Intervenção inicial do presidente José Manuel Silva | Reunião de Câmara, 11 de novembro de 2024

 

Intervenção na íntegra:

 

«Neste período antes da ordem do dia tenho muito para dizer, mas o mais sensível é mesmo prestar a minha homenagem, pessoal e institucional, e a minha profunda tristeza pela morte de Teresa Alegre Portugal, uma figura referencial de Coimbra e uma grande mulher, com uma incessante intervenção política, cívica, social e cultural, tendo sido vereadora da Cultura e membro do Conselho Municipal da Cultura. Não me alongando mais, associo-me à intervenção e à proposta que vai ser realizada pelo Partido Socialista.

 

Visitámos as novas instalações da PwC, instalada na Torre Arnado. É a terceira multinacional que se instalou neste icónico edifício da Baixa de Coimbra. São já mais de 300 jovens talentos a trabalharem neste local. Este é o caminho do crescimento para Coimbra. Estamos a cumprir a nossa principal promessa eleitoral e o mais importante para transformar o concelho, criar postos de trabalho, unir e desenvolver Coimbra.

 

Uma nota sobre as Festas de Natal e de fim de ano e os seus excelentes programas. Queremos Coimbra uma cidade cosmopolita, alegre, culta, feliz e festiva, com mais capacidade para atrair residentes de todas as idades. É um fator muito importante para a dinâmica cultural, social e económica do concelho de Coimbra.

 

Estive presente na inauguração das novas e excelentes instalações da Filarmónica União Taveirense, com apoio da Coimbramaisfuturo e da Câmara Municipal de Coimbra. A FUT, Taveiro, Coimbra e a Cultura estão mais ricas com esta extraordinária sala de ensaios e de concertos, onde vale a pena ir! Parabéns à FUT.

 

A Câmara Municipal de Coimbra concretizou a escritura de compra e venda de dois imóveis no “Quarteirão das Nogueiras”, na Baixa de Coimbra, um na Rua João Cabreira e um outro na Rua da Nogueira, por um total de 609.187,50 euros, o que vai permitir criar um quarteirão de residências universitárias na Baixa de Coimbra, uma das modificações estruturais da Baixa que preconizámos no nosso programa eleitoral.

 

Começou já a recuperação do COLUMBÁRIO MUNICIPAL do CEMITÉRIO da CONCHADA, consignada por mais de 1M€. O columbário encontra-se em elevado estado de degradação e a obra é de grande sensibilidade, por se tratar de um edifício que faz parte de um conjunto em vias de classificação, o Cemitério da Conchada. Trata-se da reposição da dignidade de um columbário que estava em sérios riscos e sem qualquer dignidade para acolher as pessoas nele recebidas; uma obra que já era urgente há mais de 10 anos.

 

O FILME PROMOCIONAL DE COIMBRA “𝗖𝗼𝗶𝗺𝗯𝗿𝗮, 𝘁𝗵𝗲 𝗿𝗶𝗴𝗵𝘁 𝗽𝗹𝗮𝗰𝗲” conquistou o PRIMEIRO PRÉMIO na 17ª Edição do 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗔𝗥𝗧&𝗧𝗨𝗥 2024, um Festival Internacional de Cinema de Turismo, na categoria Destinos Turísticos. Este prémio reforça “a importância da estratégia de turismo que o Município tem estado a implementar, contribuindo para aumentar o reconhecimento de Coimbra como destino turístico”. Estamos mesmo no bom caminho.

 

O MURAL “unidos venceremos”, na Baixa de Coimbra, ao fundo das escadas do gato, com uma excelente perspetiva a partir da Portagem, homenageia os 50 anos do 25 de Abril, o Fado de Coimbra e três dos seus maiores cultores, Adriano Correia de Oliveira, António Portugal e Rui Pato. Coimbra está cada vez mais bela. Foi uma parceria entre o Turismo de Portugal, o Coletivo ‘Ruído’, a Câmara Municipal de Coimbra e a AHRESP.

 

Começa esta semana o XXX Festival Caminhos Cinema Português, que decorre em vários locais da cidade de 16 a 23 de Novembro. Vale a pena descobrir a extraordinária programação e não faltar! É o maior festival de cinema português do mundo! Espero que Coimbra adira em peso ao festival, com a sua presença.

