Intervenção na íntegra:
«Hoje, por razões óbvias, sendo esta a última reunião, começo por destacar o Fim de Ano em Coimbra, que este ano, como já tivemos oportunidade de divulgar e anunciar publicamente, se vai realizar pela primeira vez num formato inédito, estando previstos não 1 (como habitualmente), mas 4 dias de programação, com concertos e animação diárias nos dias 28, 29, 30 e 31 de dezembro.
Esta decisão prende-se com o facto de o dia 31 ser uma terça-feira. Tendo presente esta coincidência temporal, pareceu-me lógico e oportuno antecipar os festejos, de modo a incluir o fim de semana na programação e reforçar a nossa oferta.
Esta decisão tem, no essencial, um objetivo estratégico que facilmente se percebe. A intenção passa, essencialmente, por tornar o cartaz mais apelativo, de modo a atrair mais pessoas ao concelho, incentivar à estadia e, por outro lado, evitar que os residentes, na hora de escolherem onde passar a sua Passagem de Ano, não sintam a necessidade de procurar outras alternativas fora do concelho. Proporcionar a quem nos visita uma programação alargada, com animação diluída ao longo de vários dias, é uma forma, creio eu mais apelativa, de motivar as pessoas e incentivá-las a optarem por passar a Passagem de Ano na nossa companhia, em Coimbra, naquele que, na minha opinião (embora eu seja suspeito), será o melhor Fim de Ano da Região.
Ao contrário do que possam pensar, ou dizer, não foi uma medida populista, a pensar nas eleições do próximo ano. É acima de tudo uma maneira de ajudar a dinamizar a economia local, estimulando não só o setor hoteleiro, mas também o setor da restauração e serviços similares. É um conceito que decidimos implementar também este ano em Coimbra.
A título de esclarecimento, devo também informar que, por força de questões de segurança a necessidade de mudarmos a localização do palco principal, que será montado, em alternativa ao Largo da Portagem, no Terreiro de Santa Clara-a-Velha.
Para além do Terreiro de Santa Clara-a-Velha, no dia 31 de dezembro existirão outros 2 palcos com animação a decorrer em simultâneo: um na Praça do Comércio, e o outro, como de resto já é o habitual, na Praça 8 de Maio, dedicado à Revival Music, com animação garantida até às 06h00 da manhã.
O dia 31 de dezembro tem como principais cabeças de Cartaz PETE TA ZOUK, na Praça do Comércio, pelas 22h30, e Matias Damásio, no Terreiro de Santa Clara-a- Velha, à 00h15, cuja atuação será precedida pelas Banda Átoa, com início previsto às 22h30.
No dia 30 de dezembro, às 23h00, destaca-se a atuação de Richie Campbell. A restante animação e programação diárias, onde se inclui o dia o dia 28 e 29, serão asseguradas pelos DJ’s anunciados no Cartaz, entre os quais Pedro Carrilho, DJ Kura, Patrick Assis e Kamala, Diogo Duarte e Nelson Cunha.
Não posso deixar de referir, neste mesmo contexto, o espetáculo piromusical, que será lançado, como habitualmente, a partir do rio Mondego, e que terá a duração de 10 minutos.
Tenho a certeza de que este será, à semelhança das edições anteriores, um Fim de Ano igualmente memorável, até porque estamos a falar de um evento que já está consolidado na programação anual do município, sendo já amplamente reconhecido pela sua qualidade. No ano passado foi um sucesso. Este ano estou convicto que não será diferente, sendo expectável que possa ser ainda melhor.
– Assinatura da 3.ª Adenda ao Auto de Transferência n.º ARSC_003/2023 | 19 de dezembro | 10h00 | Centro de Saúde Fernão de Magalhães
Aproveito esta oportunidade para informar que na próxima quinta-feira dia 19 de dezembro teremos a honra de receber a visita da Senhora Ministra da Saúde, Prof. Doutora Ana Paula Martins, pelas 10h00 horas, que se desloca a Coimbra para formalizar a assinatura da 3.ª Adenda ao Auto de Transferência, celebrado em 27 de novembro de 2023, cuja cerimónia irá decorrer no Centro de Saúde Fernão de Magalhães. Sendo esta uma obra herdada do anterior Executivo, permitam-me desde já convidar todos os presentes.
