Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 17 de fevereiro de 2025

 

Intervenção na íntegra:

 

“DESPORTO

 

Relativamente ao Corta Mato e em acrescento à informação já dada pela Sra. Vereadora Ana Cortez Vaz, partilhar apenas que os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a cidade anfitriã, através de um itinerário turístico cuidadosamente preparado para proporcionar uma experiência enriquecedora. Coimbra acolheu todos os alunos/ atletas, permitindo-lhes sentir a sua história, cultura e hospitalidade, um momento inovador que substituiu a habitual sessão de boas-vindas.

 

Esta iniciativa é fruto do trabalho conjunto da Direção-Geral da Educação, através da Coordenação Nacional do Desporto Escolar, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e da Coordenação Regional do Desporto Escolar do Centro e da Câmara Municipal de Coimbra, numa parceria vencedora entre o desporto e a educação. Mais um grande momento que nos deve orgulhar a todos.

 

JUVENTUDE

 

1 – A jeKnowledge Associação e a Câmara Municipal de Coimbra coorganizaram este fim de semana, no Convento São Francisco, a VII edição do Júnior Entrepreneurs National Congress (JENC), um evento destinado às Júnior Empresas.

 

Reuniu este ano 460 juniores empresários, a maior edição de sempre realizada em Portugal.

 

Durante dois dias, contribuiu-se para a discussão estratégica do Movimento Júnior Português, networking entre jovens e empresas participantes, elevando o empreendedorismo jovem a casos de sucesso, conferindo-lhes conhecimento e competências pessoais.

 

Foi também mais uma oportunidade para reforçar a importância histórica e cultural que a cidade tem para o nosso país, assim como o compromisso da cidade para com a Juventude, a sua formação e promoção de oportunidades de emprego.

 

Um excelente momento, que contou também com a participação do Sr. Vereador Miguel Fonseca, que teve a gentileza de abrir os trabalhos. Continuamos empenhados em contribuir para uma Cidade Jovem e Empreendedora.

 

2Terminaram no dia 31/01 o período de candidaturas para atividade pontual ao Associativismo Juvenil (1ª call, correspondente aos primeiros 6 meses de atividade)

 

– Foram submetidas 27 candidaturas (um acréscimo de 7 candidaturas em relação ao mesmo período o ano passado). Continuamos a bater recordes de submissão, o que demonstra um interesse continuo e sempre em crescendo das Associações Juvenis.

 

Este facto é particularmente interessante uma vez que no período anterior à tomada de posse deste executivo o número de submissões era de zero… repito ZERO, embora o regulamento para este tipo de apoio já estivesse ativo e em vigor. As duas primeiras candidaturas foram submetidas em 2022!!! Factos e números que devem fazer refletir, sobretudo aqueles que estão constantemente a passar a ideia de que este Executivo nada faz pela juventude do concelho.

 

No total, só para este ano, deram entrada nos serviços 87 formulários de candidatura. Segue-se a fase de análise cumprindo-se os trâmites definidos no Regulamento.

 

3 – Iremos acolher a próxima Sessão de Auscultação – CNJ | Agenda Nacional da Juventude 2028, no dia 20 de fevereiro de 2025, 14h30, na Casa Municipal da Cultura

 

O Ministério da Juventude e Modernização deu início à construção da Agenda Nacional da Juventude 2028, um projeto estratégico e participativo que visa ouvir e integrar as ideias e perspetivas dos jovens portugueses.

Neste contexto, e com o compromisso de garantir uma ampla representatividade, o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), enquanto membro do Grupo de Trabalho da Agenda e plataforma política de representação dos jovens, e a Câmara Municipal de Coimbra, através da sua Divisão de Juventude, incentivam a  participação dos Jovens, entre os 16 e os 30 anos.

 

A informação foi enviada por mail pelo juventude@cm-coimbra.pt a todas as Associações Juvenis com acento no CMJ.

 

Esta é uma oportunidade única para partilharem ideias e contribuírem ativamente para o futuro da juventude em Portugal e apelamos ao envolvimento de todos.

 

Sr. Presidente, com a sua anuência, ia apenas pedir para ler um email enviado pela Associação Juvenil “Une dois Mundos” e dirigido a todo o Executivo Municipal

 

“É com um enorme orgulho que, no seguimento da realização da Fase Escolar das XII Olimpíadas da Economia, a Direção da Associação Une dois Mundos comunica os resultados de participação, os quais representam um novo máximo de alunos e escolas participantes nas Olimpíadas da Economia.

 

As XII Olimpíadas da Economia contaram com a participação de 3719 alunos em representação de 206 escolas.

 

Estes números representam, por larga margem, a edição mais participada da história das Olimpíadas da Economia. Quando comparamos com as OE XI, regista-se um aumento de 519 participantes (mais 16%) e 12 escolas (mais 6%). Este é o 5º ano consecutivo em que o crescimento do número de alunos participantes supera os 12%, algo assinalável quando se trata de um projeto em fase de maturidade e de um período (2021-25) que foi marcado por transformações drásticas em função da pandemia COVID-19. 

 

 

O crescimento sustentado das Olimpíadas da Economia deve-se, em grande medida, ao ecossistema único que encontrámos em Coimbra assim como ao apoio crescente da Câmara Municipal de Coimbra para com o nosso projeto. 

 

Destaca-se a celebração do Protocolo de Cooperação entre a Associação Une dois Mundos e a Câmara Municipal de Coimbra assim como o apoio concedido pela Divisão de Juventude para a realização da Fase Nacional das OE XI e da primeira edição do Coimbra Económica. Sem o apoio da CMC, este projeto que hoje é uma referência no sistema de ensino nacional, seria muito menos consistente e teria um impacto substancialmente menor. 

 

A presença do Vereador Miguel Fonseca e do Vereador Carlos Lopes nos diferentes eventos da Associação Une dois Mundos é igualmente de assinalar, assim com a presença do Senhor Presidente, da Vereadora Ana Cortez Vaz e da Vereadora Ana Bastos. Podemos assumir, com orgulho, que a Câmara Municipal de Coimbra ajudou a escrever uma das páginas mais importantes do ensino pré-universitário de economia em Portugal! 

 

Em virtude da não realização da Fase Nacional em formato presencial nos anos de 2020 e 2021, as OE XII marcam a décima edição da Fase Nacional das Olimpíadas da Economia na FEUC. Esperamos, assim, que este possa ser um grande momento de celebração e que consigamos, uma vez mais, transmitir a todos os jovens presentes a dimensão da nossa Faculdade e que será a escolha certa para o seu futuro. 

 

Esperamos, naturalmente, poder continuar a trabalhar ativamente na promoção de Coimbra junto de milhares de estudantes de ensino secundário, cientes de que as mais de 21.000 participações em 12 anos demonstram que o caminho que iniciámos em 2013 estava certo!

 

Saudações Académicas 

 

A Direção da Associação Une dois Mundos”

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×