Intervenção na íntegra:
“DESPORTO
As fases finais do desporto universitário terminaram, na passada sexta-feira, depois de duas semanas desportivamente intensas e competitivas.
Em números: 12 dias de competição, 8 instalações desportivas utilizadas, 70 equipas (30 femininas e 40 masculinas), 5 modalidades, 26 clubes/ instituições ensino superior em ação, 180 voluntários, 9 campeões nacionais com passaporte carimbado para os campeonatos europeus.
Estamos todos de parabéns, a AAC, a UC, a FADU Portugal e o Município de Coimbra de mãos dadas e a elevar o desporto e Coimbra a patamares de excelência.
Segundo o presidente da FADU, Ricardo Nora, inscrevemos Coimbra na história das melhores fases finais nacionais de sempre. E eu diria que concordo!
Queria deixar uma palavra de reconhecimento aos atletas, dirigentes e treinadores dos Clubes de Ginástica de Coimbra (Acrovigor e acro gym) que participaram no campeonato europeu, realizado durante a semana passada, no Luxemburgo. Em representação da seleção nacional, honraram, mais uma vez, o nome de Coimbra e do país com exibições muito conseguidas e vários pódios:
No derradeiro dia da prova, que coincidiu ser o Domingo de Páscoa, o par do AcroVigor, constituído por Sofia Ferreira e Joana Silva, que já tinha sido medalha de prata no Mundial Júnior, sagrou-se agora vice-campeão europeu de juniores.
Ao pódio, ontem, subiu também o trio júnior Maria Amorim, Catarina Santos e Maria Correia, que conquistou a medalha de bronze.
Por fim, o trio sénior constituído por Maria Duarte, Laura Veloso e Inês Nossa, classificando-se num meritório 6.º lugar.
Na semana anterior O Acrogym Clube de Coimbra apresentou dois pares em prova. O par misto, formado por Pedro Gonçalves e Clara Teixeira, alcançou a melhor pontuação no exercício dinâmico, conseguindo o 5.º lugar na qualificação.
Na categoria de pares femininos, Leonor Marques e Mariana Rodrigues, do Acrogym, obtiveram também o 5.º lugar na final.
Já o par feminino do AcroVigor, composto por Yasmin Briosa e Lara Faustino, alcançou o 7.º lugar.
Mais um excelente momento que engrandeceu Coimbra no panorama desportivo internacional. É por isso justo e merecido uma palavra de reconhecimento a todos os envolvidos, atletas, treinadores, dirigente e famílias (sei que muitos pais, mães e avós acompanharam o europeu de muito perto e carregaram também a bandeira de Coimbra e do país). Bem hajam.
JUVENTUDE
- Nos dias 9 e 10 de abril de 2025, o ISCAC | Coimbra Business School recebeu o XI Encontro Internacional de Jovens Empreendedores (EIJE), um evento que serviu de palco à partilha de ideias e projetos criativos e inovadores por jovens estudantes portugueses e espanhóis.
Este evento trouxe à cidade de Coimbra cerca de 250 participantes, provenientes de várias instituições de ensino superior da Península Ibérica.
- A Câmara Municipal de Coimbra vai assinalar o Dia do Associativismo Jovem que se comemora a 30 de abril, com um programa específico e que inclui várias coorganizações com entidades e associações juvenis:
Teremos dois torneios de futsal:
– O Torneio de Futsal Inter-escolas (23 de abril de 2025) – Uma coorganização entre a Associação de Estudantes da Escola Secundária José Falcão e a Câmara Municipal de Coimbra. Esta iniciativa surge com o objetivo de promover a prática da atividade física, incentivando a partilha de experiências, a convivência e o espírito competitivo e saudável.
– O torneio “24 Horas” (30 de abril de 2025) – Organizado pela Associação de Estudantes do ISCAC – Coimbra Business School, e este ano em colaboração com a Associação de Estudantes da Agrária de Coimbra. A bola irá rolar durante 24 horas seguidas, e onde os jovens para além da vertente competitiva, irão reinventar momentos (como festas temáticas e tertúlias), fomentando valores como a superação, a camaradagem, entre outros.
– Outra iniciativa será a Brotero Summit: Cimeira do Associativismo Juvenil (29 de abril de 2025) – Uma coorganização entre a Câmara Municipal de Coimbra, através da sua Divisão de Juventude, e a Associação de Estudantes da Escola Secundária de Avelar Brotero. Esta iniciativa surge com o objetivo de reunir um conjunto de personalidades do setor educativo, político e associativo, para discutir o futuro do movimento estudantil e a sua importância na formação de cidadãos ativos e conscientes.
– Teremos ainda o TRAP’25 – Trainining Camp, é uma iniciativa que se realiza de 22 de abril a 7 de maio de 2025, em Coimbra, que tem como objetivo a formação de trainers certificados (em soft e hard skills). Esta iniciativa, que contará com a participação de 26 participantes de diversos países europeus, é uma coorganização entre o Município de Coimbra através da sua Divisão da Juventude, e a associação juvenil, BEST-UC, Grupo Local da Universidade de Coimbra.
- Dar nota de que hoje iremos aprovar os últimos processos da 1ª cal da modalidade Apoio Pontual.
No total só para esta fase contabilizamos 25 processos, mais 6 que o ano passado, com um apoio global de 25 mil euros. A 2ª cal de apoios irá abrir na 1ª semana de junho, pelo que poderão continuar a solicitar apoios a partir dessa data.
Relembro que o período de candidaturas ao Orçamento Participativo Jovem 2025 (OPJ 2025), está aberto até ao próximo dia 09 de maio de 2025.
Poderão apresentar propostas os cidadãos com idades entre os 16 e os 30 anos, inclusive, que residam, trabalhem ou estudem no concelho de Coimbra.
A candidatura deve ser feita acedendo ao link https://coimbrajovemdecide.cm-coimbra.pt/
Para além das informações disponibilizadas nesta plataforma, podem contactar a Divisão de Juventude através do e-mail juventude@cm-coimbra.pt ou do telefone 239 796 625.”