IDENTIFICAÇÃO
Obra: “Corrimãos das rampas da Praça 8 de Maio”
LOCALIZAÇÃO
UF de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
MEMÓRIA DESCRITIVA
Pretendendo dotar-se de melhores condições de acessibilidade as rampas da Praça 8 de Maio, propõe-se fazer uma pequena intervenção, apenas ao nível dos apoios laterais que facilitam a circulação de pessoas com mobilidade reduzida. Dessa forma, pretendem dotar-se ambas as rampas com corrimões laterais de apoio, substituindo-se as guardas existentes e colocando corrimãos no lado dos muros, que neste momento não existem.
Com o projeto do arquiteto Fernando Távora e a intervenção da década de 90 do séc. XX o protagonismo foi restituído à igreja que se tornou o ponto focal da Praça 8 de Maio e cuja cota respeita a dos edifícios que lhe são fronteiros, tendo sido necessário resolver as diferenças de cota com os edifícios laterais, para o que foram criados muros e rampas mantendo a ligação entre a Rua Visconde da Luz e a Rua da Sofia, sendo o ponto mais baixo a frente da Igreja de Santa Cruz. No projeto original não estava prevista a colocação de guardas, mas foram colocadas umas guardas de aço inox excessivamente esbeltas e sem qualquer resistência que foram prontamente substituídas pelas guardas inox que existem atualmente.
O pavimento das rampas era de calçadinha de vidraço o que provocou muitas quedas pelo que houve a necessidade de substituir o pavimento por um material com maior atrito. A calçadinha foi substituída pelo pavimento atual, lajetas de granito cinzento serrado.
Os corrimãos/guardas de aço inox têm travamentos perpendiculares que fixam ao muro lateralmente, mas cujos apoios se encontram fissurados e já não oferecem estabilidade. As fixações da guarda ao pavimento são feitas por varões de secção muito inferior aos prumos superiores.
A altura das guardas é de 80.5cm, o que não cumpre o DL das acessibilidades, para o que deveria estar a uma altura entre os 85cm e os 90cm.
JUSTIFICAÇÃO DA INTERVENÇÃO PROPOSTA
➜ Corrigir a altura das guardas existentes para valores legais;
➜ Utilizar uma guarda mais resistente e com melhor entrega ao pavimento;
➜ Colocar corrimãos do lado dos muros.
PROPOSTA
Propõe-se a substituição das guardas existente de aço inox por outras guardas semelhantes às da Rua do Arco de Almedina. Essas guardas são executadas em barra de aço retangular e varões pintados. Os prumos vão ao pavimento aproximadamente de metro a metro.
Para além da substituição das guardas, propõe-se a colocação de corrimãos junto aos muros, onde as pessoas com mobilidade reduzida se possam apoiar.
ENQUADRAMENTO COM O MONUMENTO CLASSIFICADO
Os corrimãos propostos, quer os que substituem os existentes em aço inox, quer os que se propõem junto aos muros laterais nunca se sobrepõem à leitura da igreja de Santa Cruz. Procurou-se uma solução esbelta, mas suficientemente robusta, para que com uma presença discreta se consiga o efeito necessário.
Relativamente à alteração de materiais, do aço inox para o aço pintado, parece-nos mais característico do centro histórico, parecendo tornar o conjunto mais coerente.
A solução proposta já foi explorada em diversas intervenções na Alta de Coimbra com bom sucesso, quer em situações de pavimento calcário, quer em soluções de pavimento granítico.
A substituição dos elementos pétreos não será contemplada nesta intervenção, devendo ser no futuro alvo de uma intervenção, que para além das rampas, contemple também o pavimento da restante praça, que em muitos dos casos se encontra profundamente faturado. As cicatrizes nas pedras resultantes das furações para suporte das guardas anteriores terão tratamento superficial adequado à pedra calcária e com acabamento discreto e à cor da pedra.
PROJETO
Equipa Técnica
Coordenador do Projeto | Arq.ª Florbela Oliveira
Projeto | Arq.ª Florbela Oliveira
Medições e Orçamento, Mapa de Quantidades | Eng.º Bruno Quaresma
Especificações Técnicas, PSS (projeto), e PPGRCD | Eng.º Bruno Quaresma
FOTOGRAFIA DO LOCAL ANTES DA INTERVENÇÃO
Na imagem à esquerda vê-se um dos travamentos da grade que se encontra fraturado e já não oferece suporte. Ao centro vê-se o apoio da guarda (inexistente) junto à Farmácia, o apoio partiu, a guarda empenou e o pater foi soldado ao varão chumbado no pavimento que voltou a partir. À direita reconhece-se o acrescento da cota baixa desta guarda.
PROCEDIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA
3 – Guarda-corpos e corrimão Norte
4 – Guarda-corpos e corrimão Sul
Câmara Municipal de Coimbra
Praça 8 de Maio, 3000-300 Coimbra