Intervenção na íntegra:
«Juventude
A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, organiza no próximo dia 11 de julho de 2024 o IV Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, onde estaremos presentes, com o objetivo de dar continuidade à discussão e reflexão no que concerne à construção e definição das políticas locais da juventude.
Neste IV Encontro iremos receber o selo de “Município Amigo da Juventude”, na categoria de 4 estrelas (uma subida em relação à anterior categoria que era de 3 estrelas, numa escala de 1 a 5), no âmbito de candidatura realizada para este ano, e que foi deliberado por unanimidade pelo Comité de Validação da Rede de Municípios Amigos da Juventude.
A distinção irá ser entregue no IV Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que decorrerá em Loures e onde o Município de Coimbra viu ainda selecionada a apresentação de boas práticas, escolhida entre muitas de outros Municípios, nomeadamente as sessões de esclarecimento que fizemos este ano com as Associações Juvenis, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoios.
Esta atribuição atesta o compromisso da autarquia com os jovens do concelho de Coimbra, potenciando a criação de mais e melhores políticas amigas da Juventude e é um sinal claro de que as políticas de proximidade e a criação de uma Divisão na Estrutura da Câmara dedicada em exclusividade à Juventude, começam a dar os seus frutos e é já uma aposta ganha e reconhecida.
Ambiente
A Câmara Municipal de Coimbra aderiu, na sequência de deliberação da Reunião de Câmara de 28 de setembro de 2004, ao CIDEU – Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico.
O CIDEU é uma rede de cidades ibero-americanas que promovem a cultura do pensamento estratégico, na qual participam mais de 150 cidades e entidades colaboradoras de 22 países, acompanhando os governos locais na dinamização de cidades sustentáveis e inclusivas.
Coimbra, para além de ter reativado a sua participação nesta rede durante 2024, colmatando desta forma uma ausência de 20 anos, foi convidada a participar no XXVI Congresso CIDEU, realizado na cidade espanhola de Saragoça, tendo coordenado uma das mesas de trabalho dedicada ao tema “Inovação para uma cidade sustentável”.
As conclusões do Congresso, foram reunidas na denominada “Declaração de Saragoça” e apresentadas na assembleia geral das Cidades e organizações do Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico que se concretizou na passada sexta-feira.
Na próxima reunião de CM iremos trazer a este Executivo a referida declaração.
Coimbra é a única cidade portuguesa a participar nesta rede de trabalho, pelo que esperamos a projeção da cidade e do país através do CIDEU seja um factor q diferenciador e potenciador de oportunidades junto do mercado ibero-americano.
Desporto
Sem grande alarido, mas com muito trabalho, Coimbra tem-se vindo a afirmar como centro da atividade desportiva nacional e internacional.
Só no último mês e já depois da realização do Campeonato da Europa de triatlo e multisport, tivemos oportunidade de assistir a provas diversificadas e altamente competitivas, dando apenas como exemplo o Campeonato nacional de atletismo realizado entre os dias 29 e 30 de junho, última prova de apuramento para os jogos olímpicos, com excelentes resultados (5 atletas conseguiram nas diferentes modalidades o último apuramento para os JO Paris 2024), tendo a curiosidade de as provas de lançamento (com exceção do Dardo), terem sido efetuadas no recentemente inaugurado centro de treinos de lançamentos do CPT de Sobral de Ceira.
Outro excelente e motivante evento desportivo foi a Taça do mundo de trampolins, realizado entre os dias 4 e 7 de julho, com a participação de cerca de 500 atletas com a “nata” da ginástica mundial presente em Coimbra, naquela que foi a última grande competição antes dos JO Paris 2024. Este ano com a particularidade de termos juntado o Gym fest, festival de ginástica organizado pela AAC, o que veio trazer um ambiente fantástico ao Pavilhão Mário Mexia e envolvente, muito participado por toda a comunidade gímnica do Concelho e da Região.
Uma nota também para o Open de Portugal de Pitch and put, realizado este fds na Quinta das Lágrimas, com o jovem conimbricense de 16 anos, Pedro Ferreira, a sagrar-se campeão do Open Portugal.
Grandes competições que atraíram a Coimbra milhares de atletas, staffs, acompanhantes, famílias, promovendo necessariamente e para além da vertente competitiva, toda a economia local.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Disse.»