Intervenção na íntegra:
“DESPORTO
A Câmara Municipal de Coimbra, em estreita parceria com a Associação Académica de Coimbra e a Universidade de Coimbra, apoia a realização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2025. Este é o maior evento multidesportivo universitário do país, reunindo, entre 7 e 18 de abril, cerca de 1.500 estudantes-atletas de todo o território nacional.
Coimbra será, durante duas semanas, o centro do desporto universitário, promovendo competição, fair play e espírito académico. A Cerimónia de Apresentação e Sorteio, marcada para 27 de março, definirá o caminho das 70 equipas participantes.
A competição decorrerá em duas fases:
- 7 a 11 de abril – Andebol Feminino, Basquetebol Masculino, Futsal Masculino e Voleibol Masculino.
- 14 a 18 de abril – Futebol 11 Masculino, Andebol Masculino, Basquetebol Feminino, Futsal Feminino e Voleibol Feminino.
- As grandes finais acontecem a 10, 11 e 18 de abril, enriquecidas por momentos culturais e artísticos e com a presença de várias personalidades do desporto nacional.
Mais do que uma competição, as Fases Finais celebram o desporto, a amizade e a tradição académica, reafirmando Coimbra como palco de excelência para o desporto, desta feita o Universitário.
Que venham grandes jogos, grandes momentos e que esta edição fique para a história.
E para a história ficará mesmo o feito alcançado na passada 6af e já referido pelo Sr. Presidente, na modalidade de Triatlo multisport, com a atribuição de Melhor prova europeia de Triatlo com o europeu da modalidade, realizado em Coimbra em junho de 2024. É devido uma palavra de reconhecimento a toda a equipa da Multisport Portugal (ao Ricardo Lacerda, ao Mauro Azevedo e ao Rui Silva e neles a toda a sua equipa e voluntários), à federação portuguesa de triatlo (e aqui permitam-me uma referência ao presidente à época, o Sérgio Dias, que viu em Coimbra o potencial necessário para se fazer aquele que foi o primeiro europeu do género em Portugal) e uma palavra final às Unidades Orgânicas da CMC que durante uma semana estiveram envolvidas naquela que terá sido a prova desportiva mais exigente dos últimos anos, sobretudo do ponto de vista logístico e organizativo, com especial destaque ao SMPC, Desporto e Ambiente, incansáveis em todos os aspetos. Coimbra e o Triatlo estão de parabéns e também por isso, já na semana passada, antes da atribuição deste relevante prémio internacional, foi assinada uma declaração de compromisso entre as Entidades Multisport Portugal, FP Triatlo e CMC, no sentido de reforçarmos a importância de mantermos grandes provas desportivas internacionais em Coimbra, no futuro próximo, aproveitando as características únicas (naturais e humanas) que possuímos. Relembro que esta prova mereceu o apoio de todas as forças políticas e deverá ser um exemplo para todos. Quando unimos esforços e vontades, ganha Coimbra.
JUVENTUDE
Destaco o Evento RYSE UP! – aconteceu no passado dia 15 de março na Praça Heróis do Ultramar. Uma Coorganização entre o Município de Coimbra e a RYSE – Raising Youth for Sustainable Evolution.
– O “RYSE UP!”, encontro nacional, é uma iniciativa direcionada a toda a comunidade associativa, com o objetivo de sensibilizar a sociedade, para as diversas temáticas da sustentabilidade (social, ambiental e económica). Este ano assim como mitigar o problema da desinformação.
Contou com a presença de cerca de 65 associações e entidades, com cerca de uma centena de participantes, de onde se destaca a presença e parceria institucional da FNAJ, IPC, CEiiA/SDSN e AAC.
– No mesmo dia e no 45º aniversário da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), tive a honra de receber o prémio de reconhecimento e mérito atribuído à CMC pelo apoio e acompanhamento no desenvolvimento das atividades da Juventude com esta instituição, o que demonstra mais uma vez, que a política de proximidade que temos vindo a preconizar junto das Entidades juvenis é meritória e uma aposta ganha.
PROTEÇÃO CIVIL
Sobre o Dia Internacional da Proteção Civil, foram desenvolvidas várias atividades, pelo Município de Coimbra e pelo seu Serviço Municipal de PC, e que começaram no passado mês de fevereiro com uma ação de formação e networking na Ilha do Sal (Cabo Verde), onde estabilizamos e assinamos um protocolo de cooperação, atualmente a ser implementado e em vigor.
Seguiram-se as ações de sensibilização em segurança rodoviária no dia 5 de março, efetuadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil em articulação com a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR), tendo sido efetuadas 250 abordagens com o objetivo é alertar para os perigos do uso de telemóvel, condução sob o efeito de álcool e para excesso de velocidade.
No dia 20 de março foi desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e pela Propress – Associação Portuguesa de Jornalistas, o workshop “Proteção Civil e Comunicação em Crise”. O evento decorreu na Casa Municipal da Proteção Civil, tendo tido transmissão direta através de canais digitais, e teve como objetivo abordar o sistema de Proteção Civil Municipal e a comunicação, assim como a temática para uma comunicação profissional, desenvolvendo-se ainda casos práticos de comunicação em crise, do perímetro de ação ao teatro de operações. Teve a participação presencial de 40 elementos (decisores, comando e chefia) de diversas entidades e centenas de visualizações online, o que me apraz registar.
Para terminarmos as ações relacionadas com o dia internacional da Proteção Civil, irá ser realizado um simulacro de incêndio no Serviço de Patologia Clínica do Edifício S. Jerónimo, no Pólo dos HUC, no dia 28 de março de 2025, pelas 14h30. O exercício é organizado pelo Grupo de Trabalho dos Planos de Emergência Interno e Externo da Unidade Local de Saúde de Coimbra do qual faz parte o SMPC.
Terá o apoio e intervenção da CBS, Bombeiros Voluntários de Coimbra e Brasfemes, Cruz Vermelha de Coimbra, PSP, INEM e Comando Sub-regional da ANEPC.
Este exercício reveste-se de elevado interesse público, na medida em que visa testar e melhorar as respostas operacionais de socorro, bem como reforçar os mecanismos de articulação entre todas as entidades envolvidas, conforme analisado na última reunião do Centro de Coordenação Operacional Municipal de Coimbra.
Adicionalmente, este simulacro representa a continuidade do trabalho conjunto e cooperativo que tem vindo a ser desenvolvido entre todas as entidades e a Proteção Civil Municipal, promovendo uma cultura de prevenção, preparação, resposta e resiliência que muito valorizamos, tratando-se de uma ação fundamental para garantir a eficácia da resposta em caso de incidentes graves, contribuindo diretamente para a segurança das populações.”