Intervenção inicial do vice-presidente Francisco Veiga | Reunião de Câmara, 3 de fevereiro de 2025

 

Intervenção na íntegra:

 

«De acordo com a notícia avançada pela Agência Lusa, no passado dia 31 de janeiro, o Centro de Portugal registou, durante o ano de 2024, mais de oito milhões de dormidas em alojamentos turísticos, o que se traduz num crescimento de 5,5% face ao ano de 2023. São ótimas notícias, que nos deixam, naturalmente, satisfeitos, entusiasmados e com vontade de fazer mais e melhor pelo nosso território. Parece que a Região Centro, e Coimbra em particular, estão mesmo na moda e na lista de preferências dos turistas, nacionais e internacionais. E não é só o jornal norte-americano The New York Times quem o afirma e recomenda. Também recentemente Coimbra foi eleita uma das melhores cidades com menos de 250 000 habitantes, para se viver, figurando entre as 25 localidades com melhor qualidade de vida, de acordo com a revista inglesa Monocle. É também apontada, pela comunidade de expatriados do Reino Unido, como uma das 5 melhores cidades portuguesas para se viver, figurando ao lado de Lisboa, Porto, Algarve e Cascais. Está, também, entre os 10 destinos mais acessíveis para visitar, segundo informação divulgada pela revista francesa Femme Actuelle, que chegou a esta conclusão com base num estudo que efetuou junto da comunidade de viajantes. Como vê, Senhor Vereador Hernâni Caniço, a distinção do jornal norte-americano The New York Times não é um caso isolado. São muitas as notícias e estudos que dão conta de que Coimbra está efetivamente numa fase de projeção internacional, conquistando um lugar de destaque entre os principais e mais recomendados destinos turísticos para visitar em 2025. São factos que comprovam o nosso esforço e que refletem o trabalho que temos vindo a desenvolver para posicionar Coimbra como uma das melhores cidades para se viver e, simultaneamente, um dos melhores destinos europeus para conhecer e visitar. Será isto coincidência, fruto do acaso, obra do destino?! Pessoalmente, considero ser um homem de sorte, mas também sou um homem da ciência e sei que nada se alcança sem que haja uma visão estratégica consolidada em ambição e trabalho. Nos últimos 3 anos de mandato, temos feito um esforço considerável, que está à vista de todos, para potenciar o nosso desempenho turístico e projetar Coimbra no país e no mundo. Não se promove o Turismo, nem se alcançam bons resultados, no conforto do gabinete, sentado atrás de uma secretária. Nos dias de hoje, este pensamento é demasiado redutor. É preciso marcar presença assídua nos vários eventos relacionados com o setor, nacionais e internacionais, e potenciar Coimbra junto dos mercados, dando a conhecer o melhor do nosso território e as experiências que temos para oferecer. Já diz o povo e com razão: Quem não aparece esquece. Quem não faz notar não é visto. Quem não semeia não colhe. Neste contexto, para além das campanhas de marketing e publicidade, da aproximação aos agentes e operadores económicos, das parcerias estratégicas, destaco a participação de Coimbra na BTL como Município Convidado no ano passado, e mais recentemente, já em 2025, a presença e participação do Município de Coimbra na FITUR.

 

1. Participação do Município de Coimbra na FITUR

 

Com efeito, o município de Coimbra esteve representado na FITUR – Feira Internacional de Turismo, que decorreu entre os dias 22 e 26 de janeiro, em Madrid, reforçando o seu compromisso com a promoção e valorização do seu território.

 

Tratou-se de uma participação integrada, com enquadramento no âmbito de uma ação promocional conjunta, tendo o Município marcado presença no stand da CIM Região de Coimbra (RC), da CIM Região Beiras e Serra da Estrela, da CIM Região de Leiria e da CIM Viseu Dão Lafões, que uniram esforços numa parceria inédita, digna de registo.  

 

A participação nesta prestigiada feira internacional, considerada a maior feira de turismo da Península Ibérica e uma das mais importantes da Europa, representou uma oportunidade estratégica para divulgar a riqueza histórica, cultural e natural de Coimbra, junto de um público global, potenciando o crescimento do setor turístico e a atração de novos visitantes.

 

Ao longo do evento, Coimbra destacou-se através da apresentação dos seus principais ativos turísticos, focando a sua apresentação, que teve lugar no dia 23 de janeiro, nos 2 principais eixos de atuação estratégica plasmados na Estratégia Municipal de Turismo: Património e Eventos.

 

Neste contexto, para além da exibição do filme promocional “Coimbra, the right place” lançado na BTL 2024 –  que foi, aliás, distinguido com o primeiro prémio na categoria Destinos Turísticos, na 17ª Edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo 2024 -, a apresentação centrou-se maioritariamente na promoção e valorização do nosso Património (material e imaterial), focando os aspetos identitários da nossa história e tradição cultural. Na vertente dos Eventos, para além o já anunciado concerto da banda norte-americana Guns N’Roses, que serviu de mote para reforçarmos a nossa capacidade no acolhimento de grandes eventos internacionais, a apresentação prosseguiu com uma pequena mostra do Festival Praxis Beer Fest, promovido e organizado pela Praxis em estreita parceria com o Município de Coimbra, e que que vai decorrer no Campo de Santa Cruz e no Jardim da Sereia, nos dias 13, 14 e 15 de junho.

