Intervenção na íntegra:
«Continuamos firmes no nosso compromisso para uma Educação de excelência no concelho de Coimbra.
Consignada a 19 de março do corrente ano, foi inaugurada na passada sexta-feira a Biblioteca da Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis. Com um investimento, por parte do Município, de cerca de 16.000€, a biblioteca viu o seu espaço ser aumentado – está agora mais aberto e funcional, tornando-se num local propício ao estudo, ao convívio, à sociabilidade.
Na manhã de hoje, foi consignada a empreitada de obras de manutenção da Escola Básica de Ribeira de Frades.
Com cerca de 110 alunos e alunas, esta Escola tem as valências de 1º ciclo do ensino básico e educação pré-escolar e apresenta várias necessidades de intervenção, como:
– Reabilitação da cobertura – devido ao deficiente encaixe das telhas, bem como telhas partidas e com patologias, que originam infiltrações significativas, e nas salas do 1º andar registam-se mesmo escorrimentos de água;
– Reabilitação dos pavimentos interiores;
– Pintura interior nas paredes e tectos;
– Aplicação de rede à volta da Escola e de portões exteriores novos.
Dado que o fim da obra ocorrerá no final de dezembro de 2024, as crianças que frequentam o Jardim de Infância de Ribeira de Frades irão provisoriamente para o Jardim de Infância de Casais, e as 4 turmas do 1º ciclo do ensino básico mudar-se-ão para a Escola Básica de Taveiro. Estas deslocações provisórias foram acauteladas e esclarecidas com os Pais e Encarregados de Educação, juntamente com as equipas técnicas do Município e do Agrupamento de Escolas.
Este investimento de cerca de 140.000€ (139.769,94€) proporcionará condições dignas para as crianças, alunos e alunas, professoras e professores e pessoal não docente, da Escola de Ribeira de Frades.
Senhor Presidente, Caros e Caras Vereadoras continuamos a demonstrar que a Educação, para nós, é uma prioridade. Hoje vem a esta Reunião de Câmara, a Carta Educativa para análise, discussão e deliberação.
A Carta Educativa que hoje apresentamos difere bastante da anterior – acreditamos e defendemos a escola de proximidade, contribuindo desta forma para o desenvolvimento dos territórios. Efetivamente não propomos o encerramento de nenhuma escola – propósito diferente do existente quando tomámos posse, e encontrámos uma Carta Educativa baseada unicamente em números – de alunos e de salas – e negligente no que diz respeito a pessoas, famílias e territórios. Para se ter noção do que estamos a falar, a proposta de Carta Educativa que estava em cima da mesa em Outubro de 2021, contemplava:
- Encerramento de todas as escolas da UF de São Martinho de Árvore e Lamarosa (São Martinho de Árvore, Casais de Vera Cruz e Vila Verde) – deslocação para São Silvestre;
- Encerramento das escolas de Sargento-Mor, Larçã e Marmeleira – pólo em Souselas;
- Encerramento das escolas de Trouxemil e Torre de Vilela;
- Encerramento das escolas de Arzila, Ameal e Taveiro – integração na EB 2/3 Taveiro;
- Encerramento das escolas de Cruz de Morouços e Espírito Santo das Touregas – deslocação para a EB Póvoa;
- Encerramento das escolas de Castelo Viegas e Torres do Mondego – integração na EB Ceira;
- Encerramento da ES Jaime Cortesão – deslocação para Silva Gaio.
Caras Senhoras, Caros Senhores, não é desta forma que queremos o nosso concelho – queremos um concelho com ofertas de proximidade. Por isso, propomo-nos a investir mais de 116 M€ até 2030, reabilitando escolas do 2º e 3º ciclo e ensino secundário, que deveriam ter sido alvo de obras antes da passagem de titularidade para os municípios, fazendo a manutenção dos edificados das escolas de 1º ciclo e de jardins de infância e construindo duas escolas na cidade com valências de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, valência estas que denotam bastante necessidade de mais vagas, sobretudo no núcleo urbano do concelho.
Reforço o que já referi, a Educação para nós é e será sempre uma prioridade, é e será sempre um investimento, é e será sempre uma paixão, e no que estiver ao nosso alcance, tudo faremos para proporcionar às nossas crianças e jovens, melhores condições de aprendizagem.»