Intervenção na íntegra:
“JUVENTUDE
CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE
Realizou-se no passado dia 17 de junho de 2025 aquele que terá sido o último Conselho Municipal da Juventude de Coimbra (CMJC) deste mandato (poderá haver mais um se houver algum assunto urgente e/ ou extraordinário). Contou com a presença de 64 entidades, num total de 105 participantes (mais um record de participação. A anterior sessão do CMJC, tinha contado com a presença de 56 entidades, num total de 84 participantes (mais 21 intervenientes). O contínuo crescimento da participação dos jovens e a importância que este órgão tem tido para a sustentabilidade das políticas de juventude são verdadeiramente um dos fatores mais diferenciadores e positivos do apoio municipal dado por este executivo).
Fizemos também algo inédito nos conselhos municipais a nível nacional, recebemos 6 vereadores com pelouros, escolhidos pelos membros do Conselho Permanente, incluindo o Presidente, numa aposta clara na política de proximidade que tivemos com o associativismo juvenil.
Das principais Medidas Aprovadas destaco:
- A criação de um Regulamento de Apoio, que protegesse as Repúblicas de Estudantes, espaço de habitação estudantil e que é património imaterial da Unesco. Diretiva consubstanciada no Regulamento Municipal de Proteção de Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local;
- comissão consultiva criada para debater problemáticas do ensino superior;
- Proposta e ativação do Observatório Juvenil;
- A organização do I fórum exclusivamente criado para discutir as políticas de juventude locais e nacionais, contando com a presença de mais de 300 jovens durante dois dias, em outubro de 2024 (a nossa ideia é que Coimbra possa receber de 2 em 2 anos o evento, esperando que o mesmo possa por isso acontecer já em 2026).
– INICIATIVAS E ATIVIDADE (destaques):
Fomos convidados pela FNAEESP para estar presente no Encontro FORMA (TE) que decorreu em Coimbra este fds, com uma atividade e programa para dois dias, com sessões formativas para capacitação, debate e partilha de boas práticas associativas no âmbito do Ensino Superior Politécnico, participaram mais de uma centena de jovens que vieram de norte a sul do país e no último dia dinamizamos o painel formativo “Que papel têm as autarquias no desenvolvimento do Associativismo? Foi sem dúvida mais um excelente momento de partilha e trabalho conjunto, desta vez com a FNAEESP.
ABERTURA DE CANDIDATURAS: OP JOVEM (edição 2025) ponto de situação
Foram rececionadas 12 candidaturas que foram alvo de análise por parte da Comissão Técnica certificada e validada (Serviços Municipais + deputados municipais, de referir que a CDU não indicou ninguém apesar das várias tentativas)
Uma proposta ficou automaticamente excluída, pois o proponente não respondeu à solicitação de esclarecimentos.
Depois de recebidas as respostas por parte dos serviços municipais foram validadas 4 propostas (Proposta 3, 11, 12 e 13) e que enviámos aos deputados municipais que foram indicados pelos grupos políticos municipais (PSD, PS, NC e CPC, para que estes se pudessem, também, pronunciar, ao que se seguirá a correspondente fase de reclamações, sendo o passo seguinte a abertura do período de votação das propostas.
Toda a informação está disponível e poderá ser acompanhada na plataforma municipal criada exclusivamente para o op jovem.
Disse.”