Intervenção na íntegra:
« 1. Assinatura de 2 Protocolos no âmbito do Projeto “A Câmara perto de Si” | 12 de outubro de 2024
Foram inaugurados no sábado passado, dia 12 de outubro, os postos de atendimento da União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão e da Junta de Freguesia (JF) Torres do Mondego, criados no âmbito do projeto “A Câmara Perto de Si”.
Para o efeito foram assinados os protocolos de cooperação entre a Câmara Municipal (CM) de Coimbra e as respetivas freguesias. A assinatura do protocolo ocorreu nas respetivas sedes, com a presença de membros das autarquias e do público. Foram apresentados os meios disponíveis para aceder aos serviços do município de forma descentralizada. Este momento marcou uma nova fase deste projeto experimental, que aproxima os serviços municipais disponibilizados online da população destas freguesias, que, assim, e com ajuda dos seus trabalhadores, podem tratar dos seus assuntos sem perder tempo em viagens e filas de espera.
É de realçar que, mais do que uma cerimónia, este momento marcou o início da fase de experimentação nestas duas freguesias-piloto do Projeto “A Câmara Perto de Si”, que é coordenado pelo LMx|Coimbra – Laboratório Municipal de Experimentação, núcleo da Divisão de Modernização Administrativa do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital da CM de Coimbra. O objetivo deste projeto experimental consiste em aproximar o Município dos cidadãos e das empresas, recorrendo à plataforma Serviços Online do Município de Coimbra e ao conhecimento alargado, e privilegiado, que as Juntas de Freguesia possuem relativamente à realidade dos respetivos territórios. É, por enquanto, um Projeto Experimental porque, antes de aplicarmos o modelo em todo o Município, convém que seja previamente testado (nas referidas freguesias-piloto), para avaliar da sua utilidade e funcionalidade prática.
Assim, nas já mencionadas Juntas de Freguesia, foram instalados postos de atendimento, com os meios informáticos necessários (cedidos pelo Município), para que a população possa, sem sair da sua localidade e com a ajuda dos trabalhadores destas freguesias (que foram devidamente capacitados para o efeito), tratar dos assuntos cujo tratamento depende da Câmara Municipal.
Este projeto, na verdade, acrescenta qualidade de vida à população, poupando-lhe tempo e dinheiro no tratamento dos seus assuntos, tendo também uma vertente social, pois torna possível aos munícipes com menos recursos, e menos competências digitais, usufruir, gratuitamente, deste novo serviço. É um projeto experimental, que se pretende que seja implementado de forma faseado. Após a fase de experimentação, será efetuada a reavaliação do projeto e, caso se revele necessário, serão introduzidas melhorias. O objetivo é que o projeto seja estendido progressivamente às restantes freguesias do concelho. A título de curiosidade referira-se que o Centro de Inovação para o Setor Público, em reuniões de trabalho havidas com o LMx|Coimbra, considerou inovadora esta abordagem de serviço e informação à população. Estou em crer que é um projeto de grande utilidade pública e com “pernas para andar”.
2. Coimbra Região Gastronómica | 23 e 25 de novembro
Informo também que o Convento São Francisco vai acolher, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, o “Coimbra Região Gastronómica”, um evento gastronómico diferenciador, que está a ser organizado com o apoio logístico da Câmara Municipal de Coimbra (cuja responsabilidade consiste em ceder o espaço e apoiar na divulgação), em parceria com a o Restaurante Cordel Maneirista, a Portugal Green Travel e a empresa Navega Vale, sendo de referir também o apoio institucional da CIM-Região de Coimbra e da iniciativa Coimbra Mais Futuro. O evento reunirá chefs de renome, reconhecidos pelos seu talento e trabalho, produtores locais, especialistas em gastronomia e amantes da culinária, para uma experiência única, que conjuga sabores e saberes. No âmbito deste projeto inovador, serão dinamizadas ações e atividades destinadas a promover a gastronomia e o enoturismo da região de Coimbra, bem como os nossos produtos endógenos e produtores locais, nomeadamente degustações, provas de vinho, masterclasses e workshops. Estamos a falar de um evento de grande alcance, que vai reunir cerca de 50 chefs e escansões de renome e associar mais de 100 empresas. Este evento tem enquadramento na nossa Estratégia Municipal de Turismo. Será, sem dúvida, o maior evento de gastronomia já alguma vez realizado em Coimbra e o objetivo é afirmar o nosso território como destino gastronómico, atrair visitantes, e “conquistar (literalmente) pela boca”.
3. Balanço do Programa de Verão’24 no Museu Municipal de Coimbra
Aproveitando esta ocasião, e porque é justo que o faça, entendo oportuno trazer a esta Câmara o resultado das atividades de verão do Serviço Educativo do Museu Municipal: Em 43 dias de atividades dedicadas, o Museu Municipal de Coimbra recebeu mais de 1500 participantes, entre os 3 e os 14 anos. O enfoque destas oficinas foram os nossos núcleos museológicos, os seus acervos e curiosidades, a arte, a envolvente e a história da cidade. Num profundo respeito pela partilha de conhecimento destas matérias, e beneficiando da boa energia que caracteriza toda a equipa que trabalha na Divisão de Museologia, foram dinamizadas diversas atividades e abordados importantes temas da atualidade, como a inclusão, a cidadania e as questões de género. Às instituições já fidelizadas, que recorrem habitualmente aos nossos serviços educativos, somámos novas, e criámos sinergias de futuro! A expressão do sucesso deste nosso programa refletiu-se nas avaliações imediatas dos grupos e dos profissionais que os acompanharam e nas subsequentes marcações que continuamos a receber, agora com a programação letiva para o ano 2024/2025. Recordo que o trabalho com as crianças e jovens, em contexto de museus, é fundamental para a formação de cidadãos conscientes, tolerantes e culturalmente mais enriquecidos. Ao proporcionar experiências educativas e interativas, os museus tornam-se também espaços de partilha e aprendizagem ativa, onde os mais novos podem explorar o passado, compreender o presente e projetar o futuro, desenvolver o pensamento crítico e a criatividade, características que são afinal tão importantes para estimular a curiosidade, a sensibilidade e desenvolver o sentido de cidadania e pertença. Quero, por isso, deixar um agradecimento especial à Dra Elisabete Carvalho e a toda a equipa de Divisão de Museologia, que tem feito realmente um trabalho notável pela promoção e valorização da cultura junto das nossas crianças e jovens, que são a garantia de um futuro melhor.»