Intervenção inicial da vereadora Ana Bastos | Reunião de Câmara, 23 de setembro de 2024

 

Intervenção na íntegra:

 

«Semana europeia da mobilidade

 

Decorreu ao longo da última semana, a Semana europeia da mobilidade uma iniciativa da Comissão Europeia iniciada em 2002, depois 2 edições do dia sem carros. Em Portugal a iniciativa é promovida pela APA em estreita colaboração com as Autarquias locais.

 

O Município de Coimbra tem aderido de forma intermitente, mas desde que este executivo assumiu funções temo-lo feito continuamente, aproveitando a oportunidade para sensibilizar a população para a necessidade de se alterarem comportamentos nas formas de deslocação, em prol de um ambiente urbano cada vez mais sustentável nos seus 3 pilares fundamentais: económico, social e ambiental.

 

Coimbra associou-se às 91 localidades portuguesas que aderiram à iniciativa, e às 1696 cidades de 42 países 

 

A edição deste ano, teve como tema central “Espaço Público Partilhado” mantendo-o o slogan “Combina e Move-te”. Coimbra respondeu  com um programa alargado, diversificado e inclusivo.

 

As atividades iniciaram-se no passado Sábado com a apresentação e divulgação do arranque do transporte flexível em Cernache, num momento de participação publica.

 

No domingo em Coorganização com a “Coimbr’a Pedal” e  com a “Solum 15”, numa iniciativa da KIDICAL MASS pedalou-se num circuito  com cerca de 6km de extensão, e que ligou as várias escolas entre a Solum e o Bairro N. Matos. Uma ação devidamente acompanhada pela Polícia Municipal e que envolveu mais de 50 participantes, muitas delas crianças, permitiu comprovar que é possível pedalar em segurança, mesmo nas zonas em obras do Sist. Mobilidade do Mondego.

 

A 2ª feira foi dedicada aos estudos piloto materializados no âmbito de projetos de investigação em curso e onde a CMC se integra como parceiro.

 

Nesse dia arrancou o piloto do transporte flexível em Cernache, integrado no projeto europeu SUM (SEAMLESS SHARED URBAN MOBILITY”), em colaboração com os SMTUC. O momento foi sinalizado no Interface de Casconha, com a presença do Sr. Presidente da Junta de Cernache.

 

No mesmo dia, numa ação de apresentação e discussão publica, foi apresentado o estudo piloto de Medidas De Acalmia De Tráfego aplicado à rua Maria Vitória Bourbon Bobone na Quinta Da Portela e que decorreu durante uma semana. Trata-se de um projeto piloto integrado num projeto de investigação Impact, em parceria com a UC e a UMinho e que procuram apoiar a investigação aplicada na área da segurança rodoviária. A iniciativa, solicitada pela associação de moradores, contou com o apoio gracioso das empresas Floema e LPR, as quais disponibilizaram mobiliário urbano para a formalização de um parklet que serviu de extensão ao jardim infantil aí existente. Durante a semana a UM recolheu uma série de indicadores de desempenho, os quais serão complementados por um inquérito antes e depois, para avaliação dos impactes reais das medidas.

 

A 3ª feira foi dedicada à CONFERÊNCIA “Espaço Público Partilhado – O Desafio”, que integrou 4 painéis de excelência, envolvendo políticos, academia, entidades e técnicos municipais:

 

  1. Foi uma oportunidade para apresentar e discutir o futuro do Sistema Intermodal de transporte da Região de Coimbra, numa ótica de complementaridade e intermodalidade.
  2. Foi apresentada a participação da CM Coimbra em 3 projetos investigação e onde potencia o desenvolvimento de investigação aplicada em estreita colaboração com a academia.
  3. No painel dedicado ao espaço público foi dada particular enfase à transformação de estradas em ruas e à criação de Zonas 30 e ZRC
  4. O último painel foi dedicado à apresentação dos grandes planos e projetos em desenvolvimento na CMC.

 

Foi um dia extremamente rico em conteúdos e de onde ressaltou a relevância da participação publica precoce e dos projetos integrarem as diferentes dimensões, mediante a constituição de equipas multidisciplinares.

