Intervenção na íntegra:
“Conforme já referi, mas não é demais repetir, de 2022 a 2024, em apenas três anos, Coimbra já se libertou da estagnação e decadência do passado, tendo recuperado 5010 dos 6383 residentes que perdeu entre 2001 e 2021. Não temos quaisquer dúvidas que, no final de 2025, Coimbra irá alcançar o número de residentes mais elevado de sempre.
Ainda assim, há um indicador demográfico particularmente mais impactante, na faixa etária mais transcendente para o futuro de Coimbra, entre os 25 e os 34 anos, normalmente quando os jovens procuram iniciar a sua carreira profissional pós formação superior e constituir família. De 2013 a 2021, os dois mandatos que nos precederam, Coimbra perdeu 2476 residentes neste intervalo de idades. Pois bem, entre 2022 e 2024, em apenas três anos, Coimbra aumentou o número destes residentes em 1616 jovens (INE, 2025), obviamente como resultado da instalação de novas empresas no concelho, incluindo as várias multinacionais que escolheram Coimbra. Finalmente, Coimbra está no caminho certo, graças à ação proativa do atual executivo camarário.
Das decisões a serem tomadas hoje e que merecem uma referência particular, saliento:
A Câmara Municipal de Coimbra vai homenagear, no próximo Dia da Cidade, 4 de julho, 54 personalidades e instituições que se distinguiram pelo seu contributo para o desenvolvimento, identidade e bem-estar da comunidade. As distinções vão ser entregues na sessão solene que vai ter lugar no Convento São Francisco, às 15h00.
A Câmara Municipal de Coimbra vai avançar com a empreitada de requalificação da antiga EB1 do Paço, para instalação do futuro Centro de Alojamento Temporário ‘Coimbra Cuida’. A abertura do concurso público, com preço base de 486.324,31 euros (sem IVA) e com o prazo de execução de 240 dias, já foi aprovada e tem financiamento integral do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara Municipal de Coimbra vai deliberar a atribuição de 423.300 euros a 95 associações culturais em 2025, no âmbito do Apoio Financeiro Municipal à Atividade Permanente. O valor representa um aumento de mais de 11% face a 2024, ano em que foram atribuídos 380 mil euros a 93 associações, e traduz o reforço do investimento municipal na diversidade e no dinamismo cultural do concelho.
A Câmara Municipal de Coimbra vai manter, no próximo ano letivo, todos os apoios às famílias no âmbito da Ação Social Escolar, abrangendo cerca de 15.500 crianças e jovens da rede pública do concelho. O investimento estimado ultrapassa os 10,6 milhões de euros (M€), sendo cerca de 7,5 M€ destinados à alimentação escolar
A Câmara Municipal de Coimbra vai ceder à União de Freguesia (UF) de Souselas e Botão o edifício da antiga EB1 de Póvoa do Loureiro, desativado desde 2006 por falta de alunos, para instalação de projetos de cariz cultural e comunitário. Também a EB 1 de Palheiros, suspensa desde setembro de 2022 por falta de atividade letiva, vai ser cedida à Junta de Freguesia (JF) de Torres de Mondego. Com mais estas cedências, o Município pretende valorizar equipamentos devolutos, colocando-os ao serviço das comunidades locais e promovendo dinâmicas de proximidade com impacto social e cultural.
A União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão inseriu, no Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências de 2025, a conclusão da requalificação do Edifício da UF de Souselas e Botão, onde funciona o Centro de Saúde e a Casa do Povo. Para esta conclusão, a UF vai contar com a transferência no de valor de 85.127,16 euros por parte do Município de Coimbra.
Após ter estado em consulta pública sem que tenham sido apresentadas sugestões ou contributos, o projeto final do novo Regulamento de Concessão de Incentivos ao Investimento – “Invest Coimbra” vem hoje para deliberação camarária e posterior apreciação da Assembleia Municipal.
A Câmara Municipal de Coimbra vai votar hoje o Regulamento Interno do Modelo de Governação da Estratégia Municipal de Inovação (EMI), um instrumento que visa garantir a transparência, a eficiência e a participação dos diferentes atores do ecossistema de inovação local, fundamental para a operacionalização e para o acompanhamento da estratégia de inovação do município.
Será hoje aprovada uma proposta de protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal (CM) de Coimbra e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I.P. (IPST), com vista à instalação de um posto fixo de colheita de sangue no rés-do-chão da Escola Secundária Jaime Cortesão. Este posto fixo vai permitir a realização regular de colheitas de sangue num local acessível, próximo da população e dotado das condições técnicas necessárias. A medida representa um importante contributo para a “autossuficiência nacional em componentes sanguíneos”, essencial à realização de múltiplos procedimentos clínicos e cirúrgicos.
A Câmara Municipal de Coimbra vai decidir sobre a adesão à COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, no âmbito de uma estratégia municipal que valoriza a inovação, a competitividade e a atração de investimento como vetores-chave para o desenvolvimento sustentável do território, uma proposta que segue depois para deliberação da Assembleia Municipal. Esta adesão, na sequência da realização em Coimbra da XVIII COTEC Europe Summit 2025, com a presença do Rei de Espanha, Filipe VI, do presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, e do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, representa mais um passo na afirmação de Coimbra como território inovador e preparado para os desafios da transformação digital, da economia do conhecimento e da valorização do capital humano.
Vem hoje para aprovação um protocolo entre o Politécnico de Coimbra (IPC) e a Câmara Municipal (CM) de Coimbra para a cedência mútua de terrenos, que vão possibilitar a criação de uma horta urbana comunitária de agricultura biológica, por parte da autarquia, Em S. Martinho do Bispo, e, por parte do IPC, um parque de estacionamento para apoio à Coimbra Business School | Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Politécnico de Coimbra e restantes valências do IPC.”