Intervenção na íntegra:
«Trago a esta reunião de Câmara um breve resumo das atividades que realizámos ao longo dos últimos dias e que reforçam o posicionamento de Coimbra como um concelho ativo, atrativo e inovador, tanto no contexto nacional como internacional.
No passado dia 5 de novembro, no âmbito da presidência da área temática “Cultura e Animação” no Observatório Europeu dos Centros das Cidades, realizámos o segundo webinar, desta vez dedicado ao tema “A Cultura como Vetor de Atratividade nos Centros das Cidades Europeias”. Com mais de 50 participantes de diversas cidades europeias, esta sessão foi uma oportunidade valiosa para partilharmos as nossas estratégias de revitalização do centro histórico, com particular destaque para o projeto “Verão a 2 Tempos/ Festival Epicentro”.
Aproveitei a ocasião para destacar o impacto positivo que estas iniciativas trazem para a Baixa de Coimbra, transformando-a num palco vibrante e inclusivo, bem como o papel da cultura na dinamização urbana e na atração de novos negócios.
Como única cidade portuguesa com uma posição de liderança no Observatório Europeu, Coimbra copreside àquela área temática em colaboração com Ptuj, na Eslovénia. Este compromisso com o desenvolvimento cultural e sustentável do centro histórico é algo que nos orgulha e nos impulsiona a continuar a implementar estratégias inovadoras. Reafirmamos a convicção que investir na cultura é garantir um futuro mais dinâmico para o centro da cidade, atraindo assim novos residentes, visitantes e investidores.
Participámos também na Feira de Emprego UC e AAC 2024, organizada pela Universidade de Coimbra e pela Associação Académica de Coimbra, nos dias 6 e 7 de novembro no Estádio Universitário. Esta iniciativa é de enorme importância, promovendo o contacto direto dos nossos estudantes com 105 empresas (multinacionais, nacionais e regionais) e oferecendo-lhes orientação para a transição para o mercado de trabalho. É nosso papel assegurar que Coimbra continua a ser um lugar de oportunidades para os jovens, o local certo para trabalhar, investir e viver, como tive oportunidade de realçar na apresentação que fiz no segundo dia da que constitui a maior feira de emprego da região Centro.
Entre os dias 4 e 8 de novembro, Coimbra foi palco da 20ª edição da European Space Weather Week, um evento de prestígio internacional que reuniu mais de 600 participantes de várias partes do mundo e foi pela primeira vez realizado em Portugal. Tivemos o privilégio de acolher este evento de escala mundial no Convento de São Francisco, num momento de celebração da ciência e da inovação. O estudo do clima espacial é hoje uma área crucial, e como destaquei na sessão de abertura em que participei em representação do Sr. Presidente, Coimbra está focada em novas tecnologias e em novas oportunidades de investimento, fortalecendo assim a sua posição como um ponto de referência para o desenvolvimento de setores estratégicos (como o cluster emergente “Space”, que foi amplamente debatido e destacado no passado mês no Coimbra Invest Summit´2024).
Quero ainda fazer uma referência especial ao andamento do projeto @Baixa Coimbra da linha de financiamento do PRR “Bairros Comerciais Digitais”. Temos a nossa gestora do Bairro a trabalhar em pleno há quase dois meses e apraz-me registar que já conseguimos a adesão de mais de uma centena de comerciantes ao Marketplace: são exatamente 107 ao dia de hoje. Esta adesão é essencial para o sucesso deste projeto e um marco que nos deixa muito satisfeitos, mas ainda há um longo caminho a fazer, pelo que apelo a todos os comerciantes da nossa Baixa para que se juntem a este projeto transformador.
Acreditamos que a digitalização dos negócios será fundamental para o crescimento económico do concelho de Coimbra, e por isso, iniciámos, no passado sábado, as ações de formação previstas no projeto, sendo a primeira dedicada ao marketing digital e gestão de redes sociais. Esta ação conta com 20 formandos, tendo o objetivo de fortalecer o comércio local e aumentar a sua competitividade. No mês de dezembro terá início outra ação de formação (Social Media). Estamos a capacitar os nossos comerciantes para fazer acontecer esta transformação, devendo ainda destacar-se que o plano de comunicação e divulgação deste projeto está a decorrer, igualmente com o forte envolvimento e compromisso dos embaixadores de rua.
Mesmo para terminar, uma breve nota de celebração: a “Ourivesaria Costa”, a mais antiga de Coimbra, completa hoje 88 anos de atividade. Localizada na Rua Ferreira Borges desde 1936, na nossa Baixa, este estabelecimento comercial constitui um ícone e um exemplo de tradição e dedicação ao cliente, tendo sido reconhecida pelo nosso Executivo como entidade de interesse histórico e cultural e uma loja com história. Aos seus responsáveis, a nossa saudação e o desejo que continuem a ser uma referência para Coimbra e todos os seus visitantes.»