 

Na 4ª feira vistamos as obras do SMM/coorganizado com a MM. A visita que foi dividida em 2 partes, iniciou-se comum percurso a pé, onde se deu a perceber a complexidade das obras em curso, dado o emaranhado de infraestruturas subterrâneas não cadastradas e que diariamente tornam as frentes de obra num autêntico desafio de articulação entre entidades.

 

A vista terminou numa visita ao PMO (Parque de Material e Oficinas) em Sobral de Ceira numa vista que envolveu mais de 100 pessoas, que tiveram a oportunidade de viajar num dos autocarros que constitui o futuro SMM.

 

A 5ª feira envolveu um dos momentos mais emocionantes da semana. O Comboio De Bicicletas que decorreu com o apoio da escola EB Assafarge e que envolveu mais de 40 crianças entre os 5 e os 9 anos acompanhados pelos respetivos pais e encarregados de educação. Num dia em que a vontade de ir para a escola de bicicleta ultrapassou qualquer preguiça matinal, estas crianças tiveram ainda a oportunidade de aprenderem regras fundamentais de segurança rodoviária, em sessões promovidas pela Polícia Municipal. Deixo aqui um agradecimento especial à Associação de Pais da EB Assafarge, pelo apoio e entusiasmo.

 

O dia terminou com a peça divertida de Teatro “Com que linhas te cruzas?”, na Praça 25 de Abril uma coorganização entre a MM e o Teatrão Relembro que a peça de teatro terá Repetição a 26/09 e 10/10, no mesmo local.

 

Na 6ª feira percorremos de bicicleta, o trajeto entre a Escola D. Dinis e o Choupal, na companhia de elementos da Roda Pedaleira e roda Dianteira, professores dirigentes e técnicos municipais. Uma excelente oportunidade para avaliar o potencial e transformação da estrada de Eiras, num arruamento urbano onde se premeia a requalificação e fruição urbana.

 

No mesmo dia, foi assinado o contrato de sociedade da AGIT (Agência para a Gestão do Sistema Intermodal da Região de Coimbra) entre a CIM e a CMC. Um processo essencial para a implementação de um Tarifário comum e integrado na Região de Coimbra e do bilhete único, o move-C, o verdadeiro elemento agregador de todos os operadores. A curto prazo, será possível com um único título e a custos muito competitivos, qualquer utilizador viajar com número ilimitado de viagens, pelos 19 municípios que compõem a comunidade intermunicipal, Região de Coimbra. Um passo essencial para dotar a região de Coimbra de escala e características compatíveis com uma região metropolitana.

 

No sábado decorreu uma mostra de veículos elétricos, incluindo test driving, envolvendo Concessionários VE, Lojas de bicicletas, seguros, Postos de carregamento VE

 

O já habitual CORTE DO TRÂNSITO na rua Da Sofia associado a inúmeras atividades recreativas e culturais, foi o mote para encher aquela rua de pessoas que quiseram conhecer e apreciar a riqueza patrimonial e histórica daquela rua.

 

Ontem, manteve-se a mostra de veículos elétricos tendo sido o   Dia europeu sem carros marcado pelo CORTE DO TRÂNSITO na Av. João Das Regras. Mais uma vez, foi possível perceber o ganho que dali resultaria em termos de vivencia urbana e de qualidade de estar, caso os milhares de veículos que ali passam diariamente fossem desviados daquele trecho. Em simultâneo e sob a coordenação da UC foram registadas medições de ruido, integradas no projeto “Quiet Areas”, de forma a perceber os benefícios para a saúde que decorrem deste tipo de alterações.

 

O dia terminou com os Concertos na Praça da Canção comemorativo 50 anos do 25 abril e do concerto de Jazz, junto ao Mosteiro de Santa Clara

 

Um programa eclético, numa semana cheia de atividades diversificadas, cuja realização envolveu uma larga equipa de trabalho. Agradeço a todas as instituições, empresas parceiros, associações desportivas, recreativas e culturais, assim como às escolas que connosco colaboraram

 

Aos funcionários e dirigentes municipais das várias UO envolvidas. Pelo empenho e dedicação constante, nas pessoas dos seus dirigentes Eng. Santos Costa e Eng. Tiago Cardoso, deixo um agradecimento especial a toda a equipa do DMTT. Uma SEM marcada por um programa diferenciador, eclético, alargado e inclusivo e espero que para o próximo ano possamos fazer ainda melhor!»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×