06. Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra

06. Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra

Numa cidade onde outrora existiram vários conventos – Celas, Santa Clara, Sant’Anna, entre outros – os doces são uma herança valiosa.

Dos inúmeros receituários, destacam-se, como especialidades de Coimbra, os pastéis de Santa Clara, o manjar branco, as arrufadas de Coimbra, as queijadas, o pudim das Clarissas, as talhadas de príncipe, os suspiros, as barrigas de freira, a encharcada ou o pão de ló.

Ao longo dos anos e por diversos motivos, a arte de cozinhar ingredientes como os ovos, o açúcar, a gila e a amêndoa foi caindo no esquecimento. No entanto, um trabalho de investigação contínuo e a passagem de testemunho oral e escrito tornaram possível repor, com esmero, a confeitaria coimbrã.

A Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra, que conduz à cidade inúmeros visitantes, mantém viva a riqueza das formas, dos sabores e dos saberes, preservando e divulgando a herança da doçaria coimbrã e de outras especialidades que, de forma similar, têm expressão em localidades de norte a sul do país, que marcam presença no certame, formando um abrangente quadro geográfico de iguarias conventuais e contemporâneas que Portugal oferece.

O evento, cujo epicentro é o Convento São Francisco, apresenta propostas de doces e licores conventuais inovadoras, que cruzam a tradição com a contemporaneidade, alinhadas com o objetivo de valorizar e criar uma harmoniosa simbiose entre o património imaterial e o edificado.

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×