 

Abriu um RESTAURANTE UCRANIANO, o RYNOK, no Mercado D. Pedro V, com excelentes sabores tradicionais da Ucrânia. É uma excelente forma de mostrarmos a nossa solidariedade com este país martirizado.

 

Financiada pela PRR, vai ser hoje deliberada a adjudicação da Empreitada “Escola Básica Eugénio de Castro – Beneficiação e Requalificação” à empresa Construtora San Jose, SA, no valor de 9,9 M€ + IVA, com um prazo de execução de 540 dias. Esta intervenção visa a reabilitação geral do edificado, fruto sobretudo da falta de manutenção ao longo dos 52 anos de vida da escola. É uma obra de fundo numa escola emblemática, que bem ilustra a nossa paixão pela educação.

 

Também a Escola Básica de Casais de Vera Cruz, localizada na UF de São Martinho de Árvore e Lamarosa, necessita de uma reabilitação geral do edificado. A obra irá ser adjudicada à empresa – Irmãos Lopes & Cardoso, Lda., pelo valor de 125 mil euros + IVA, e com um prazo de execução de 150 dias.

 

A versão final do “Regulamento Municipal de Concessão de Benefícios Sociais e Incentivo ao Voluntariado nos Bombeiros Voluntários do Concelho de Coimbra” vai ser hoje debatida. Este documento, que vai ter ainda de ser aprovado em Assembleia Municipal, pretende ser um instrumento de reconhecimento, de proteção e fomento do exercício de uma atividade com especial relevância para a comunidade, em regime de voluntariado. Era uma ambição de muitos anos dos nossos voluntários, que finalmente vai ser cumprida. O documento prevê um significativo conjunto de apoios e isenções.

 

Também a versão final do Regulamento Municipal dos Campos de Férias vai ser hoje votada. Os campos de férias destinam-se a crianças e jovens, residentes no concelho, com idades compreendidas entre os seis e os 18 anos, e procuram promover a ocupação de tempos livres das crianças e dos jovens. O regulamento procura que todos os encarregados de educação ou representantes legais com crianças e jovens que frequentem os estabelecimentos escolares da rede pública do Município estejam informados sobre as normas e regras de funcionamento dos campos de férias.

 

Depois de dois anos sem aumentarmos o quadro de pessoal, este ano propomos um aumento de 34 novos postos de trabalho, todos eles devidamente fundamentados. Os serviços pedem-nos insistentemente este reforço, devido à atual sobrecarga de trabalho, fruto do desenvolvimento de numerosos projetos, da maior rapidez de resposta aos munícipes e aos empresários, do incremento das solicitações internas e externas e do aumento de propostas de investimento. Já aqui informámos que só o DEEM tinha entre mãos projetos no valor de cerca de 222 milhões de euros, um sinal de que estamos no caminho certo.

 

«Para melhor explicar esta necessidade adicional de recursos humanos, nomeadamente técnicos superiores, justifica-se informar o número de emails que entram diariamente na Câmara Municipal de Coimbra, do exterior, ou seja, sem contar com os emails de circulação interna, entre serviços.

 

Pois bem, são recebidos diariamente na Câmara de Coimbra uma média de 5559 emails, 365 dias por ano, ou seja, mais de dois milhões de emails por ano. É um indicador brutal e importante do atual nível de trabalho nesta casa e do porquê dos seus dirigentes trabalharem invariavelmente noite adentro.

 

Há dias em que são recebidos mais de 8000 emails, sendo a média durante o fim de semana um pouco mais baixa. Trabalhar e responder a toda esta informação é uma tarefa gigantesca.

 

Acelerar a Câmara, como estamos a fazer, com resultados muito positivos e cada vez mais evidentes, tem o inevitável efeito de exponenciar a carga de trabalho e o número de comunicações externas e internas.

 

Precisamos destes trabalhadores adicionais para a Câmara responder cada vez mais rapidamente a todas estas solicitações, para que a CMC seja uma verdadeira locomotiva do desenvolvimento de Coimbra.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×