Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 21 de junho

 

Intervenção na íntegra:

 

«Da atividade desta semana, gostaria de destacar a apresentação pública do projeto @Baixa Coimbra, que ocorreu ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal. E quero dizer-vos que foi com muita satisfação que vi a grande adesão a esta sessão onde descrevemos em pormenor este projeto verdadeiramente transformador para um território que tanto nos diz a todos.

 

Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, foi desenvolvido em consórcio pelo Município de Coimbra, pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e pela CoimbraMaisFuturo, parceiros com quem temos trabalhado desde sempre e aos quais aproveito para agradecer uma vez mais o empenho.

 

Com um financiamento de 1,236 milhões de euros, o terceiro maior a nível nacional, o projeto está atualmente em fase de implementação e visa transformar digitalmente uma área de intervenção com 836 espaços comerciais e de serviços.

 

Embora 92% deste financiamento seja para ações tecnológicas do projeto, gostaria aqui de sublinhar que cerca de metade das ações são de cariz não tecnológico, pensadas e focadas nas pessoas, nos comerciantes e nos clientes que queremos que sejam cada vez mais na Baixa. São disso exemplo a criação de uma identidade visual comum, um plano de comunicação do bairro, a elaboração de um catálogo de comércio e empresas/espaços disponíveis, ações de formação/capacitação, pacotes de experiências ou uma agenda específica do Bairro Comercial Digital. Este projeto tem três eixos fundamentais: a “Casa do Bairro”, que será o centro de implementação e monitorização; o “Gestor do Bairro”, que servirá como elo de ligação entre os comerciantes e o consórcio; e os “Embaixadores de Rua”, 20 deles já nomeados, tendo sido com grande alegria que os vi ontem bastante comprometidos com este projeto.

 

Aproveito para apelar à adesão de todos os comerciantes a este projeto, podendo fazê-lo pelo envio de um e-mail para baixacoimbra@cm-coimbra.pt. O @Baixa Coimbra representa uma oportunidade significativa para o crescimento económico e a coesão territorial do concelho, mas não haja dúvida que só atingirá os resultados desejados com o envolvimento de todos!

 

Numa perspetiva de promoção da dinâmica territorial, para impulsionar o desenvolvimento económico do concelho e numa lógica de sustentabilidade financeira, promovemos, na passada segunda-feira a primeira hasta pública de imóveis do Município.

 

Foram arrematados três dos sete lotes disponíveis, todos situados na freguesia de Santo António dos Olivais, resultando numa receita total de aproximadamente 1,3 milhões de euros. Os lotes restantes, que não registaram interessados, poderão vir a ser inseridos em nova hasta pública a realizar no futuro, mas em primeira instância serão apresentados como possíveis terrenos para cedência às cooperativas de habitação do concelho, um compromisso deste Executivo.

 

Quero ainda destacar mais duas iniciativas que são demonstrativas do dinamismo que estamos a imprimir ao belíssimo espaço do Mercado Municipal D. Pedro V.

 

No sábado passado, dia 15 de junho, realizou-se o workshop “Tradição e Cultura do Arroz-Doce, entre Coimbra e Aveiro”, organizado pela Confraria do Arroz-Doce em parceria com o Município, e que despertou a atenção de todos os que se encontravam no Mercado, tendo sido muito bem acolhido. Este evento faz parte de um ciclo de workshops trimestrais que visam promover o Mercado D. Pedro V como um espaço de troca de saberes e sabores, destacando o arroz-doce como um elemento central da nossa cultura gastronómica. O próximo workshop já está agendado para setembro e terá como tema “Tradição e Cultura do Arroz-Doce, pelo Portugal insular (Madeira e Açores)”.

 

Hoje mesmo o Mercado Municipal D. Pedro V acolheu uma iniciativa do projeto “A comer é que a gente se entende!”, do Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável na Região Centro, dinamizada pela CoimbraMaisFuturo e por uma equipa do próprio projeto. Esta ação é dirigida aos comerciantes e consumidores do Mercado, decorrendo em feiras, mercados locais e espaços similares da CIM-Região de Coimbra, e tem como principal finalidade a promoção da dieta mediterrânica, da alimentação sustentável e o combate ao desperdício alimentar.

 

A terminar, deixo-vos o convite para a 2ª Edição dos Santos Populares no Mercado, nos próximos dias 28 e 29, com animação, música portuguesa e sardinhada. A entrada é gratuita, com organização conjunta da Câmara Municipal, da União de Freguesias de Coimbra e da Renasceia.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×