Loreto – Reformulação da Rotunda e Instalação dos RSU subterrâneos

Loreto – Reformulação da Rotunda e Instalação dos RSU subterrâneos

LOCALIZAÇÃO

Urbanização do Loreto, pertencente à União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, em Coimbra.

 

DESCRIÇÃO GERAL

 

A instalação dos RSU subterrâneos, localizado na entrada da Urbanização do Loreto no arruamento de ligação entre a Rua Manuel Almeida e Sousa e a Rua Alberto Dias Pereira, resulta duma reunião no local com técnicos municipais que alertaram para esta necessidade. Verificou-se a necessidade de reduzir a quantidade de equipamentos de recolha de lixo bem como implementar um conjunto de 6 equipamentos enterrados e melhoria do espaço público dado a grande afluência àquele local.

 

A rotunda será valorizada com a reinstalação de um painel de azulejos alusivo à antiga cerâmica da Lufapo que ali funcionava. Propõe-se que a envolvente sirva os moradores da urbanização, tendo-se contemplado alguns lugares de estacionamento organizado por forma a desafogar o problema principal dos utilizadores. A atividade de lazer também será enquadrada dado que o frequentador do espaço poderá usufruir dos dois bancos de jardim colocados junto à sombra de 3 ameixieiras contempladas na proposta.

 

 

 

DESCRIÇÃO GERAL DA INTERVENÇÃO

Área de intervenção:

2.799 m2

Calçadinha de cubo de calcário 5x5x5cm              

487 m2

Calçada cubo de granito 10x10x10cm

220 m2

Lancil de betão

101 m2

Lancil-guia de betão

186 m

Lancil-rampa

9 m

Lancil galgável

8 un

Betuminoso

1680 m2

Lajetas de calcário

47 m

Blocos de calcário nas escadas

42 m

Pavimento podotátil              

28 m2

Muros de betão

49,78 m2

Pintura anti-grafite

70 m2

Contentores enterrados

6 un

Bancos

2 un

Pinus dissuasores

15 un

Vedação de madeira igual à existente

25 m

Árvores (tílias e ameixoeiras)

5 un

 

MEMÓRIA DESCRITIVA

ROTUNDA

 

Trata-se de um espaço circular para inversão de marcha, predominantemente utilizado por residentes que, por falta de lugares de estacionamento, serve também de parque para automóveis. Talvez este espaço tenha sido idealizado como sendo zona verde o que facto não acontece.

 

A valorização do espaço, associando-o à antiga cerâmica da Lufapo que ali funcionava, passa pela reaplicação do painel de azulejos que existia no antigo estacionamento da Estação Velha, entretanto removido, e que poderá ter neste projeto um merecido local onde permanecer.

 

Propõe-se que a envolvente sirva os moradores da urbanização. Para o efeito considera-se que o espaço deverá ter alguns lugares de estacionamento por forma a desafogar o problema principal dos utilizadores, enquadrando também a atividade de lazer que poderá servir as crianças, através de uma espiral desenhada no pavimento em calçadinha. O frequentador do espaço poderá usufruir dos dois bancos de jardim colocados junto à sombra de 3 ameixieiras contempladas na proposta.

 

A ligeira inclinação do arruamento e a pretensão de elevar o muro/painel para melhor visualização resultam na criação de 3 degraus em pedra (para adaptação às cotas altimétricas) e que marcam a aproximação aos azulejos da Lufapo.

 

As zonas de circulação pedonal terão o conforto e a beleza estética da combinação da calçadinha de vidraço branca e preta. Os lancis-rampa e os restantes serão em betão, na continuidade do existente, tal como o estacionamento que será em “pavê”.

 

Para evitar o estacionamento indevido na área junto às árvores/bancos, onde é suposto os moradores se sentarem e ali permanecer a ler ou a tomar conta das crianças, estão contemplados 15 pilaretes metálicos com o brasão da cidade.

 

INSTALAÇÃO DOS RSU SUBTERRÂNEOS

A instalação dos RSU subterrâneos, localizado na entrada da Urbanização do Loreto no arruamento de ligação entre a Rua Manuel Almeida e Sousa e a Rua Alberto Dias Pereira, resulta duma reunião no local com técnicos municipais que alertaram para esta necessidade.

 

Mediante visita ao local, verifica-se que os 16 equipamentos de recolha de lixos poderão ser reduzidos para 7, implementando a solução de contentores enterrados (à semelhança dos aplicados na Rua da Alegria), o que contribui para um menor impacto visual.

 

– No local existem 8 contentores indiferenciados, 6 ecopontos, um de roupa e 1 de óleos.


 

Pretende-se o seguinte:

– Demolir o muro que protege os atuais oito contentores indiferenciados;

– Implementar um conjunto de 6 equipamentos enterrados, sendo três indiferenciados, um papel/cartão, um de plástico/metal e um de vidro, manter o de roupa e o de óleos;

– Colocar uma árvore nova (tília) e manter as existentes (replantar eventualmente uma);

– Aumentar a área de lazer;

– Manter os marcos do correio normal e azul;

– Reformulação da vedação em madeira;

– Reformulação da calçada / podotátil / lancil.

 

Nota: De acordo com os cadastros e apreciação das infraestruturas, a localização dos contentores enterrados poderá sofrer alguma alteração, no entanto, e de acordo com os cadastros recebidos, estima-se que apenas a rede de Telecomunicações seja afetada (alteração de traçado e colocação de duas caixas de visita novas).

 

 

CONCURSO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA

Processo N.º: 013-21-DIEP
Empresa adjudicatária: Engiperfil , Lda
Abertura Concurso: 05/08/2021
Prazo contratual: 150 dias
Tipo Concurso: Concurso Público
Contrato: 04/03/2022
Adjudicação: 07/12/2021
Consignação: 24/06/2022
Valor da Adjudicação (c/ IVA): 164.593,60€

 

IMAGENS EM 3D PARA VISUALIZAÇÃO

 



Rotunda – Existente

Rotunda – Proposta

Rotunda – Painel

 

 

 

 

 

 

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×