09. Queima das Fitas

09. Queima das Fitas

É a maior festa Académica de toda a Europa e realiza-se em maio ao longo de oito dias, tantos quantas as Faculdades existentes na Universidade de Coimbra. Com um extenso programa de atividades desportivas e culturais, bem como diversas festas e concertos musicais, a Queima das Fitas marca o final das aulas antes da época de exames e é o culminar da vivência que os estudantes tiveram ao longo do ano. Para os finalistas é o adeus à Universidade e à vida de estudante, para os caloiros é a integração oficial na Academia. De uma vasta agenda de eventos são de destacar a Serenata Monumental e o Cortejo.

A Serenata Monumental, que se realiza no Largo da Sé Velha, marca o arranque da Queima das Fitas. Trata-se de um momento de grande solenidade e comoção que tem início após soarem as 12 badaladas, quando se ouvem os primeiros acordes das guitarras e as vozes afinadas dos estudantes que se encontram na escadaria da Sé Velha de Coimbra fazem soar a Canção de Coimbra.

 

O Cortejo consiste numa manifestação festiva da Academia, na qual os estudantes desfilam pelas ruas da cidade junto de carros alegóricos, revestidos a flores de papel, com as cores das Faculdades, decorados com diversos elementos de sátira social e reivindicações estudantis. A Queima das Fitas é um marco na vida de qualquer estudante da Academia de Coimbra, já que marca as diversas etapas do seu percurso universitário, desde que o aluno é admitido na Universidade, até que dela se despede, para ingressar no mercado de trabalho. São dias de convívio e descontração que marcam o final do ano letivo. Durante a Queima da Fitas, Coimbra vive um ambiente único de festa e tradição.

 

Entre os estudantes, fortalecem-se amizades, vivem-se amores, partilham-se histórias e criam-se vivências que marcarão para sempre as suas vidas. Cada estudante que passa por Coimbra deixa um pouco de si e leva com ele um pouco da cidade, que também é sua. E Coimbra, tão habituada que está a ver aqueles que partem, mas também aqueles que chegam, mantém-se assim: fiel depositária de tantas memórias e recordações que em todos que por ela passam deixa saudade.

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×