“Piscinas Municipais Rui Abreu – Reforço das Vigas de Cobertura”

Piscinas Municipais Rui Abreu, na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, do Município de Coimbra.

PROJETO

Projeto de Execução: Divisão de Projetos de Edificado Municipal.

MEMÓRIA DESCRITIVA

“Refere-se a presente ‘memória’ ao projeto de reparação dos arcos estruturais de madeira que suportam a cobertura da piscina Rui Abreu, equipamento desportivo municipal situado na freguesia de Eiras/Pedrulha, no concelho Coimbra.

A obra foi executada no ano de 2004, ao abrigo de um protocolo entre a empresa APLICAÇÃO URBANA VI (do grupo Amorim Imobiliária) e o município de Coimbra. (…)

A parte dos arcos que se situa fora do perímetro da cobertura do edifício, exposta ao ambiente exterior, foi no decorrer da obra envolvida numa lona, sobre a qual se construiu uma ‘caixa’ em contraplacado, conferindo à estrutura uma proteção que se não coadunava com a classe de risco da madeira lamelada colada. Com o decorrer dos anos, a madeira confinada a um espaço não ventilado, sem que fosse possível a secagem natural após humedecimento, foi infestada de fungos de podridão resultando numa deterioração acentuada das zonas que estavam protegidas, sendo evidente o seu apodrecimento, caracterizado pelo amolecimento superficial da madeira, estendendo-se em profundidade, com a separação das lamelas constituintes das peças maciças.” (1)

“A reparação dos arcos triarticulados será efetuada através de próteses metálicas a introduzir após o escoramento e seccionamento das vigas. Uma vez que as vigas se apresentam em mau estado de conservação, em praticamente todo o vão exterior até à fachada envidraçada do edifício, as próteses deverão ser aplicadas no seu exterior, tão próximo quanto possível dessa fachada de modo a permitir a execução dos trabalhos sem outros constrangimentos”. (1)

(1) Retirado da Memória Descritiva e Justificativa do Projeto, da autoria do Eng.º Jorge Ramos, da DPEM.

– Aspeto das extremidades exteriores das vigas a intervencionar.

CONCURSO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA

Processo DEEM:   017-21-DEEQ Empresa Adjudicatária: RamalPombeiro, Construções, Lda.
Abertura Concurso: 19/12/2021 Prazo contratual: 90 dias
Tipo Concurso: Concurso Público Contrato: 20/06/2022
Adjudicação: 05/05/2022 Consignação:
Valor da Adjudicação (s/ IVA): 79.906.10 € Receção Provisória:

EXECUÇÃO DOS TRABALHOS

A Fiscalização e Coordenação de Segurança da referida empreitada serão efetuadas pelo Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais, com a assistência técnica do projetista.