Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 12 de maio de 2025

 

Intervenção na íntegra:

 

“JUVENTUDE

 

1) TERMINOU NA 6.ª FEIRA O PERÍODO DE CANDIDATURAS: OP JOVEM (edição 2025)

 

O período de candidaturas ao Orçamento Participativo Jovem 2025 (OPJ 2025) terminou no dia 9 de maio de 2025, às 23h.

Foram rececionadas 12 candidaturas. (Um número dentro da média das candidaturas submetidas nas edições anteriores para a juventude, mas que, ainda assim, nos deve fazer refletir sobre a importância que este processo tem para os jovens e que tem levado a que, cada vez mais, municípios reinventem este conceito ou que, simplesmente, o retirem dos programas municipais).

 

2) APOIO AO ASSOCIATIVISMO JUVENIL

 

Hoje vem a esta Sessão de Câmara o processo para aprovação dos Apoios Permanentes para 2025, no âmbito do Associativismo Juvenil.

– 60 candidaturas

– 59 elegíveis para financiamento, tendo obtido pontuações iguais ou superiores a 50%, num investimento de 109.000,00 € (o mais alto de sempre)

– Tivemos apenas 1 candidatura que, infelizmente, não foi considerada elegível, por não ter atingido a pontuação de 50%.

 

Aumento no número de candidaturas

Aumento na qualidade das mesmas

Aumento na elegibilidade

Aumento do nosso investimento

Os Melhores Números de Sempre!

 

Relembro que ainda temos mais um programa de apoio, agora na modalidade pontual, cuja 2.ª call abriu no passado dia 5 de maio e decorrerá até ao dia 27 de junho de 2025 (destinado a ações pontuais que decorrem de julho a dezembro de 2025).

  

AMBIENTE

 

Os ecocentros são um equipamento fundamental no apoio ao sistema de gestão de resíduos, como serviço de apoio ao cidadão no encaminhamento de resíduos volumosos, evitando-se, desta forma, o abandono e despejos selvagens, bem como a degradação ambiental do espaço público.

 

Contudo, no passado, infelizmente, o Município de Coimbra nunca avançou para a concessão de ecocentros. Diga-se: 25 anos de atraso nesta componente

 

Neste sentido, está a ser estudada e analisada, há já alguns meses, a possibilidade de construção de dois ecocentros municipais fixos para Coimbra: um a norte, na zona de Eiras, e outro mais pequeno, localizado a sul, aproveitando o espaço existente nas instalações da ALGAR, que será objeto de requalificação.

 

Sendo um processo complexo e estando a aproximar-se mais um verão e uma fase crítica de deposição de resíduos e dos denominados monos, e não sendo possível estas duas estruturas estarem funcionais, e na sequência de orientações dadas aos serviços, serão adquiridos, de imediato, 2 ecocentros móveis (que poderão ser 3), que circularão rotativamente pelas freguesias. Para estes, já existe estudo e consulta de mercado, estando os serviços a preparar o procedimento concursal urgente.

 

DESPORTO

 

Este fim de semana voltamos a receber uma prova nacional de aquabike. Um grande momento desportivo, com o Rio Mondego e as suas margens cheias de cor e vida.

A Federação Portuguesa de Motonáutica demonstrou publicamente a vontade de propor ao Município de Coimbra a realização de uma prova internacional (concretamente o Campeonato Mundial… já em 2026), o que demonstra que foi mais uma aposta ganha quando decidimos abraçar esta modalidade, 20 anos depois da última prova realizada em Coimbra.

 

No rugby, os sub-16 da AAC sagraram-se vice-campeões nacionais e, no futsal, o União 1919 conquistou o título de campeão distrital, conseguindo assim um regresso aos campeonatos nacionais.”

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×