IDENTIFICAÇÃO
Prospeções e Estudos Geológicos e Geotécnicos – Substituição de dois Viadutos Municipais – Pontão na Rua de Tomar e Passagem Inferior em Vendas de Ceira
LOCALIZAÇÃO
Passagem Inferior em Vendas de Ceira na Estrada Nacional nº110-1 e Pontão na Rua de Tomar na Estrada Nacional nº110, pertencentes à freguesia de Ceira.
DESCRIÇÃO GERAL (Projeto DP)
Passagem Inferior em Vendas de Ceira – Estrada Nacional nº110-1
Trata-se de uma obra rodoviária que permite o atravessamento do antigo canal ferroviário do Ramal da Lousã também conhecido com o Linha de Arganil e que atualmente está a ser reconvertido para o Projeto SMM – Metrobus de Coimbra. A obra atual tem uma largura útil entre guardas de cerca de 4.60m provocando um estreitamento da via.
O perfil atual não contempla qualquer passadiço de peões, sendo estes obrigados a fazer o atravessamento pela via.
As principais patologias e disfunções na obra detetadas são as seguintes:
– Assinala-se corrosão generalizada dos perfis metálicos do tabuleiro, manchas de humidade, eflorescências calcárias e pontualmente a ausência de alguns tijolos;
– Assinala-se corrosão generalizada em ambos os guarda-corpos da obra;
– Verifica-se uma descontinuidade no guarda-corpos, o que poderá potenciar a ocorrência de acidentes aos utilizadores da via sobre a obra;
– Ao nível dos encontros, verificam-se marcas de escorrência de água e desenvolvimento pontual de vegetação nas juntas entre os elementos de pedra, não sendo visíveis anomalias relevantes;
– Junto ao encontro Sul, lado nascente, observa-se desenvolvimento de vegetação, ocultando parcialmente a superfície do muro.
Pontão na Rua de Tomar – Estrada Nacional nº110
Trata-se de uma obra rodoviária que permite o atravessamento do antigo canal ferroviário do Ramal da Lousã também conhecido com o Linha de Arganil e que atualmente está a ser reconvertido para o Projeto SMM – Metrobus de Coimbra. A obra atual tem uma largura útil entre guardas de cerca de 5.70m provocando um estreitamento da via. O perfil atual não contempla qualquer passadiço de peões, sendo estes obrigados a fazer o atravessamento pela via.
As principais patologias e disfunções na obra detetadas são as seguintes:
– Assinala-se corrosão generalizada dos perfis metálicos do tabuleiro, manchas de humidade, eflorescências calcárias e pontualmente a ausência de alguns tijolos;
– Assinala-se corrosão generalizada em ambos os guarda-corpos da obra;
– Verifica-se uma descontinuidade no guarda-corpos, o que poderá potenciar a ocorrência de acidentes aos utilizadores da via sobre a obra;
– Ao nível dos encontros, verificam-se marcas de escorrência de água e desenvolvimento pontual de vegetação nas juntas entre os elementos de pedra, não sendo visíveis anomalias relevantes;
- Junto ao encontro Noroeste, e de ambos os lados, observa-se desenvolvimento de vegetação, ocultando parcialmente a superfície do muro. Assinala-se também ligeira fissuração do revestimento aplicado, acompanhada de eflorescências calcárias, não sendo visíveis anomalias relevantes.
PROJETO (Divisão de Projetos nº2021/300.40.002/43)
– Coordenação Geral: José Martins, arquiteto
– Coordenação do Projeto: Teresa Quinta, Engenheira
– Geologia: Dr Pedro Rocha
CONCURSO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA