Intervenção na íntegra:
“Começo por agradecer ao Senhor Presidente da União de Freguesias de Souselas e Botão, por nos acolher para a realização desta reunião de câmara e pela forma sempre prestável e dedicada com que tem colaborado com o Município e com todos os agentes locais no desenvolvimento do nosso concelho, como ainda recentemente aconteceu no acolhimento da comitiva internacional que visitou Coimbra no âmbito do projeto CONVIVIUM.
É com grande satisfação que destaco, uma vez mais, o trabalho que tem sido realizado no Mercado Municipal D. Pedro V, para o transformar num espaço cada vez mais central na vida económica e social do concelho. Assim, venho recordar que este Executivo realizou 6 hastas públicas para atribuição de locais de venda (após 20 anos sem qualquer iniciativa análoga), que se traduziram no aumento de 68 para 100 operadores permanentes e em 60 produtores ativos no final de 2024 que promovem o acesso a produtos frescos e locais. Para além da diversificação da atividade comercial no Mercado Municipal, em colaboração com diferentes parceiros, temos investido na dinamização permanente deste espaço, tornando-o mais atrativo e funcional, através da realização de iniciativas em várias áreas (cultura, turismo, lazer, saúde, ações de sensibilização, etc.) e para diferentes públicos-alvo, em parceria com a empresa concessionária dos espaços de restauração e a União das Freguesias de Coimbra, assim como na criação de uma zona exclusiva dedicada ao Natal e na integração no roteiro de Fim de Ano do Município.
Neste contexto, venho hoje salientar o acolhimento, no dia 13 de fevereiro, da 1ª Tertúlia de Mercados Municipais da Região Centro, um encontro que reuniu representantes de autarquias, associações e entidades do setor para discutir os desafios e oportunidades dos mercados municipais na economia local. Durante esta tertúlia, discutiram-se as principais dificuldades e oportunidades com que os mercados municipais se deparam, como sejam a necessidade de adaptação às novas dinâmicas comerciais, o reforço da comunicação digital e a atração de novos públicos (com destaque para o projeto dos Bairros Comerciais Digitais, cuja Gestora do Bairro esteve presente na sessão). Ficou também claro através da partilha de experiências com os municípios de Mealhada, Santa Comba Dão, Mortágua, Miranda do Corvo, São Pedro do Sul, Cantanhede, Seia e Figueira da Foz que os mercados desempenham um papel crucial na economia local e na preservação da identidade cultural dos territórios, pelo que a cooperação intermunicipal será fundamental para garantir a sua modernização e sustentabilidade. Deve ainda sublinhar-se a intenção de avançar brevemente para a realização de um Encontro de Mercados Municipais da Região Centro, com um número ainda maior de municípios e agentes económicos para continuar a debater e implementar soluções para a revitalização dos mercados.
A agenda de iniciativas no Mercado continua preenchida e já no próximo sábado dia 22 de fevereiro, entre as 10h e as 19h, vamos receber a segunda edição do Mercado Pop. Este evento, dedicado à cultura pop e geek, tem vindo a crescer e a atrair cada vez mais participantes e visitantes. Trata-se de uma organização de várias entidades locais que promovem o universo da cultura pop, como os Bardos do Mondego, a K-Events Coimbra, os Duros do Mondego, a Secção de Jogos de Tabuleiro da AAC e a Team 7.
O Mercado Pop proporcionará atividades variadas, incluindo quiz de anime e K-Pop, desfiles e workshops de cosplay, jogos narrativos e de tabuleiro, competições de gaming, realidade virtual e um espaço dedicado à banda desenhada e literatura geek. Será uma oportunidade única para reunir fãs, promover a criatividade e fomentar a integração de diferentes comunidades em torno da cultura pop e alternativa num espaço de história e tradição. A todos os entusiastas deixo aqui o convite para participarem e viverem uma experiência única num espaço que é um símbolo do nosso património e uma peça-chave no desenvolvimento sustentável de Coimbra.”