Esta Adenda, com produção de efeitos a partir de 01 de janeiro de 2025, surge da necessidade de atualizar as condições do Acordo de Transferência e desde logo regularizar a questão relacionada com a propriedade do edificado onde funcionam atualmente as novas instalações do Centro de Saúde Fernão de Magalhães, que, a partir de janeiro, passará a constar da lista do edificado cuja propriedade e gestão transitou para o Município de Coimbra, assim como os equipamentos não médicos afetos e fixos a este Centro de Saúde. Por via desta Adenda passará também para o Município a propriedade e competência de gestão de 22 módulos de contentores, bem como a transferência de competências de gestão de 6 módulos de contentores onde se encontra a funcionar, temporariamente, o Centro de Saúde de Celas, onde se inclui o contrato de serviços do aluguer destes mesmos contentores (a título provisório, naturalmente), enquanto se aguarda, com expectativa, pelas conclusão das obras de remodelação do referido Centro de Saúde. A adenda prevê, ainda, retirar do Auto de Transferência o Centro de Diagnóstico Pneumológico de Coimbra (CDPC), devendo a propriedade e gestão deste edifício transitar para a competência da ULS de Coimbra.
– Apresentação interna: App do Município, Gestão de Ocorrências e Plataforma de Gestão Urbana Inteligente | 18 Dezembro | 15h00 | Salão Nobre
Por fim, dar-vos nota que, na quarta-feira, dia 18 de dezembro, pelas 15h00, no Salão Nobre, irá ser apresentada internamente uma nova Aplicação informática baseada na aplicação móvel OurCity, desenvolvida pela AIRC. Esta nova App chama-se @Coimbra. No essencial, permite uma mais fácil, rápida e eficaz disseminação dos conteúdos publicados e disponibilizados pelo Município, fazendo a gestão integrada dos conteúdos da Agenda e do Website. Esta App será implementada e conjugada com uma outra solução digital que, no essencial, visa otimizar a gestão de ocorrências no espaço público, permitindo aos munícipes reportar, de forma rápida, cómoda e eficaz, situações que careçam da intervenção dos serviços municipais, permitindo uma atuação, também ela, mais rápida e eficiente.
Será, ainda, apresentada uma Plataforma de Gestão Urbana Inteligente, que, para além do módulo de Gestão de Ocorrências utilizado pela App @Coimbra, integrará com todas as áreas de atuação do Município (Ambiente, Mobilidade e Transportes, Economia e Comércio, etc.).
No fundo, iremos apresentar ferramentas e soluções digitais inovadoras, adaptadas à necessidade de modernização administrativa dos serviços públicos e apoio à gestão e decisão operacional e de topo.
Para já, trata-se de uma apresentação interna, destinada aos dirigentes e aos trabalhadores do Município envolvidos, apenas para validação e recolha de contributos dos serviços municipais, mas, a breve trecho, todas estas novas ferramentas e soluções digitais, sobre as quais todas as Unidades Orgânicas do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital têm vindo trabalhar desde 2022, em estreita articulação com outras Unidades Orgânicas, designadamente o Gabinete de Comunicação e Marketing, o Departamento de Espaço Público, entre outros, e que serão apresentadas publicamente, sendo expectável que, muito em breve, possam ser disponibilizadas para utilização dos munícipes.
Termino desejando, a TODOS, um Feliz Natal e Votos de Boas Festas, na esperança de que iniciemos o próximo ano com alegria e confiança renovadas, até porque 2025 promete ser, ao nível da política nacional, um ano intenso e de muita incerteza. Ao nível da política internacional, desejo que possamos perspetivar, no horizonte próximo, um cessar-fogo que ponha o fim do conflito militar entre Rússia e a Ucrânia, esperando que os dois países consigam, finalmente, sentar-se à mesa das negociações e alcançar um acordo de paz que garanta mais estabilidade para a Europa, e para o mundo em geral e o mesmo venha a acontecer no conflito entre Israel e os países vizinhos.»