Intervenção inicial do vice-presidente Francisco Veiga | Reunião de Câmara, 7 de abril de 2025

 

Intervenção na íntegra:

 

“Dou início à minha intervenção de hoje destacando o programa municipal da Páscoa, destinado a assinalar a quadra festiva que se aproxima, ancorado na nossa visão estratégica de desenvolvimento do concelho, onde se insere nomeadamente a realização de eventos.

 

Quando o atual Executivo tomou posse, relembro que à época não existia nenhum evento de referência, inserido na programação anual do município, alusivo a esta quadra, com impacto relevante na dinamização do espaço urbano, bem como na atratividade e competitividade do destino.

 

Pois bem! Em 2023, percebendo a necessidade de preencher esta lacuna, realizámos pela primeira vez o Festival de Música de Rua Baixa O Som, que teve uma excelente recetividade por parte do público, comprovando que era essencial reforçar a aposta neste período em concreto. 

 

Em 2024, na perspetiva do aumento da oferta, inaugurámos, com epicentro na Praça do Comércio, o Coimbra Doce, evento todo ele idealizado e concebido no sentido de proporcionar às crianças e às famílias a oportunidade de vivenciarem momentos de diversão e lazer que pudessem, de algum modo, recriar o imaginário infantil e envolver a comunidade no espírito da quadra. 

 

Este ano, não satisfeitos, e conscientes de que existe margem para aumentar e diversificar a oferta, preparámos um programa melhorado, que combina um conjunto diversificado de propostas, totalizando 22 dias de programação diária, com atividades lúdicas, musicais, culturais e gastronómicas a decorrer em simultâneo, entre os dias 4 e 26 de abril, com epicentro em diferentes locais da cidade.

 

O programa teve início na passada sexta-feira, dia 4 de abril, com a inauguração da 2.ª edição do Coimbra Doce, iniciativa que se vai prolongar até ao dia 20 de abril, domingo de Páscoa, este ano num formato ligeiramente diferente do ano anterior, mais ambicioso, com animação diária e atividades previstas na Praça do Comércio e também no Terreiro da Erva, de modo a revivificar e valorizar este espaço urbano. 

 

Inserido na programação geral da Páscoa decidimos realizar também este ano, pela primeira vez, em paralelo com o programa religioso organizado pela Diocese de Coimbra, um outro evento cultural inédito, que visa assinalar e complementar as celebrações da Semana Santa.

 

Falo, neste caso, do evento “Sabores e Sons da Páscoa”, que combina atividades musicais, gastronómicas e culturais.

 

O evento “Sabores e Sons da Páscoa” arranca já no próximo dia 16 de abril, estando previsto, neste mesmo dia, a realização de um concerto de abertura, na Igreja da Misericórdia, com início às 21h30, protagonizado pelo GRUPO Alma de Coimbra.

 

 Neste mesmo contexto, destaco a realização da Feira do Folar e da Arrufada, que terá lugar nos dias 19 de abril, no Pátio da Inquisição, com a presença e participação de vários parceiros convidados, com atividade na área da pastelaria e do património doceiro, e que prontamente aceitaram o nosso desafio.

 

No âmbito desta mesma iniciativa, está também prevista a realização de um concurso, que visa distinguir e premiar o melhor Folar Doce, cujo vencedor será conhecido no dia 19 de abril.

 

Ainda nos dias 18 e 19 de abril, também inserido no Programa da Páscoa, realiza-se a 3.ª do Festival de Música de Rua Baixa o Som, cujas edições anteriores têm sido um verdadeiro sucesso. O festival “Baixa o Som” promete transformar as ruas da cidade num verdadeiro palco a céu aberto, com concertos itinerantes que que convidam à (re)descoberta dos principais espaços da Baixa, passando pela Praça 8 de Maio, o Largo da Portagem e o Quebra Costas.

 

Aproveito, desde já, para convidar todos os presentes e demais interessados que queiram assistir e participar nas atividades propostas, maioritariamente gratuitas, sendo de informar que poderão consultar e conhecer o programa em detalhe na página do município.

 

Para além da animação musical, nomeadamente concertos que celebram a tradição pascal e convidam a redescobrir o património religioso, estão também previstas, no âmbito do evento Sabores e Sons da Páscoa, duas visitas guiadas, uma no dia 17 (ao Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, com início às 15h00) e outra no dia 19, pelas 15h30, ao Núcleo Judaico de Coimbra, sendo esta última limitada ao número máximo de 25 pessoas. Os interessados devem realizar a sua inscrição através do email do museu municipal ou por telefone.

 

O Programa culmina no dia 26 de abril, com a realização de um outro concerto, que assinala, por sua vez, o encerramento da programação, protagonizado, desta feita, pela Orquestra Clássica do Centro, pelas 21h30, na Igreja da Sé Nova. 

 

Em linhas gerais, é esta a nossa proposta de programação. 

 

Ano após ano, o nosso objetivo consiste em dinamizar eventos regulares, que possam ter um efeito sinérgico entre si, celebrar as tradições culturais, envolver a comunidade (desenvolvendo o espírito de união e pertença) e, ao mesmo tempo, consolidar Coimbra como um destino atrativo e estimulante.  

 

Em termos financeiros, o programa deste ano representa um investimento total na ordem dos 60.000,00 (valor já com IVA incluído). Nesre valor já estão também incluídos os 3 dias de Festval Baixa ao Som, entre 6 e 8 de junho.

 

Quero, naturalmente, endereçar, a todos os nossos parceiros, dirigentes e técnicos municipais envolvidos, uma nota de agradecimento, sublinhando que esta programação resulta de um enorme esforço de cooperação e trabalho conjunto, que só se afigura possível quando existe convergência de vontades e um forte sentido de comunidade, assente num compromisso coletivo, sendo certo que, sem a participação dos parceiros, cuja colaboração é imprescindível, nada disto seria possível.

 

 

  1. Protocolo de Coorganização entre o Município de Coimbra e o Automóvel Club de Portugal para a realização da Partida Cerimonial De Coimbra do Vodafone Rally de Portugal 2025

 

Vem hoje a esta Câmara, para apreciação, e eventual aprovação, a proposta de protocolo a celebrar entre o Município de Coimbra e o Automóvel Club de Portugal, para a realização da Partida Cerimonial do Vodafone Rally de Portugal 2025, que terá lugar no dia 15 de maio, na Avenida Conímbriga, junto à Praça das Cortes, como de resto foi o local escolhido no ano passado.

 

Manter o Rally em Coimbra representa para os cofres do município um investimento financeiro na ordem dos 200 mil euros, sendo este o valor do apoio proposto na minuta de protocolo.

 

Pessoalmente, admito que é um investimento avultado (não nego). Por outro lado, não podemos esquecer que estamos a falar de uma prova desportiva com uma relevante projeção, não apenas a nível nacional, mas também internacional.

 

Manter o nome de Coimbra associado a esta prova desportiva (com milhares de aficionados em Portugal e em todo o mundo) e honrar a memória do Saudoso Carlos Cidade, que teve o mérito de conseguir atrair para Coimbra este evento, é também a razão que nos motiva e pela qual decidimos manter a aposta no desporto automóvel, dando continuidade a esta tradição, que nos confere o estatuto de parceiro privilegiado.”

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×