Intervenção inicial do presidente José Manuel Silva | Reunião de Câmara, 12 de maio de 2025

Parte 01

Parte 02

 

Intervenção na íntegra:

 

“Quero começar por manifestar o meu pesar pelo falecimento do arquiteto Vasco Cunha, que marcou a arquitetura de Coimbra e que marcou Coimbra com a sua arquitetura, propondo aos senhores vereadores a aprovação de um voto de pesar. Vasco Cunha eternizou-se na história da nossa cidade. 

 

Em relação à Freguesia de Cernache, refere-se o seguinte:

 
Quanto aos contratos interadministrativos de delegação de competências, todas as obras de 2018 a 2023 estão concluídas. Em 2024 foi contratualizada 1 obra, que já está adjudicada: a remodelação da cobertura do edifício da sede da Junta de Freguesia e extensão do centro de saúde. Relativamente a 2025, está a ser elaborado o projeto de construção de instalações sanitárias no cemitério e requalificação do armazém de apoio às atividades da Freguesia.

 
Está a ser analisada a proposta de delegação de competências em matéria de manutenção de calçada nos passeios existentes no espaço geográfico da Freguesia de Cernache.
Quanto a obras recentes em Cernache, já feitas ou em execução. Tenho de as referir porque alguns teimam em querer enganar a população dizendo que nada fazemos, quando estamos a fazer muito mais do que eram os hábitos passados…

 

Processos diversos de sinalização pontual de limitação de velocidade e controlo de tráfego

 

– Colocação de um espelho parabólico no entroncamento da Rua do Sol Nascente com a Rua da Lomba, na zona de Pousada – executado
– Limite de velocidade na Rua da Romana – executado
– Limite de velocidade na Rua Moinho das Lapas – executado

 

Projeto-piloto Transporte Flexível no âmbito do Projeto Europeu – SUM – a decorrer

 

Empreitadas

 

– Reabilitação de vias municipais – obra concluída
– Empreitada de conservação corrente da rede viária – obra concluída
– Estabilização de talude e outras obras estruturais – Muro de suporte no Campo da Moita Santa – obra concluída
– Requalificação de sinalização vertical – obra concluída
– Pintura de marcas rodoviárias – a decorrer

 

Processos de águas pluviais

 

– Rede de drenagem de águas pluviais na Rua e Travessa da Cancelinha – Feteira – executada
– Rede de drenagem pluvial na Rua Felisberto Cardoso – Cernache – executada
– Rede de drenagem pluvial na Rua Padre Nogueira Roque – Cernache – executada
– Rede de drenagem de águas pluviais na Estrada Principal – Telhadela – a executar
– Projeto de execução “Drenagem de águas pluviais na Rua da Mina – Vila Nova de Cernache” – a executar
– Rede de drenagem de águas pluviais no Largo da Fonte – Orelhudo – para aprovação. Próxima RC

 

Há várias outras em estudo e para executar nos próximos tempos.

 

No que concerne a um assunto que a todos nos preocupa, os SMTUC e os seus agentes únicos, informo que, depois da suspensão da reunião marcada para o fim de abril, entre Governo e Sindicatos, devido ao apagão ibérico, está já marcada nova reunião para o dia 27 de maio, às 10h, em Lisboa. Esperemos que, não obstante o momento político atual, sejam possíveis fortes e consistentes avanços.

 
Foram muitos os eventos que aconteceram desde a última reunião da Câmara e, sem ser exaustivo, penso que vale a pena referir alguns:
Desde logo, as comemorações do 25 de Abril e a extraordinária Assembleia Municipal Jovem; quem não teve oportunidade de o fazer, convido a ouvir online as notáveis intervenções dos nossos jovens, que foram deputados municipais por um dia.

 
De referir a Coimbra BD, que já é uma referência nacional, o Wildfire Challenge, dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes, o I TRAIL BOTÃO CAMP, da UFSB, a consignação da obra de estabilização de taludes da Estrada de Coselhas, a resposta de excelência do Centro de Coordenação Operacional Municipal da Proteção Civil ao apagão nacional, a consignação da obra da “Rede de drenagem de águas pluviais na Rua António Correia de Oliveira e na Estrada de Logo de Deus”, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, na Casa da Cidadania da Língua, a inauguração do primeiro Parque de Matilhas em Coimbra, a realização do segundo Encontro Nacional de Provedores do Munícipe, onde Coimbra esteve pela primeira vez, a realização da segunda etapa do 𝗖𝗮𝗺𝗽𝗲𝗼𝗻𝗮𝘁𝗼 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗔𝗾𝘂𝗮𝗯𝗶𝗸𝗲 no extraordinário espelho do rio Mondego, que tem a sua pista homologada, a realização do excelente Festival de Arquitetura FORMA, que está a decorrer até 17 de maio, a realização de mais um Mercadinhos da Margem Esquerda, um êxito enorme, etc., etc.

 

A atribuição de apoios financeiros no valor global de 109 mil euros a 59 associações juvenis do concelho, representando um aumento de cerca de 30% face ao ano anterior, desta forma reforçando a atividade regular e contínua do movimento associativo juvenil de Coimbra.

 

A CM de Coimbra e a Galp lançam projeto-piloto de carregamento elétrico em postes de iluminação pública, a instalar experimentalmente na Quinta de São Jerónimo, marcando mais um passo na estratégia municipal de promoção da mobilidade elétrica e aproveitamento de infraestruturas urbanas existentes.

 

A CM de Coimbra comparticipa a atividade da Agência para a Promoção da Baixa com 60 mil euros, um reforço de 20% relativamente a 2024, que visa contribuir para impulsionar a revitalização do centro da cidade, promovendo a cultura, o comércio local, o envolvimento comunitário e a atratividade turística da Baixa e da Alta.

 

A CM de Coimbra vai analisar alterações em percursos e paragens dos SMTUC em Eiras, Santa Clara e Brasfemes, melhorando a resposta aos munícipes.

 

A Câmara vai protocolar com a Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC) e a Associação Desportiva e Recreativa Casaense (ADRC) a organização da Corrida de São Silvestre de Coimbra em 2025 e em 2026, prevendo ainda a possibilidade de extensão às edições de 2027 e 2028.

 

A Câmara vai ceder o antigo Jardim de Infância de Vila Pouca do Campo à UF de Taveiro, Ameal e Arzila.

 

A Câmara vai atribuir um apoio financeiro de 12.270,13 euros à APCC, que celebra, este ano, o 50.º aniversário, destinado à aquisição de uma calandra automática elétrica e de um forno de convecção elétrico. Recorde-se que a APCC acompanha atualmente cerca de 3.000 utentes em toda a Região Centro, em especial no distrito e cidade de Coimbra, prestando apoio a pessoas com paralisia cerebral ao longo de todas as fases da vida, bem como às suas famílias, pretendendo criar uma lavandaria no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral (CRPC), no Vale das Flores, que lhe permita centralizar esta resposta, até agora distribuída por três espaços.

 

Dar os parabéns à Casa do Cinema de Coimbra, um espaço cultural cinematográfico, que celebra hoje o seu 4.º aniversário, data que será assinalada com um brinde aberto ao público, às 21h. De 8 a 14 de maio, todas as sessões terão bilhetes a um preço especial de 3,5 €.”

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×