Empreitada “Prospeções e Estudos Geológicos e Geotécnicos – Substituição de Dois Viadutos – Pontão na Rua de Tomar e Passagem Inferior em Vendas de Ceira”

IDENTIFICAÇÃO

 

Prospeções e Estudos Geológicos e Geotécnicos – Substituição de dois Viadutos Municipais – Pontão na Rua de Tomar e Passagem Inferior em Vendas de Ceira

 

LOCALIZAÇÃO

 

Passagem Inferior em Vendas de Ceira na Estrada Nacional nº110-1 e Pontão na Rua de Tomar na Estrada Nacional nº110, pertencentes à freguesia de Ceira.

 

DESCRIÇÃO GERAL (Projeto DP)

 

Passagem Inferior em Vendas de Ceira – Estrada Nacional nº110-1

 

 

Trata-se de uma obra rodoviária que permite o atravessamento do antigo canal ferroviário do Ramal da Lousã também conhecido com o Linha de Arganil e que atualmente está a ser reconvertido para o Projeto SMM – Metrobus de Coimbra. A obra atual tem uma largura útil entre guardas de cerca de 4.60m provocando um estreitamento da via.

 

O perfil atual não contempla qualquer passadiço de peões, sendo estes obrigados a fazer o atravessamento pela via.

 

As principais patologias e disfunções na obra detetadas são as seguintes:

 

– Assinala-se corrosão generalizada dos perfis metálicos do tabuleiro, manchas de humidade, eflorescências calcárias e pontualmente a ausência de alguns tijolos;

– Assinala-se corrosão generalizada em ambos os guarda-corpos da obra;

– Verifica-se uma descontinuidade no guarda-corpos, o que poderá potenciar a ocorrência de acidentes aos utilizadores da via sobre a obra;

– Ao nível dos encontros, verificam-se marcas de escorrência de água e desenvolvimento pontual de vegetação nas juntas entre os elementos de pedra, não sendo visíveis anomalias relevantes;

– Junto ao encontro Sul, lado nascente, observa-se desenvolvimento de vegetação, ocultando parcialmente a superfície do muro.

 

 

Pontão na Rua de Tomar – Estrada Nacional nº110

 

 

Trata-se de uma obra rodoviária que permite o atravessamento do antigo canal ferroviário do Ramal da Lousã também conhecido com o Linha de Arganil e que atualmente está a ser reconvertido para o Projeto SMM – Metrobus de Coimbra. A obra atual tem uma largura útil entre guardas de cerca de 5.70m provocando um estreitamento da via. O perfil atual não contempla qualquer passadiço de peões, sendo estes obrigados a fazer o atravessamento pela via.

 

 

As principais patologias e disfunções na obra detetadas são as seguintes:

 

 

– Assinala-se corrosão generalizada dos perfis metálicos do tabuleiro, manchas de humidade, eflorescências calcárias e pontualmente a ausência de alguns tijolos;

– Assinala-se corrosão generalizada em ambos os guarda-corpos da obra;

– Verifica-se uma descontinuidade no guarda-corpos, o que poderá potenciar a ocorrência de acidentes aos utilizadores da via sobre a obra;

– Ao nível dos encontros, verificam-se marcas de escorrência de água e desenvolvimento pontual de vegetação nas juntas entre os elementos de pedra, não sendo visíveis anomalias relevantes;

 

  • Junto ao encontro Noroeste, e de ambos os lados, observa-se desenvolvimento de vegetação, ocultando parcialmente a superfície do muro. Assinala-se também ligeira fissuração do revestimento aplicado, acompanhada de eflorescências calcárias, não sendo visíveis anomalias relevantes.

 

 

PROJETO (Divisão de Projetos nº2021/300.40.002/43)

 

– Coordenação Geral: José Martins, arquiteto
– Coordenação do Projeto: Teresa Quinta, Engenheira
– Geologia: Dr Pedro Rocha

 

CONCURSO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA

 

 

MEMÓRIA DESCRITIVA DA EMPREITADA DE: “Prospeções e Estudos Geológicos e Geotécnicos – Substituição de dois Viadutos Municipais – Pontão na Rua de Tomar e Passagem Inferior em Vendas de Ceira”

 

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×