Intervenção na íntegra:
«Permitam-me começar esta intervenção fazendo um balanço sobre o Coimbra Invest Summit 2024 (Coimbra IS), um evento que tem vindo a consolidar-se como uma referência no panorama nacional e internacional em matéria de empreendedorismo e investimento. Esta segunda edição foi marcada pela presença de cerca de 1000 participantes, 50 empresas e 30 startups, além dos 25 oradores de renome que enriqueceram o debate e as reflexões sobre o futuro do desenvolvimento económico da nossa cidade.
Destaco ainda o momento de reconhecimento do mérito empresarial que contou com a homenagem a 167 empresas e a presença de 270 pessoas na respetiva Gala. Foi também nesta ocasião que lançámos a Rede de Embaixadores de Coimbra (com cerca de duas dezenas e meia de personalidades, comprometidas e entusiastas de Coimbra, com proveniência multidisciplinar e oriundas de diferentes áreas profissionais, que serão convidadas a promover Coimbra pelo Mundo) e apresentámos o kit “Coimbra, the right place to be” que é composto por alguns objetos simbólicos e distintos de Coimbra (que inclui, naturalmente, um pano de Almalaguês), bem como um conjunto de informação sobre o concelho como vídeos, fotos, brochura de investimento, etc., a disponibilizar aos Embaixadores e a representantes do Município em missões no exterior. Foi também realizada, pela primeira vez, uma Cimeira Diplomática que contou com representantes de 12 países, um passo fundamental para posicionar Coimbra como um destino de excelência para investimento e cooperação global. Na sessão de encerramento, o Sr. Presidente da Câmara anunciou o Turismo como o próximo cluster empresarial a integrar o evento em 2025. Esta é uma decisão estratégica que visa valorizar o património histórico, cultural e gastronómico da cidade, elementos que são diferenciadores e críticos para a competitividade de Coimbra. Vamos trabalhar de perto com os nossos parceiros para garantir que a terceira edição do Coimbra IS seja ainda mais impactante!
De igual forma, no âmbito deste evento, celebrámos o 10º aniversário do ESA BIC e acolhemos uma parceria estratégica entre a Unidade Local de Saúde de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes, que visa fomentar o desenvolvimento de dispositivos médicos e assim fomentar a inovação no setor da saúde. A nossa ambição é clara: queremos que Coimbra seja uma referência internacional em inovação tecnológica e no cluster da Saúde, e que o nosso ecossistema seja cada vez mais robusto e competitivo.
Finalmente, gostaria de destacar o primeiro momento do Coimbra IS que foi a realização da sétima reunião do Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra (CEMDC), que contou com a presença de 34 conselheiros e onde se debateu a temática do investimento no concelho. Tivemos a honra de ouvir intervenções importantes da Accenture, uma multinacional líder global no setor da consultoria que se instalou em Coimbra no início de 2023 e está em expansão visível na criação de 160 empregos, e da GesMo, que reiterou o seu compromisso de crescimento no nosso território. Esta reunião reforçou a nossa estratégia de posicionar Coimbra como um polo de atratividade para empresas e investimento, sustentada pelas sinergias entre o Município, as instituições de ensino e os agentes económicos locais.
Seguindo para um tema que me é particularmente caro, gostaria de informar que estão abertas as candidaturas para o Prémio de Empreendedorismo Feminino da Câmara Municipal de Coimbra, um projeto que lancei para distinguir e incentivar o talento feminino no nosso concelho. As candidaturas podem ser submetidas até 8 de novembro, nos serviços online da Câmara Municipal, e os resultados serão anunciados no Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, a 19 de novembro. Este prémio representa um passo significativo no reconhecimento do papel muito relevante das mulheres empreendedoras para o dinamismo e inovação do tecido económico de Coimbra.
Quero ainda dar-vos conta que, na semana passada, estive em Braga para participar na mesa redonda “Attracting and retaining technological talent: challenges for cities”, no âmbito da terceira edição da Pycon Portugal (uma conferência que ocorre em todo o mundo, centrada na linguagem de programação Python, que é utilizada por muitas empresas de topo mundial, assim como na investigação científica por inúmeras universidades, e que no nosso país tem contado sempre com a presença de cerca de 200 developers, maioritariamente estrangeiros). Na sessão que abriu esta conferência, tive a oportunidade de debater com representantes dos outros dois municípios que já foram anfitriões desta conferência (Porto e Braga) os desafios da atração e retenção de talento tecnológico e de reafirmar que Coimbra se distingue pela qualidade de vida que oferece, pelo ambiente académico vibrante e pela aposta contínua em inovação, como ficou claro com a criação do Centro TUMO e a nossa aposta estratégica nos clusters Tech e Health. Estas são áreas onde Coimbra pode e deve ser líder, atraindo investimento e desenvolvendo um ecossistema que promova a criação de emprego e o crescimento económico.
Devo igualmente referir que decorreu na passada semana na Câmara Municipal de Coimbra uma sessão de apresentação do Sistema de Incentivos de Base Territorial (SIBT) promovida pela CIM-RC. Neste momento, até final do mês de novembro, está aberta a submissão de candidaturas a este sistema de incentivos para micro e pequenas empresas dos sectores da indústria transformadora e do turismo, que visa apoiar operações de investimento de pequena dimensão para criação, expansão ou modernização da sua atividade, sendo assim fundamental para diversificar a base produtiva de Coimbra e fomentar a criação de emprego.
Por fim, gostaria de assinalar que completámos na sexta-feira três anos de mandato, marcados por conquistas visíveis que refletem a determinação e o trabalho desenvolvidos pelo nosso Executivo. Desde a recuperação demográfica, até à aceleração da execução de projetos como a Via Rápida para o Investimento, a nova estratégia de desenvolvimento do iParque, a revitalização da Baixa de Coimbra ou a abertura e ligação estreita com o ecossistema empreendedor de Coimbra, e muitas outras evidências, ilustram como temos prosseguido a missão de posicionar o concelho num patamar de competitividade e inovação cada vez mais elevado.
O nosso compromisso é claro: Coimbra é e continuará a ser uma locomotiva de crescimento, promovendo o empreendedorismo e atraindo investimento que melhore a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Continuaremos, com todos os nossos parceiros e com a comunidade, este caminho de progresso e afirmação de Coimbra como um verdadeiro polo de desenvolvimento económico e social no contexto nacional!»