Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 7 de outubro de 2024

 

Intervenção na íntegra:

 

«Apresento hoje três temas de enorme relevância para o nosso Município e que colocam Coimbra em destaque no panorama nacional e internacional. São iniciativas distintas, que reforçam o nosso compromisso com o desenvolvimento económico, a inovação e a promoção de uma cidade mais inclusiva e sustentável.

 

Em primeiro lugar, gostaria de felicitar o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) pelo Projeto LUFAPO Hub – Creative Entrepreneurship for the New European Bauhaus, que recebeu o 1.º Prémio Nacional (entre 60 candidaturas) na categoria de Empreendedorismo Responsável e Inclusivo dos European Enterprise Promotion Awards 2024, uma iniciativa da Comissão Europeia, alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2030 e coordenada, em Portugal, pelo IAPMEI. Este é assim um reconhecimento merecido pelo compromisso deste projeto com a criatividade, inclusão e responsabilidade no empreendedorismo, com o objetivo de tornar Coimbra uma cidade mais sustentável, inclusiva e bela.

 

A presente distinção destaca a importância de uma iniciativa que soube unir o património de uma marca com raízes históricas profundas na nossa cidade ao espírito inovador do movimento New European Bauhaus. É notável como este projeto conseguiu revitalizar uma marca que faz parte da nossa memória coletiva, transformando-a num motor de desenvolvimento para as indústrias criativas e para a incubação e aceleração de ideias inovadoras nas áreas artísticas, artesanais e criativas. O CTCV é um parceiro institucional da Câmara Municipal de Coimbra e membro do Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra, pelo que o felicitamos vivamente a e a todos os envolvidos neste projeto, que coloca Coimbra na vanguarda das boas práticas de promoção empresarial!

 

Em segundo lugar, apraz-me salientar a Conferência People-Centered 2024, realizada no dia 1 de outubro, que foi criada por um grupo de voluntárias em colaboração com as embaixadoras de Coimbra da comunidade Geek Girls Portugal (a primeira comunidade criada para juntar mulheres na área tecnológica) e outros parceiros. Esta conferência inovadora debateu “O Poder do Bem-Estar na Transformação Organizacional” e estive presente na sessão de encerramento, onde realcei a importância do bem-estar no ambiente de trabalho e, naturalmente, posicionei Coimbra como o palco ideal para eventos desta natureza, normalmente concentrados em outras geografias (nomeadamente Lisboa e Porto).

 

É motivo de grande orgulho para nós ver Coimbra constituir-se como um centro de discussão e inovação numa área tão relevante como a gestão de pessoas, atraindo profissionais de várias partes do país. A Câmara Municipal de Coimbra teve a honra de ser coorganizadora deste evento, que contou com cerca de 200 participantes entre líderes, gestores e profissionais de diversas áreas, e não só trouxe novas perspetivas e ideias, mas também reforçou o papel de Coimbra como promotora de bem-estar, inclusão e inovação nas suas empresas e instituições.

 

Finalmente, não posso deixar de dar especial destaque ao Coimbra Invest Summit, um evento de grande importância que terá lugar nos dias 9,10 e 11 de outubro no Convento São Francisco. Esta iniciativa constitui um eixo fundamental no desiderato de colocar Coimbra no radar dos investidores e de afirmação da excelência do seu ecossistema empreendedor, conhecendo agora a sua segunda edição, após mais de 30 anos sem um evento desta dimensão dedicado às empresas do nosso concelho. É uma oportunidade única para unir empresas, instituições de ensino superior, centros de investigação e todos os atores do ecossistema, com o objetivo de afirmar Coimbra no cenário nacional e internacional. Vamos debater a tecnologia, o acesso ao financiamento, o cluster emergente Espaço e, claro, a Saúde, um setor onde Coimbra já se destaca nacional e internacionalmente. Este evento será ainda enriquecido com uma cimeira diplomática, que transmitirá a nossa mensagem a representantes de 14 países, fortalecendo assim as relações internacionais e o potencial de investimento no nosso concelho.

 

Neste momento o Coimbra Invest Summit conta com mais de 1200 inscritos, existindo lista de espera para participantes, tendo em consideração a limitação do espaço. Serão 25 oradores, 50 empresas e instituições, cerca de 30 start-ups, além de um momento de justo reconhecimento a 167 empresas do concelho.

 

Convido tod@s a participarem no Coimbra Invest Summit, em particular os Senhores Vereadores que já receberam o respetivo convite, e a fazerem parte desta jornada de crescimento e transformação de Coimbra. Vamos juntos afirmar que este é, sem dúvida, o lugar certo para viver, trabalhar e investir!»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×