Reabilitação do Imóvel Municipal na Av. Fernão de Magalhães n.º 429 B

Av. Fernão de Magalhães n.º 429 B, União das freguesias de Coimbra

DESCRIÇÃO GERAL ADMINISTRATIVA

Fração de um edifício localizado na Avenida Fernão de Magalhães n.º 429 B, União das freguesias de Coimbra, do município de Coimbra, ocupando o 1º e o 2º andar parcialmente.

PROJECTO

Projecto de Arquitetura: Divisão de Projetos de Edificado Municipal

DESCRIÇÃO GERAL DA FRAÇÃO

N.º Pisos: 2

Área Bruta de Construção (m2): 844 m2

Área Habitável: 700m2

Descrição: Terreno urbano

Tipo de Utilização: Serviços Municipais

MEMÓRIA DESCRITIVA

“A CMC vai ocupar o 1º andar e o arrumo no 2º andar de um edifício na Av. Fernão de Magalhães n.º 429-B com cerca de 900m2 para instalação do Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais. Corresponde a um espaço de escritórios com entrada independente sendo que os pisos acima são de habitação. Genericamente encontra se em relativo bom estado de conservação sem aparente ruína ou eminente derrocada, mas envelhecido, sujo, desgastado e desatualizado por 10 anos sem ocupação e sem ventilação. Pontuais infiltrações de cozinha e WC dos apartamentos no piso superior potenciadas pelo arrastar do tempo sem reparação e pela falta de ventilação, provocaram algumas patologias. Deteta-se também bastante fissuração nas paredes, principalmente na zona da junta de dilatação, mas também um pouco por todas as salas concretamente nas paredes confinantes com as varandas. As varandas acusam a permanência de pom-bas e lixo acumulado durante 10 anos pelo que estão muito sujas e genericamente degradadas. As caixilharias de alumínio de primeira geração estão muito envelhecidas com problemas de funcionamento e vidros partidos, pelo que serão integralmente substituídos por caixilharias iguais, mas de nova geração. Funcionalmente adequa-se ao programa funcional da DPEM, pelo que as paredes divisórias são quase integralmente mantidas. Algumas são demolidas para substituir por divisórias envidraçadas de modo que os longos corredores fiquem menos sombrios. Pela mesma razão as portas envelhecidas e deterioradas são substituídas por outras envidraçadas, mantendo aro e guarnição, para que alguma luz natural ilumine as circulações. Os 2 blocos de instalações sanitárias são remodelados de modo a incluir uma instalação sanitária acessível em cada bloco. Também a copa é remodelada de modo a formatar uma zona mais agradável e luminosa, uma vez que cada vez mais é necessário um espaço de acolhimento, para quem traz marmita de casa para a hora do almoço.

Infraestruturas e especialidades

Ao nível das infraestruturas, a saber comunicações, informática, eletricidade, iluminação, ar condicionado e acessibilidades/plataforma elevatória, o edifício encontra-se totalmente desatualizado, não dando resposta às atuais exigências para desenvolvimento do trabalho ordinário dos técnicos e algum atendimento de munícipes.

Esta parte é a que corresponde ao maior investimento em termos de obra já que todos os sistemas existentes estão obsoletos e deverão ser totalmente refeitos.” (1)

• Retirado da Memória Descritiva e Justificativa do Projeto, da autoria da Arq. Teresa Freitas, da DPEM.

CONCURSO PÚBLICO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA

Processo DEEM: 016-22-DEEQ (349)

Empresa Adjudicatária: Conimbriga, Empresa de Construções, Lda.

Abertura Concurso: 03/08/2022

Prazo contratual: 180 Dias

Tipo Concurso: Concurso Público

Contrato: 28/12/2022

Adjudicação: 29/11/2022

Consignação:

Valor da Adjudicação (S/ IVA): 498 960,00 €

Receção Provisória:

EXECUÇÃO DOS TRABALHOS

A fiscalização e a coordenação de segurança da obra serão efetuadas pelo Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais.