Intervenção inicial do vice-presidente Francisco Veiga | Reunião de Câmara, 12 de maio de 2025

Intervenção na íntegra:

 

“Vem hoje a esta Câmara, para apreciação e eventual aprovação, a formalização da proposta de parceria a celebrar entre o Município de Coimbra e a Everything is New, Lda., para a realização do concerto da banda Guns N’ Roses, evento que terá lugar no dia 6 de junho, no Estádio Cidade de Coimbra.

 

Este espetáculo musical enquadra-se na estratégia de promoção e valorização turística do concelho, reforçando o posicionamento de Coimbra na organização e acolhimento de grandes eventos internacionais, com impacto na economia, contribuindo, de forma relevante, para a projeção, nacional e internacional, do nosso território, reforçando a marca Coimbra.

 

Tal como aconteceu com os memoráveis concertos da banda britânica Coldplay, em maio do ano 2023, queremos e vamos continuar a demonstrar (com a mesma eficácia) que Coimbra reúne todas as condições — geográficas, logísticas, técnicas e humanas —, gozando de acessibilidades e infraestruturas que nos permitem receber, em total segurança, iniciativas desta envergadura, com relevante impacto mediático, que contribuem de forma significativa para estruturar a nossa oferta cultural e de lazer.

 

Estes eventos são muito mais do que momentos de mera diversão. São verdadeiros motores com impacto na dinamização do turismo, que tendem a ser um impulso estruturante no apoio ao setor da restauração e hotelaria, atuando como catalisadores do comércio local e regional. São estes eventos (conjugados com outros de menor dimensão e diferentes características, dispersos ao longo de todo o ano), que nos permitem afirmar Coimbra como uma referência incontornável no panorama nacional e europeu, consolidando o nosso posicionamento no acolhimento de grandes espetáculos ao vivo, com impacto na atratividade turística da região.

 

A realização deste concerto, cuja operação será coordenada internamente pelo Gabinete de Grandes Eventos, em estreita articulação com a entidade promotora, só se afigura possível de concretizar graças a uma notável comunhão de vontades e conjugação de esforços. Trata-se de uma megaoperação logística, que, pela sua dimensão e impacto mediático, restrições no acesso e na circulação rodoviária, requer a colaboração, o envolvimento e a participação de diferentes serviços ao nível da Câmara, e demais forças de segurança locais, com competências em matéria de circulação rodoviária, trânsito, mobilidade urbana e segurança pública. Desenganem-se todos aqueles que julgam que trazer a Coimbra um evento desta dimensão é uma tarefa fácil! Não é, mas valerá a pena.

 

Reconhecemos que a realização de um concerto dos GUNS N’ ROSES em Coimbra representa um investimento estratégico, com garantias de retorno económico (como, de resto, ficou comprovado em 2023 e está documentado no Estudo do Impacto Económico encomendado na sequência dos concertos dos COLDPLAY, que geraram um retorno económico direto de 36 milhões de euros). Creio, por isso, estar plenamente justificada a realização da parceria nos moldes descritos na minuta de protocolo a celebrar, em tudo idêntico ao dos COLDPLAY, que materializa as condições do acordo alcançado, e onde estão plasmadas, de forma rigorosa e transparente, as responsabilidades das partes.

 

O Município de Coimbra, para além do apoio logístico, isenção de taxas e licenças, compromete-se a apoiar o evento mediante a atribuição de um apoio financeiro no montante de 125 mil euros. O valor fixado destina-se a suportar parte das despesas relacionadas com a megaprodução do evento, dado que tais eventos, atendendo à sua dimensão e características, requerem uma logística alargada, que envolve bastantes encargos, recursos humanos e meios materiais, sendo, por outro lado, a contrapartida inerente à opção da cidade de Coimbra como cenário escolhido e palco privilegiado para acolher o evento.

 

Este é o compromisso que assumimos e o caminho que queremos continuar a trilhar: investir com visão, fazendo opções estratégicas fundamentadas no interesse público, que contribuam, de forma relevante e decisiva, para a valorização do nosso território, contribuindo para a notoriedade do nosso concelho, e que, por sua vez, aportem valor para a região.

 

A todos os envolvidos na organização e operacionalização deste evento, e a todos aqueles que tencionam visitar Coimbra, no dia 6 de junho, para viver esta experiência emocionante – e seguramente inesquecível –, deixo aqui expresso o meu mais caloroso agradecimento, pessoal e institucional.

 

Agradeço, por fim, ao Senhor Presidente, destacando o seu sentido de liderança e o seu renovado voto de confiança no meu trabalho em particular, dando-me, uma vez mais, total liberdade para prosseguir esta dinâmica de atração de grandes eventos, que, pessoalmente, acredito ser o caminho que nos permitirá aproximar Coimbra de outros grandes centros urbanos com tradição no acolhimento de eventos internacionais, como é o caso das grandes áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

 

Neste derradeiro agradecimento, que me cumpre fazer, incluo, naturalmente, todos os membros do Executivo, caros Colegas, Senhores Vereadores aqui presentes, destacando, em função das respetivas áreas de atuação, a indispensável colaboração dos serviços que cada um de vós tutela, garantindo o sucesso desta megaoperação logística que culminará no dia 6 de junho com a realização do concerto, mas que requer efetivamente (para além de coragem política) muito sentido de responsabilidade, muito profissionalismo, empenho e dedicação por parte de todos os envolvidos e unidades orgânicas implicadas. Conto com o apoio e a solidariedade de todos.

 

1. XVIII COTEC Europe Summit, em 2025, 13 e 14 de maio no CSF

 

Mudando de assunto, informo que Coimbra se prepara para acolher, nos dias 13 e 14 de maio, ou seja, amanhã e quarta-feira, no Convento São Francisco, um outro grande evento, de natureza distinta, mas igualmente relevante no contexto nacional e internacional.

 

Falo, neste caso, da 18.ª edição do COTEC Europe Summit.

 

Este é um momento de grande entusiasmo para Portugal e, em particular, para Coimbra.

 

Sob o tema “A Call to Action”, o evento vai reunir líderes empresariais, académicos e decisores políticos.

 

O encontro terá a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e, com ele, Sua Majestade o Rei de Espanha, Filipe VI, e o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella.

 

Em reconhecimento pelo seu contributo à inovação, Filipe VI e Sergio Mattarella receberão o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Coimbra, no dia 13 de maio, com elogio de Marcelo Rebelo de Sousa.

 

A COTEC Europe foi criada em 2003, por iniciativa conjunta dos Chefes de Estado de Espanha, Itália e Portugal, representado por Jorge Sampaio, então Presidente da República Portuguesa em exercício.

 

Desde a sua fundação, a COTEC Europe destaca-se por ser um espaço privilegiado destinado à partilha de ideias, estratégias e boas práticas entre países europeus comprometidos com a inovação como motor de desenvolvimento económico, social e ambiental.

 

Portugal orgulha-se de figurar entre os fundadores deste relevante projeto, ao lado de países como Espanha e Itália, e de ver o seu papel reforçado com a realização deste encontro em solo nacional, cuja cidade escolhida foi este ano Coimbra.

 

O objetivo da COTEC Europe consiste justamente em promover a cooperação entre os países europeus na área da inovação empresarial, reforçando a competitividade e o desenvolvimento sustentável na Europa e o papel dos países do espaço europeu.

 

O Município de Coimbra intervém, neste contexto, como coorganizador do evento, mediante convite do Eng.º Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal – Associação de Inovação Empresarial, colaborando como parceiro institucional juntamente com a Universidade de Coimbra, a Entidade Regional Turismo do Centro, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e, na vertente empresarial, o Banco BPI.

 

A nossa colaboração ativa será fundamental para garantir o sucesso da cimeira, acolhendo com hospitalidade os líderes empresariais, investigadores e decisores políticos que marcarão presença amanhã e quarta-feira neste evento, traduzindo a nossa participação o compromisso local com a inovação, a competitividade e o futuro sustentável.

 

A 18.ª Edição da COTEC Europe Summit 2025 apresenta-se, neste contexto, como uma oportunidade ímpar para reforçar o diálogo entre o setor público e privado, promover a cooperação transnacional e reafirmar a centralidade da inovação como resposta aos grandes desafios do presente e do futuro — desde a transição digital à sustentabilidade ambiental, da competitividade global à inclusão social.

 

No dia 13 de maio, entre as várias iniciativas que constam do programa, será lançada a iniciativa Parcerias Industriais, promovendo colaborações em setores estratégicos como Espaço e Defesa, Saúde e Ciências da Vida, Semicondutores, Computação de Alto Desempenho e Inteligência Artificial.

 

No dia 14 de maio, três painéis abordarão temas essenciais para a competitividade europeia, destacando como temas a debater Academia Empreendedora, Tecido Empresarial e Políticas Públicas de Inovação.

 

O evento contará, ainda, com a intervenção do ex-primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, que discursará sobre os desafios competitivos da Europa.

 

Convido, a partir daqui, e desde já, todos os parceiros europeus, empresas inovadoras, centros de conhecimento e cidadãos interessados a juntarem-se a nós em Coimbra, nos dias 13 e 14 de maio (amanhã e quarta-feira, no Convento São Francisco), para fazermos deste encontro um marco no caminho da inovação colaborativa na Europa, onde Portugal, e nomeadamente Coimbra — cidade do conhecimento, polo de ciência, investigação científica e inovação — desempenham, naturalmente, um lugar de destaque.

 

As inscrições poderão ser efetuadas online, bastando, para o efeito, aceder à página oficial do evento, onde encontrarão e poderão consultar informação detalhada sobre o programa diário.”

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×