 

A presença na FITUR permitiu, ainda, fortalecer parcerias com operadores turísticos, agentes do setor e potenciais investidores, ampliando as oportunidades de cooperação e desenvolvimento económico. Daí a importância factual e estratégica de estarmos representados nestes eventos, que nos dão uma ampla visibilidade como destino turístico (empenhado na valorização do seu território) e, consequentemente, um maior alcance e projeção internacional. 

 

Com esta participação, Coimbra reforça o posicionamento como destino turístico de excelência, capaz de atrair visitantes – nacionais e internacionais – e de valorizar a identidade e autenticidade do seu território, reafirmando a sua aposta no acolhimento e organização de eventos estratégicos e diferenciadores, ao longo de todo ano, e que vão conquistando lugar na programação anual do município, potenciando a oferta e, ao mesmo tempo, reforçando a marca Coimbra. 

 

  

Por fim, três notas finais, que gostaria de partilhar convosco para informar o seguinte:

 

1. O projeto @Baixa Coimbra, financiado no âmbito de uma candidatura conjunta da Câmara Municipal de Coimbra, da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e da CoimbraMaisFuturo à linha de financiamento “Bairros Comerciais Digitais”, do Plano de Recuperação e Resiliência, está a dinamizar diversas formações gratuitas, dirigidas a comerciantes da Baixa e ao público em geral, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo, o CEARTE e a Coimbra Mais Futuro.

 

Para este mês de fevereiro, estão previstas 4 ações de formação, que eu considero determinantes para o sucesso do projeto:

 

– “Impulso digital: Estratégias para o crescimento do negócio”, destinada aos profissionais do comércio, e que terá lugar nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 19h00 às 22h00, na Baixa.

 

– “Ferramentas para a criação de conteúdos digitais: Explorando o Canva – iniciação”, também destinada aos comerciantes, nos dias 17 e 20 fevereiro, no mesmo horário (19h00 às 22h00). Também na Baixa.

 

 – “Literacia digital – iniciação”, de 19 de fevereiro a 12 de março, às segundas e quartas-feiras, das 19h15 às 21h45, com a duração total de 25 horas.

 

– “Social Media”, 20 de fevereiro a 13 de março, em formato e-learning, com a duração de 25 horas.

 

As inscrições podem ser realizadas, presencialmente, bastando para o efeito dirigir-se à Casa do Bairro, no Beco das Canivetas, ou através do e-mail gestor@bairrodigital.coimbra.pt.

 

Aproveito também para informar o seguinte:

 

2. No dia 5 de fevereiro (próxima 4.ª feira), pelas 16:30h, vai ser inaugurada, na Galeria Almedina do Museu Municipal, a exposição intitulada “No Centenário da Universidade Livre de Coimbra 1925-2025”, promovida pelo Grupo de Arqueologia e Arte do Centro. Esta exposição assinala o Centenário da fundação da Universidade Livre de Coimbra, trazendo à memória os protagonistas que fundaram esta organização, que se manteve em funcionamento em Coimbra durante 8 anos, entre 1925 e 1933. Relembro que as Universidades Livres nasceram do ideal republicano civilizador e desempenharam um papel importantíssimo na promoção social, moral e intelectual das camadas populares. No caso de quererem estar presentes, aqui fica o convite, que endereço a todos os presentes e a quem nos ouve à distância.

 

3. No dia 8 de fevereiro (sábado) será também inaugurada, no Museu Municipal, uma outra exposição, desta feita promovida e organizada pel´A Escola da Noite”, que, tal como o nome indica, pretende assinalar os “𝟏𝟎 𝐀𝐍𝐎𝐒 𝐃𝐄 𝐒𝐀́𝐁𝐀𝐃𝐎𝐒 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐀 𝐈𝐍𝐅Â𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐍𝐎 𝐓EATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO”, assim se chama a exposição, devendo manter-se patente ao público até ao dia 𝟐𝟑 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐫𝐜̧𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟓. Relembro que o projeto Sábados para a Infância no Teatro da Cerca de São Bernardo, criado pel’A Escola da Noite com a colaboração e participação de um conjunto de artistas da cidade e da região, nasceu em janeiro de 2015, com o objetivo de proporcionar aos mais novos o contacto regular com as diferentes expressões artísticas, proporcionando espetáculos e oficinas nas áreas do teatro, da dança, da música, da ilustração e outras artes visuais, incluindo o cinema e a literatura. Se tiverem curiosidade e interesse, e se, porventura, ainda não conhecem o projeto em questão, não deixem de visitar. Para além da exposição pretender ser uma homenagem ao projeto em si mesmo, que se iniciou há 10 anos e se mantém, é também o reconhecimento do trabalho levado a cabo pel’A Escola da Noite, na promoção e divulgação da cultura e das artes.»

 

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