12. Casamentos da Rainha Santa Isabel

Organizados pela Câmara Municipal de Coimbra, Turismo Centro de Portugal, Confraria da Rainha Santa Isabel, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e Escola de Turismo de Portugal de Coimbra, os Casamentos da Rainha Santa vão decorrer durante as Festas da Cidade de Coimbra.

A iniciativa, que resulta da recuperação de uma tradição antiga, prevê a realização até um máximo de sete casamentos católicos, celebrados em anos ímpares, para não coincidirem com as procissões religiosas em honra da Rainha Santa Isabel.

No domingo anterior ao Feriado Municipal e Dia da Solenidade da Rainha Santa Isabel, 4 de julho, são realizados os casamentos, seguindo-se a receção aos noivos nos claustros do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, para o tradicional corte dos bolos.

Evento importante no processo de salvaguarda das tradições de Coimbra, os Casamentos da Rainha Santa assumem, por outro lado, um papel determinante na promoção turística da cidade.