Intervenção inicial da vereadora Ana Bastos | Reunião de Câmara, 3 de fevereiro de 2025

 

Intervenção na íntegra:

 

«1. Têm-se identificado diversas pessoas de bicicleta, a caminhar ou a fazer jogging ao longo do canal do SMM, seja durante o fim de semana, seja em dias da semana. Essa presença tem vindo a aumentar desde que foram sendo pavimentados os diferentes trechos, criando-se uma pista atraente e confortável para a prática desportiva. Gostaria de alertar e sensibilizar as pessoas para não o fazerem, na medida em que, apesar de aparentemente a obra física ter terminado nesses trechos, se ter iniciado a fase de testes com a circulação dos autocarros elétricos. Tratando-se de autocarros silenciosos, o risco é iminente, já que não se faz anunciar na aproximação. Alerto para o facto de ser proibido circular no canal, apelando para que não sejam deliberadamente deslocadas as vedações para intrusão no canal, o que põe em risco e torna vulneráveis quer pessoas quer animais.

 

2. Uma nota breve para sublinhar que os serviços alternativos às ligações ferroviárias entre Coimbra A e Coimbra B estão a funcionar bem, sem registo de grandes queixas ou atrasos.

 

Quer a CM de Coimbra quer a MM têm estado a monitorizar ao detalhe o funcionamento do serviço, agindo sempre que identificada qualquer demora ultrapassável.

 

Desde o final da semana passada que o serviço já está a fazer paragem na Avª Fernão de Magalhães, perto da Rotunda Cindazunda, a título experimental. Esta é uma mais valia oferecida aos utilizadores, numa resposta de proximidade, permitindo que estas desembarquem na proximidade do destino final e que não era possível oferecer com o meio ferroviário. O serviço está em monitorização constante de forma a avaliar se tal paragem não impõe demora muito acrescida aos tempos de percurso, que se exigem curtos.

 

Apelo, contudo, que se trata de um serviço rodoviário, e apesar de ter assegurado um percurso, quase na sua totalidade em corredor BUS, está associado a mais imprevistos comparativamente ao serviço ferroviário, pelo que é de todo conveniente que os utilizadores programem com antecedência as suas viagens, salvaguardando alguma folga temporal nas ligações que antecedem particularmente os serviços alfas e intercidades.

 

3. Os trabalhos de pavimentação da camada de desgaste (SMA 11) no trecho entre o alto de S. Joao e o Largo da Portagem tem sofrido atrasos devidos às condições climatéricas adversas (chuva e temperaturas baixas), mas estão neste momento ultrapassados os principais condicionamentos. Ontem à noite foram repostas as condições de circulação na R. D. Manuel I onde já se circula normalmente. Mantem-se 2 pontos críticos onde ainda decorrem trabalhos relacionados com as infraestruturas subterrâneas (Portagem/estação Coimbra A e a Rotunda Artur Paredes), mas que deverão estar ultrapassados até final de março. No final da semana passada o transito na Portagem foi basculhado para o canal do SMM, onde apesar dos volumes de tráfego envolvidos e as interações entre transportes públicos/ambulâncias e kiss&Ride, de momento tudo está a funcionar bem. Reafirmo as dificuldades de execução destas obras, as quais têm de ser feitas de forma faseada e por sectores, mantendo sempre todos os sistemas em funcionamento, designadamente águas, esgotos e o trânsito, com todas as interações que este sistema implica.

 

4. Desde que as obras do SMM se iniciaram, em 2022, que quer os serviços da IP, quer da MM quer da CM de Coimbra se esforçam em manter um diálogo direto com as populações envolvidas e em particular com as diretamente perturbadas pela execução das obras, como comerciantes e habitantes locais. Nem sempre é fácil, económica ou temporalmente viável encontrar soluções mitigadoras consensuais, o que gera descontentamento e perturbação para ambas as partes. Felizmente nem sempre é assim e gostava de aqui agradecer à IP a abertura que demonstrou perante a contestação dos moradores da R. G. Humberto Delgado perante o indispensável corte de acesso, por três semanas, aos logradouros/garagens para permitir concluir a colocação dos lancis que delimitam o canal do SMM. Em resposta a uma solicitação da CMC, em defesa dos moradores locais, foi executado uma ligação rodoviária temporária a partir da R. António Feliciano de Castilho, garantindo o acesso dos moradores e minimizando a perturbação, designadamente às pessoas de mobilidade reduzida. Findo esse constrangimento, a situação será reposta e o acesso reconvertido em espaço verde.

 

5. Gostaria de informar que passada 2ª feira foi consignada a obra de beneficiação da paragem dos operadores de serviço expresso, situado por debaixo dos viadutos da Casa do Sal. Esta obra, no valor de mais de 70 mil euros, inclui a construção de alguns cais que irão melhorar o conforto e garantir a segurança dos utilizadores nos movimentos de entrada e saída dos autocarros. Em complemento está incluída a instalação de algum mobiliário urbano, como abrigos e bancos para melhorar as condições de espera. Na sequência das obras está já em estudo o reordenamento do espaço de forma aí criar uma paragem para táxis, a criação de uma pequena bolsa de kiss and Ride e paragem de bicicletas/trotinetas, de forma a, em conjugação com a futura paragem do SMM aí localizada, ser garantida as devidas condições de intermodalidade.

 

Também o contrato com a IP para cedência do direito de superfície do espaço onde se situam os quiosques, está em andamento, local onde se pretende disponibilizar uma sala de espera, associada a WCs e a uma pequena loja/cafetaria.

 

Com estas alterações serão melhoradas consideravelmente as condições de chegada e de espera dos utilizadores da rede de serviços de transporte de passageiros, de forma a fazer face ao período que medeia a sua transferência definitiva deste serviço para a futura estação de camionagem a ser integrada na estação intermodal de Coimbra, prevista para 2030.

 

6. Finalmente, uma nota para dar conta de que estão em andamento três ações essenciais ao desenvolvimento e revitalização do aeródromo municipal Bissaya Barreto, ações essas focadas em aumentar sua competitividade, eficiência e sustentabilidade económica a longo prazo. A Estratégia de desenvolvimento envolve uma combinação de crescimento financeiro, inovação em infraestrutura e fortalecimento das conexões comerciais e centra-se em 3 ações fundamentais:

 

(1) Elaboração do regulamento do aeródromo municipal bissaya barreto que irá regular as condições de acesso, regras de funcionamento e de exploração dos espaços. Está em fase de abertura o período para recepção de contributos, tendo por base a proposta de redação elaborada pela CMC. Agradeço que todos os interessados nos façam chegar sugestões/alterações ou preocupações no sentido de enriquecer o documento

 

(2) Elaboração do Masterplan enquanto plano estratégico de longo prazo o qual visa garantir o desenvolvimento, a modernização e a expansão da infraestrutura do aeródromo, de maneira coerente, eficiente, sustentável e sem pôr em causa potenciais evoluções futuras. O processo está em fase de procedimento de adjudicação.

 

(3) Projetos parciais de melhoramento que fundamentalmente visam garantir as devidas condições de segurança do AMBB. Incluem-se trabalhos de alargamento da pista, melhoramento da rede de vedação, marcação/pinturas, iluminação da pista, etc, no valor global de 1,7 milhões de euros. O projeto está concluído, pelo que vamos abrir procedimento ao mesmo tempo que se procuram fontes de financiamento.

 

Estas são 3 ações que visam no curto, médio e longo prazo, o desenvolvimento, modernização e expansão da infraestrutura do aeródromo, tendo por base princípios de segurança e eficiência operacional, competitividade e sustentabilidade.»

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