

O que é?

O projecto visa conhecer o impacto das acções de reabilitação de centros históricos no mercado imobiliário dessas zonas, procurando-se determinar qual o nível de indução de investimento privado gerado a partir das intervenções públicas.
A Câmara Municipal de Coimbra estabeleceu um protocolo com a Universidade de Coimbra, ao abrigo do qual o Instituto de Estudos Regionais e Urbanos (IERU) participa no projecto como parceiro técnico.

Como surgiu?

Valência já conta com doze anos de aplicação do plano RIVA (Plano de Reabilitação Integral de Valência). Constatou-se que, quando se faziam intervenções públicas, os proprietários dos edifícios das proximidades levavam a cabo obras de recuperação. Os preços nessas zonas aumentavam.
O projecto Valuo nasceu, assim, da necessidade de quantificar com precisão os efeitos das intervenções públicas no mercado imobiliário. As conclusões do projecto servirão para conceber um sistema de apoios que, optimizando o investimento público, potencie o investimento privado sem provocar especulação imobiliária.

A sua aplicação a Coimbra

O projecto VALUO reveste-se de uma particular oportunidade para Coimbra. Numa altura em que o acentuar dos esforços de recuperação da Alta e da Baixa se conjuga com a expectativa de alterações legislativas com fortes implicações nos mercados imobiliários dos centros urbanos, importa saber até que ponto o investimento imobiliário privado está a ser atraído para o centro histórico de Coimbra.
Importa conhecer, no fundo, se está a nascer um mercado imobiliário na Alta e na Baixa – tudo parece apontar nesse sentido -, o qual deverá substanciar um movimento sustentado de opção pela residência nessas zonas.

O projecto Valuo em Coimbra

No âmbito do protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Coimbra e a Universidade de Coimbra, o Gabinete para o Centro Histórico e o IERU iniciaram em Agosto de 2003 uma colaboração estreita.

Os trabalhos desenvolvidos englobaram:

• o estudo sócio-económico e a caracterização do edificado da área VALUO;
  • a criação de uma base de dados das intervenções efectuadas ao longo dos últimos 10 anos e dos preços praticados no mercado imobiliário na área de estudo;
  • a integração de toda a informação existente e a recolher no terreno num Sistema de Informação Geográfica desenvolvido pelo IERU.

icon Relatório Final VALUO (11.36 MB)