Intervenção na íntegra:
«Boa tarde a todos e a todas,
Permitam-me, antes de mais, cumprimentar todos os presentes e desejar que esta reunião contribua, como sempre, que Coimbra seja cada vez mais um território atrativo para quem cá vive, trabalha e nos visita. Nesta última reunião de Câmara do ano de 2024, a minha intervenção também será breve e informativa, inserindo-se assim no espírito tão próprio da época, que é simultaneamente de festa e de reflexão.
- Dia dos Bairros Comerciais Digitais e Projeto @Baixa Coimbra
No passado dia 11 de dezembro, Coimbra teve a honra de receber o Senhor Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, para assinalar o Dia dos Bairros Comerciais Digitais, um marco importante no contexto nacional e particularmente significativo para o nosso projeto.
Durante esta visita à área de intervenção e à Casa do Bairro, foi apresentada a todos a visão transformadora do projeto municipal @Baixa Coimbra, integrado no programa Bairros Comerciais Digitais. Este projeto, que abrange uma área de 24,5 hectares e envolve mais de 800 estabelecimentos comerciais, representa um investimento estratégico na modernização e revitalização da Baixa da cidade. Com um financiamento de 1,23 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência, o projeto integra inovação digital, como é exemplo a plataforma de venda online, mas não esquece a riqueza da tradição que define esta zona histórica.
Como o Sr. Presidente da Câmara muito bem descreveu durante a sessão realizada no Salão Nobre, este projeto “profundamente transformador” é uma oportunidade de devolver à Baixa de Coimbra a sua vitalidade comercial e social, num esforço de modernização que se conjuga com o repovoamento e o desenvolvimento económico. Na qualidade de Vereador da Economia, sinto-me profundamente comprometido com este projeto, e em particular com a sua vertente não digital, que contempla iniciativas concretas para tornar a Baixa mais atrativa, não apenas para os residentes, mas também para os visitantes.
O envolvimento da comunidade local tem sido notável, e destaco aqui o papel essencial desempenhado pela gestora do Bairro e pelos embaixadores de rua, que têm garantido a adesão voluntária e entusiástica dos comerciantes. Coimbra está a fazer história, colocando a Baixa no caminho do futuro, como um espaço dinâmico e economicamente sustentável.
- Dinâmica empresarial e reunião na LUFAPO
No dia 12 de dezembro, deu-se mais um exemplo de como por vezes das pequenas coisas surgem grandes oportunidades. Por força do dinamismo do tecido empresarial do nosso concelho e na sequência da iniciativa “Bom dia, negócios”, que iniciei este ano reunindo ao pequeno-almoço empresários de vários setores, realizou-se um encontro na LUFAPO que visou promover um diálogo direto e construtivo entre os empresários das indústrias culturais e criativas.
Registo com grande satisfação o impacto positivo desta iniciativa, que resultou na criação deste grupo informal de trabalho e que já tem a sua próxima reunião agendada para janeiro do próximo ano em Almalaguês, o que significa que vai continuar a trabalhar em conjunto.
Esta visita à LUFAPO revelou-se uma oportunidade ímpar para identificar sinergias, discutir parcerias e explorar soluções criativas para dar maior visibilidade às Indústrias Culturais e Criativas de Coimbra. A proposta de dinamizar a Baixa como palco central para eventos culturais e artísticos, incluindo feiras e outras iniciativas, é particularmente relevante e converge com o objetivo de revitalizar esta zona tão emblemática.
Este tipo de diálogo entre o Município e as empresas é fundamental para o crescimento sustentável do nosso concelho e inspira-nos a continuar a trabalhar com determinação em prol do desenvolvimento económico local.
- Videomapping “Noite de Luz” na Praça 8 de Maio
Por último, mas não menos importante, gostaria de convidar todos os presentes, e todos os cidadãos de Coimbra, a assistirem a pelo menos uma das 36 sessões do espetáculo imersivo de videomapping “Noite de Luz”, que irá transformar a Praça 8 de Maio numa tela de arte e magia de 20 a 23 de dezembro.
Serão 36 sessões gratuitas, com horários entre as 18h30 e as 22h30, numa produção de excelência da Vórtice Dance Company, especialmente para o Município de Coimbra e para esta lindíssima praça. Estou certo de que este momento vai encantar todas as gerações! É um espetáculo que combina tradição e inovação, e que se integra na estratégia do Município para dinamizar a Baixa e apoiar o comércio tradicional, incentivando as famílias a realizar as suas compras natalícias nos nossos estabelecimentos locais.
Esta é mais uma demonstração do compromisso do Município em promover experiências culturais de qualidade, ao mesmo tempo que reforça a atratividade da cidade e do concelho nesta época tão especial. Através destes exemplos, Coimbra está a inovar, a dialogar com os seus cidadãos e a construir soluções para o futuro, sem nunca esquecer a sua identidade e o seu legado. É com orgulho que continuamos a trabalhar por uma Coimbra mais moderna, inclusiva e atrativa para todos.
Termino esta intervenção desejando a todos um Santo e Feliz Natal junto das pessoas que mais amam e que 2025 seja um ano repleto de saúde, paz, alegria e conquistas, em especial para a nossa Coimbra!”»