Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 27 de maio

 

Intervenção na íntegra:

 

«Começo por expressar o meu profundo agradecimento aos incansáveis serviços municipais (em concreto, ao Departamento Financeiro, com especial enfoque no Gabinete de Controlo Orçamental e Financiamentos, ao Gabinete de Contratos e ao Gabinete de Apoio à Presidência, na pessoa da Dra. Cláudia Nunes) cuja resiliência e dedicação à causa pública foram absolutamente fundamentais para, após seis pedidos de esclarecimentos, obter a aprovação do Lote 2 do empréstimo de médio e longo prazo no valor de 10,5 M€. Graças ao visto concedido pelo Tribunal de Contas a este empréstimo, de que fomos notificados há duas semanas, teremos a oportunidade de implementar uma série de intervenções essenciais para o desenvolvimento sustentável do nosso concelho, não obstante as campanhas de adivinhação de um futuro negro com que os senhores Vereadores do Partido Socialista nos brindaram a este respeito durante o último ano!

 

Este empréstimo, com a duração de 20 anos, vai permitir a concretização, ao longo dos próximos 30 meses (período de carência, para libertação de capital), de projetos absolutamente vitais para Coimbra, alguns dos quais integram a ordem de trabalhos da reunião de hoje. Neste contexto, e entre os investimentos contemplados pelo empréstimo agora contraído, permitam-me destacar a aquisição de um imóvel na Praça do Comércio, cujo edifício será para acolhimento e instalação muito rápido de empresas, assim como para atividade comercial. Se lhe adicionarmos a aquisição de dois prédios também na Baixa de Coimbra, na zona da Loja do Cidadão (que farão parte de um quarteirão de residências para estudantes com, entre outras valências, uma sala de estudo aberta 24 horas), que está também contemplada neste processo, fica bem evidente o impacto daí resultante na dinamização da Baixa. Através da reabilitação do edificado e revivificação do espaço público, permitimos fixar empresas e atrair jovens, estudantes e novos residentes ao nosso magnífico centro histórico, o que vai gerar um fluxo acrescido de pessoas à Baixa, com os efeitos económicos, sociais e de segurança que lhe estão associados. Esta é uma demonstração clara do nosso compromisso em melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos e impulsionar o desenvolvimento económico local!

 

É com grande orgulho que partilho a distinção atribuída pela CCDR Centro na passada semana a 135 empresas Gazela da região Centro, enaltecendo sobretudo as nove que estão sediadas no nosso concelho. No que respeita às jovens empresas de Coimbra, de diversos setores de atividade, este prémio é o resultado do seu trabalho árduo e empenho no ano de 2023, gerando riqueza e criando emprego, contribuindo assim de forma muito significativa para o tecido económico, competitividade e intensidade exportadora do nosso concelho. Como é da mais elementar justiça, estas empresas, pela dinâmica, resiliência, capacidade de inovação e de gestão, assim como apetência para o risco que evidenciam, irão também ser reconhecidas na 2ª edição do Coimbra Invest Summit, agendada para os dias 9, 10 e 11 de outubro, no Convento São Francisco.

Temos trabalhado para posicionar Coimbra e destacar o concelho em áreas fundamentais, como a Tecnologia. Neste âmbito, estamos prestes a receber a 7ª edição da conferência JNation, que se realizará nos dias 4 e 5 de junho no Convento São Francisco. Este evento, de grande prestígio internacional, dedicado às linguagens de programação Java e Javascript, é uma oportunidade única para os participantes se atualizarem sobre as mais recentes tendências e inovações em desenvolvimento de software. Destaco o papel ativo do Município nesta iniciativa, a que reconhecemos elevado potencial e é já uma referência a nível internacional, pelo que irá contribuir para posicionar o nosso território para empresas e investidores, fixar talento, mas também para atrair nómadas digitais e mostrar o que de melhor se faz em Coimbra (estimando-se que mais de metade dos participantes provenham de outras localidades do país e 15% do resto do Mundo).

 

Para concluir, e estando Coimbra cada vez mais empreendedora e inovadora, os nossos jovens (e o seu talento) assumem um papel fulcral. Por isso não pude deixar de estar presente na Junior Enterprise Europe Spring Conference, organizada pela ISCAC Junior Solutions, que felicito pela organização deste evento, realçando que o mesmo é exclusivamente gerido por jovens universitários, sendo realizado anualmente por uma Júnior Empresa de 16 países europeus. Coimbra acolheu a JEE Spring Conference 2024, tendo contado com a participação de aproximadamente 170 estudantes e profissionais, constituindo-se assim como uma excelente oportunidade para promover o networking com empresas e a partilha de conhecimentos entre os participantes, tendo contemplado ainda uma vertente de formação e atividades culturais.

 

Acredito que iniciativas como esta são fundamentais para o nosso concelho, preparando assim os jovens para os desafios do futuro, mas também são palcos privilegiados para trabalharmos a retenção de talento, tão necessária ao nosso território. Todas as realizações contam para que consigamos alcançar novos patamares de desenvolvimento económico e social em Coimbra!»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×