Intervenção na íntegra:
«Vou iniciar a minha intervenção de hoje com uma referência ao arranque da iniciativa “Bom Dia, Negócios”, que teve o seu primeiro encontro no passado dia 18 de setembro. Este ciclo de conversas pretende fomentar o diálogo e a partilha de experiências entre empresários de diversos setores, num ambiente informal. Na primeira sessão, tive a oportunidade de reunir com cinco empresários do setor alimentar e de bebidas. Juntos, abordámos os desafios que enfrentam e as oportunidades que podemos explorar em conjunto para fomentar o desenvolvimento económico local. É uma iniciativa que vamos manter de forma regular, com o próximo encontro já agendado para novembro, dedicado às indústrias culturais e criativas. O nosso compromisso é claro: ouvir os agentes criadores de riqueza e de emprego e trabalhar a seu lado para criar um ambiente propício ao crescimento e à inovação no nosso concelho.
Quero também aproveitar este momento para fazer um balanço – francamente positivo – das seis hastas públicas realizadas desde 2022 para a atribuição de locais de venda no Mercado Municipal D. Pedro V, nas quais foram concessionadas 50 lojas e 20 bancas [(Na primeira, em março de 2022, foram concessionados 21 espaços (12 lojas e 9 bancas), na segunda, em novembro de 2022, outros 11 (9 lojas e duas bancas), na terceira, em abril de 2023, 15 (13 lojas e duas bancas), na quarta, em novembro de 2023, oito lojas; na quinta, em abril deste ano, 11 (cinco lojas e seis bancas), e em setembro, 3 lojas e uma banca)]. No dia 11 de setembro, todas as lojas destinadas a atividades diversas foram concessionadas, consolidando o nosso objetivo de revitalizar este espaço tão importante para Coimbra. Este foi um passo importante no processo de ocupação plena do mercado, embora reconheçamos que há ainda trabalho a fazer no que respeita às lojas destinadas ao comércio de peixe congelado e às bancas de produtos hortícolas e peixe fresco. Continuaremos a avaliar possíveis soluções para maximizar a utilização desses espaços, incluindo a sua reconversão ou adaptação para outros fins. Acreditamos que o Mercado Municipal D. Pedro V é, cada vez mais, não só um polo económico, mas também um ponto de referência cultural, capaz de atrair tanto os nossos munícipes como os visitantes.
Por outro lado, registo, com enorme satisfação, o arranque da primeira formação PRO_MOV, em Coimbra, no dia 26 do presente mês. O projeto PRO_MOV by Reskilling 4 Employment (R4E) foi apresentado e debatido na 1.ª reunião de 2024 do Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra, que teve lugar, nas instalações do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), na Pedrulha. Esta iniciativa foi concebida pela European Round Table for Industry (ERT), um fórum europeu de executivos cuja missão passa pela promoção da competitividade e da prosperidade na Europa, promovendo a formação de profissionais para os empregos de futuro através da requalificação e integração no mercado de trabalho. O PRO_MOV, que teve início em 2021, é liderado pela Sonae, em colaboração com a Nestlé e a SAP, e é desenvolvido em parceria com o setor público, através do IEFP e em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Em Portugal, engloba 89 empresas e sete laboratórios: Digital, Green Jobs, Indústria, Agricultura, Vendas, Business Intelligence e Saúde. No nosso concelho, será precisamente neste último laboratório – o da Saúde – que irá ocorrer a formação de Auxiliar de Ação Médica, cujas vagas para Formação Prática em Contexto de Trabalho vão ser disponibilizadas por um conjunto de parceiros, com liderança da CUF.
Por fim, uma breve nota sobre a Casa do Bairro, inaugurada no dia 16 de setembro, no coração da Baixa de Coimbra, sobre a qual o Sr. Vice-Presidente falará em detalhe. Após a concorrida apresentação pública, que ocorreu no dia 20 de junho no Salão Nobre da Câmara Municipal, esta foi mais uma etapa muito relevante e simbólica do projeto @Baixa Coimbra (Bairros Comerciais Digitais), que visa modernizar e revitalizar o comércio local através da transformação digital. Em conjunto com a gestora do Bairro que também foi apresentada na ocasião, e o apoio e envolvimento dos 20 Embaixadores de Rua, assim como de todos os comerciantes, estamos confiantes que a nossa Baixa dará um salto qualitativo, combinando a tradição com a inovação, que irá tornar esta zona comercial mais dinâmica e atrativa! Continuamos a trabalhar para fazer de Coimbra um município mais dinâmico, inclusivo e preparado para os desafios futuros, sempre com um forte sentido de compromisso com os nossos empresários, comerciantes e munícipes.»