Intervenção na íntegra:
«Setembro é mês de recomeços.
Recomeço da agitação, da vida atribulada, dos movimentos constantes, do ir por e buscar filhos, mas também, para muitos ainda, mês de andar com a casa às costas, tendo a Escola como destino. Setembro é mês de recomeço das aulas.
Durante os 12 anos em que exerci honrosamente a profissão docente – Professora de Geografia e de História, 3º ciclo e ensino secundário – habituei-me a desejar ‘Bom Ano’ em Setembro, em detrimento de Janeiro e do ano civil. É verdade, para quem é Docente e para quem está integrado na comunidade educativa, o ano começa agora.
Em nome do Município de Coimbra, desejo a todos os Professores/as, Pais, Mães, Encarregados/as de Educação, Alunas e Alunos, Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicas e Técnicos Superiores que trabalham nas e para as Escolas, um excelente ano letivo, podendo ter a certeza de que no que for nossa competência e capacidade, o Município de Coimbra tudo fará para proporcionar as melhores condições às crianças, alunas e alunos que estudam em Coimbra.
O Município de Coimbra cada vez mais tem apostado na Educação e na melhoria das condições físicas e humanas das Escolas. Note-se que para fazer face ao nº elevado de aposentações/reformas do pessoal não docente, na passada segunda-feira, assinaram contrato mais 22 Assistentes Operacionais.
Na interrupção letiva que está prestes a terminar, o Município de Coimbra investiu, com verbas próprias na Escola de Ribeira de Frades – substituição dos pisos e da cobertura e manutenção e conservação dos interiores. Esta obra, que estará concluída no final de Dezembro, obrigará a uma deslocação dos alunos e alunas. Desta forma, os alunos do 1º ciclo irão para a Escola Básica de 2º e 3º ciclos de Taveiro e as crianças do Jardim de Infância, para o Jardim de Infância de Casais.
Em relação à Escola da Conchada, os alunos das 4 turmas irão iniciar o ano letivo no Centro de Bem Estar da Sagrada Família. A empreitada de ampliação/ reabilitação da Escola de Conchada, já adjudicada, está em análise no Tribunal de Contas, que solicitou esclarecimentos à Câmara Municipal de Coimbra e que serão respondidos até ao final desta semana.
De sublinhar que as deslocações dos alunos e alunas e crianças foram articuladas com as Direções dos Agrupamentos e com os Pais e Encarregados de Educação destes dois equipamentos escolares.
Dar nota ainda da empreitada da Escola de Coselhas, que vai ser consignada esta semana e que incidirá sobre a reabilitação do muro exterior e na renovação dos espaços de jogo e recreio.
Vamos agora abordar o aumento da rede escolar, consubstanciado no aumento de salas no concelho de Coimbra.
Corroborando o que afirmei, quando aqui apresentei a proposta da Carta Educativa, a população escolar em Coimbra está a aumentar, graças sobretudo aos fluxos migratórios.
As escolas, de todos os níveis de educação e ensino, do núcleo urbano do concelho, mas também muitas da periferia da cidade, encontram-se lotadas.
Posto isto, o Município de Coimbra, em estreita articulação com a DGEstE, com as Direções dos Agrupamentos de Escolas, com Pais e Encarregados de Educação e também com as Juntas e Uniões das Freguesias, vai proceder à abertura de mais 4 salas de educação pré-escolar – 2 na Escola de Cernache, 1 na EB 2/3 de Ceira e 1 na Escola de Vilela. E mais 11 no 1º ciclo do ensino básico – 4 na Escola Poeta Silva Gaio, 1 na escola de Cernache, 1 na escola do Ingote, 1 na escola de Souselas, 1 na escola de Vilela, 1 na escola de Fala e 2 na EB 2/3 de Ceira. A acrescentar a estas novas salas, a DGEstE solicitou o auxílio do Município de Coimbra na intervenção de mais 2 salas na EB 2/3 Poeta Silva Gaio, para acolher alunos e alunas do 1º ciclo, aumentando assim o número de novas salas de 11 para 13.
Concluindo, o número de salas de educação pré-escolar em Coimbra, o ano letivo passado era de 53 e este novo ano letivo será de 57. No que concerne ao número de salas do 1º ciclo do ensino básico, em 2023/2024 registavam-se 199 salas e neste próximo ano letivo, serão 212 salas prontas para acolher alunos e alunas.
Agora sim, termino, reiterando os votos de feliz ano letivo, para todos e para todas.»