Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 3 de fevereiro de 2025

 

Intervenção na íntegra:

 

«Hoje começo a minha intervenção no período antes da ordem do dia relembrando o sucesso que foi a Kick-off Meeting do CONVIVIUM – New European Bauhaus Solutions in Food, Living Heritage, and Conviviality, um projeto inovador financiado no âmbito do programa Horizon Europe. Este projeto posiciona Coimbra no centro de um consórcio interdisciplinar e internacional, coordenado pela Universidade de Coimbra, com a parceria do Município, unindo cultura, sustentabilidade e inovação. Quero aqui registar que foram três dias intensos de atividades que passaram pelo Mercado D. Pedro V e pela nossa Baixa, sendo que de todos os participantes têm chegado os mais rasgados elogios à organização e hospitalidade com que foram recebidos. O próximo passo deste projeto em que o Município de Coimbra participará relaciona-se com o envolvimento dos cidadãos para a identificação de receitas de família, sobre o qual em breve daremos mais notícias.

 

Neste contexto, devo também recordar a iniciativa Connect Your Dots, que se realizou a 24 de janeiro no Convento São Francisco, após 5 anos de interregno, e constituiu um verdadeiro sucesso, tendo reunido cerca de 300 participantes sob o lema “O maior evento de networking da Região Centro”. Organizado pelo Clube MBA da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), com o apoio do Município, o evento centrou-se na Transformação Digital, destacando áreas prioritárias como a Cibersegurança e a Inteligência Artificial. Num contexto em que estas temáticas são cada vez mais desafiadoras e fazem parte do dia a dia de governos, empresas, instituições e cidadãos, este encontro sublinhou a importância de estratégias proativas para proteger os recursos digitais e reforçar a confiança no ambiente virtual. A presença de um painel diversificado de especialistas de renome do setor tecnológico e de segurança colocou Coimbra no centro da partilha de conhecimento e da promoção de diálogo sobre as tendências mais relevantes da atualidade.

 

Gostaria ainda de mencionar a Sessão de Homenagem aos alunos vencedores da Primeira Edição do Coimbra Económica, uma iniciativa que tenho acompanhado com muito gosto e que o Município de Coimbra apoia. Organizada pela Associação Une dois Mundos, aquela sessão decorreu na passada sexta-feira na Escola Secundária Avelar Brotero e marcou também o lançamento das Olimpíadas da Economia, a maior iniciativa de formação económica em Portugal destinada a estudantes do Ensino Secundário, que continua a bater recordes de participação com cerca de 3.700 alunos de todo o país e cuja fase final decorrerá em Coimbra no mês de maio. Estas atividades são exemplos que promovam o desenvolvimento educativo e económico e que por isso contam com o compromisso deste Executivo.

 

Por fim, é devido um especial elogio a duas empresas de Coimbra, que prestigiam o nosso concelho além-fronteiras. A Critical Software que acaba de reforçar a sua presença nos Estados Unidos com um novo escritório em Boston, que é considerado um dos mais dinâmicos ecossistemas globais de start-ups no panorama mundial, demonstrando a força e a visão global que as empresas portuguesas e, permitam-me, em especial as de Coimbra, podem ter. Merece igualmente o nosso justo reconhecimento o recente fecho pela CH Consulting de um contrato com o Departamento dos Transportes, Comunicações e Infraestruturas da Micronésia, financiado pelo Banco Mundial, para o desenvolvimento de um projeto de promoção da igualdade de género no setor dos transportes naquela nação do Pacífico, Este facto é especialmente relevante porquanto permite que esta consultora sediada no Parque Empresarial de Eiras desenvolva a sua atividade nos cinco continentes, num total de 15 geografias, tendo como clientes governos, instituições públicas e instituições financeiras internacionais de cooperação e desenvolvimento.

 

São dois exemplos que ilustram o dinamismo e a capacidade inovadora que, cada vez mais, caracterizam o tecido empresarial de Coimbra, e como tal são motivo de orgulho para todos nós!»

 

Candidaturas a fundos europeus | Ponto da situação | janeiro 2025

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×