Património Edificado – Com Interesse Cultural, Concelho de Coimbra

No passado mês de Junho do ano transato o GAAH publicou mais uma obra intitulada “Património Edificado Com Interesse Cultural, Concelho de Coimbra”.

Uma equipa do GAAH, com colaboração de outros serviços e das 31 juntas de freguesia, desenvolveram um trabalho de pesquisa, registo e inventariação de património edificado do concelho, visando a redescoberta e classificação dos valores culturais.

Através de uma compilação de bases de dados de património pré-existente (DOE-Autarquia, IPPAR e DGEMN à data de Fevereiro de 2007) identificaram-se até ao momento da publicação 406 imóveis, salvaguardando os graus de proteção definidos pelo RMUE (Regulamento Municipal de Urbanizações e Edificações) e pela Lei nº 107/2001 de 8 de Setembro, em consonância com o estabelecido no DL nº 270/99 de 15 de Julho.

A compilação de toda esta pesquisa culminou numa publicação denominada por “Património Edificado Com Interesse Cultural, Concelho de Coimbra” apresentada no passado mês de Junho do ano transato. Considerando que é um trabalho em permanente actualização, existe património em todo o concelho que deverá ser também considerado nas premissas desta publicação. Assim, a segunda fase do levantamento é um processo em desenvolvimento pelos técnicos do GAAH.

Pretende-se desta forma contribuir para a história da cidade de Coimbra através deste levantamento de património.

Património Edificado Com Interesse Cultural, Concelho de Coimbra
Cartografia referente à georreferenciação dos imóveis

Observações e Informações adicionais:
Apenas se disponibiliza parte da publicação de forma a salvaguardar as proteções da cópia integral de livros, proibidas por lei.
A publicação encontra-se disponível para consulta no GAAH – Edifício PSP 1º (Rua Olímpio Nicolau Fernandes) e Biblioteca Municipal – Casa Municipal da Cultura (Rua Pedro Monteiro). Encontra-se à venda na Biblioteca Municipal e Museu da Cidade (Edifício Chiado, Rua Ferreira Borges) pelo valor de 40€.