Intervenção na íntegra:
“Gostaria de aproveitar este momento para partilhar convosco um conjunto de iniciativas recentes em que tive a honra de representar o Município, e que espelham bem a estratégia que temos vindo a prosseguir nas áreas do empreendedorismo, investimento e emprego – pilares fundamentais de uma Coimbra mais dinâmica, mais inclusiva e mais preparada para o futuro.
Começo por destacar o Demoday que assinalou o final do programa de capacitação da iniciativa Fator C’Idade, um projeto inovador de Empreendedorismo Sénior e de Impacto, de que muito nos orgulhamos enquanto parceiros fundadores e investidores sociais. No passado dia 10 de maio, cerca de 20 projetos foram apresentados por empreendedores com mais de 50 anos, ou com ideias de negócio orientadas para esta faixa etária. São pessoas que, muitas vezes após uma vida profissional plena, decidiram dar um novo rumo à sua energia, criatividade e experiência. São ideias que impactam diretamente na promoção do envelhecimento ativo e da economia de proximidade. Mais do que palavras, temos compromissos: vários destes projetos passarão agora a uma fase de incubação num espaço disponibilizado pelo Município. Porque acreditamos que o papel do poder local é também o de criar as condições – físicas, humanas e financeiras – para que os projetos saiam do papel e ganhem vida.
Na mesma linha, tive o privilégio de participar no 1.º Congresso Nacional de Empreendedorismo Sénior, realizado a 15 de maio na Coimbra Business School – ISCAC. Um evento pioneiro, promovido também pela CIM Região de Coimbra, que assinalou o lançamento do Observatório Português do Empreendedorismo Sénior e sublinhou a importância de uma nova geração de empreendedores experientes. Na minha intervenção, reforcei, em nome do Executivo, aquilo em que acreditamos: o empreendedorismo não tem idade – os empreendedores seniores trazem uma visão pragmática, redes de contactos consolidadas, capacidade de liderança e uma leitura refinada do risco, atributos que constituem uma peça-chave para uma economia mais resiliente e mais inclusiva. Reiterei igualmente o compromisso do nosso Executivo: continuar a criar condições para que tod@s possam sonhar, arriscar e concretizar.
Ainda na vertente da dinamização do ecossistema empreendedor, participámos na primeira edição do ANJE Business Drink Coimbra, realizado no dia 15 de maio no Terraço da Alta. Esta iniciativa informal – mas profundamente estratégica – foi promovida pela ANJE, em parceria com a Câmara Municipal, e aproximou cerca de quatro dezenas de empreendedores, empresários e agentes da região de Coimbra. Concordamos plenamente com a ANJE quando diz que “as ideias circulam melhor de pé, com um copo na mão e a curiosidade acesa”. Coimbra tem de continuar a ser um território de encontros e de oportunidades – e este é mais um exemplo de como a informalidade pode abrir caminho à inovação. Acreditamos que esta iniciativa tem elevado potencial para crescer e consolidar-se como um momento de encontro regular entre empresários e agentes do ecossistema local, na qual a ANJE pode naturalmente contar com a colaboração do Município.
Neste contexto, permitam-me destacar também a inauguração do novo stand da BYD, um novo investimento de relevo para Coimbra, com forte impacto em termos de criação de emprego qualificado e posicionamento no mapa da mobilidade sustentável e da indústria tecnológica. A sessão decorreu na passada 6ª feira e contou com o Sr. Secretário de Estado do Turismo, o que ilustra a relevância do investimento realizado por um grupo automóvel de referência em Coimbra e a nível nacional. A presença no nosso concelho da empresa líder mundial em veículos automóveis elétricos é mais um sinal de que a atratividade está a aumentar. E não é por acaso. É fruto de um trabalho sério e consistente, de proximidade com investidores, de valorização dos recursos locais e de construção de uma marca territorial credível e competitiva.
Aproveito ainda para informar que no âmbito do projeto dos Bairros Comerciais Digitais, se irão realizar no mês de junho as seguintes ações de formação, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que abrangem diversas áreas essenciais para os nossos comerciantes e para a população em geral:
– Fotografia para Redes Sociais: Aumente as Vendas do Seu Negócio (7 e 14 de junho, 9 horas);
– A Inteligência Artificial ao Serviço do Negócio: novas ferramentas (23 e 24 de junho, 6 horas)
Quero aqui sublinhar a adesão demonstrada às sessões realizadas até ao momento e apelar a todos os interessados para que se inscrevam. Só com o envolvimento de todos conseguiremos concluir este processo com o sucesso que desejamos e assim alterar, de uma vez por todas, o paradigma do comércio na Baixa!
Em síntese, todas estas iniciativas têm denominadores comuns: criação de valor e de emprego, inclusão geracional e desenvolvimento económico com sentido de responsabilidade social.
Queremos uma Coimbra onde se investe com confiança, porque há talento, infraestruturas e visão estratégica. Queremos uma Coimbra onde o futuro não se adia – constrói-se, todos os dias, com todos e para todos.
É este o caminho que temos trilhado para transformar, modernizar e acelerar Coimbra. E é este o compromisso que reitero aqui hoje, com orgulho e sentido de missão.”