Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 13 de maio

O vereador Miguel Fonseca felicitou, na sua intervenção inicial, as sete empresas de Coimbra (mais quatro do que em 2023) que foram distinguidas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) com o estatuto “Empresa Gazela 2023”, pelo rápido crescimento alcançado num curto espaço de tempo, volume de negócios e impacto na criação de emprego. Miguel Fonseca destacou ainda outras iniciaitivas recentes, realizadas no âmbito dos seus pelouros, como a Startup Capital Summit, as Olimpíadas da Economia ou o Be insight.

 

Intervenção na íntegra:

 

«  1.      Empresas Gazela

 

Quero começar por felicitar as sete empresas de Coimbra (mais quatro do que em 2023) que foram distinguidas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) com o estatuto “Empresa Gazela 2023”, pelo rápido crescimento alcançado num curto espaço de tempo, volume de negócios e impacto na criação de emprego.

 

Falo da Casa da Oliveira, da GRAMA, da Hydradev, IN Prov, Tamanho Eficaz, da TUU e da Voltenergy que vão ser galardoadas numa sessão a realizar no dia 22 de maio onde estarei presente em representação do Município. Estas empresas fazem parte de um grupo restrito e têm um forte impacto no tecido económico de Coimbra, gerando riqueza e criando emprego, sendo assim dignas de reconhecimento pelo seu desempenho.

 

  1. Startup Capital Summit

 

Uma vez mais, o Startup Capital Summit foi um sucesso, assumindo-se como o maior evento nacional de capital de risco, inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia em Portugal onde, num só dia, estiveram reunidos mais de 80 oradores, num programa com mais de 50 painéis e talks.

 

Participei no evento, no passado dia 10 de maio, tendo integrado o júri do Startup Pitch Competition #SCS24, e fiquei muito satisfeito e entusiasmado com a qualidade e elevado potencial das ideias de negócio de base tecnológica que aí foram apresentadas.

 

O Startup Capital Summit 2024, na sua terceira edição, colocou Coimbra na ordem do dia, enquanto território que gera talento, conhecimento e potencia a criação de novas startups, bem como enaltecer todo o seu potencial nas áreas da inovação e do empreendedorismo. Importa, por tudo isto, deixar uma palavra de agradecimento a todos que estiveram à frente desta organização de sucesso, designadamente à equipa da Universidade de Coimbra e da UC Business, do Instituto Pedro Nunes, e claro da Câmara Municipal de Coimbra.

 

É de realçar que estiveram presentes, no magnífico Convento São Francisco, cerca de 1100 participantes, entre estudantes, docentes, governantes, empreendedores, startups, empresas e investidores. Estes números ilustram assim que este evento está cada vez mais consolidado e que em conjunto com o Coimbra Invest Summit, organizado pelo Município, pela UC, IPC, iParque e IPN, e com a segunda edição agendada para os dias 9, 10 e 11 de outubro, afirmam o nosso concelho como um destino preferencial para os investidores criadores de emprego e da excelência do nosso ecossistema de inovação e empreendedorismo!

 

  1. Olimpíadas da Economia

 

A cidade de Coimbra foi palco da 11ª edição das Olimpíadas da Economia, entre os dias 3 e 5 de maio, um evento organizado desde 2013 por estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com o objetivo de unir o mundo do ensino superior ao do ensino secundário, incentivando o empreendedorismo e o gosto pela ciência económica nos jovens.

 

Este ano, sob o tema “Inteligência Artificial”, o evento contou na fase final com 65 participantes de 44 escolas e 33 Municípios, além de Macau, enquanto na fase escolar participaram 3200 alunos em representação de 195 escolas (193 escolas do território português, em representação de 120 municípios de Portugal, Escola Portuguesa de Macau e Escola Portuguesa de Moçambique).

 

Quero destacar a importância deste projeto como um meio de desenvolver um sentido crítico apurado relativamente à atualidade económica, não só para os participantes, mas também para todos nós, enquanto comunidade. Fica assim claro que este não é apenas um projeto inovador na área da ciência económica em Portugal, mas também um catalisador para o desenvolvimento de uma nova geração de líderes e empreendedores. Tal ficou evidente pela celebração, aprovada na última reunião de Câmara, de um Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Coimbra e a Associação Une Dois Mundos, que promove as Olimpíadas da Economia, e que está já a trabalhar na 12ª edição que será dedicada à “Economia Internacional”.

 

  1. Be insight

 

Ainda no âmbito de iniciativas inovadoras, decorreu, nos dias 3 e 4 de maio, no Convento São Francisco, a 5.ª Edição do Be Insight, um dos maiores eventos de marketing do país, organizado pela Marketing Network Association. Este é mais um exemplo da vertente empreendedora de Coimbra pois foi criado, em 2018, por alunas do Mestrado de Marketing da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que em 2021, se constituíram em Associação, de forma a promover a relevância desta área para o sucesso das organizações.

 

Na presença de inúmeras marcas nacionais e internacionais e de centenas de participantes, tive o grande privilégio de apresentar Coimbra como destino de investimento na sessão de abertura do Be Insight.

 

 

 

  1. Matobra Lab e Brave Generation Academy

 

Quero saudar também duas iniciativas inovadoras que se instalaram no centro de Coimbra recentemente e que tive oportunidade de conhecer. Começo pelo Matobra Lab, instalado na Avenida Emídio Navarro, um espaço totalmente gratuito e de acesso livre destinado a arquitetos, designers ou engenheiros, com postos de trabalho totalmente equipados com o software e hardware mais avançados do mercado. Merece assim um agradecimento especial a Matobra, uma empresa de Coimbra que dispensa apresentações, com mais de meio século, e que promoveu este projeto de cowork, inovador no país e na Europa, destinado a todos os profissionais destas áreas. Por outro lado, foi inaugurada a Brave Generation Academy, na Rua da Louça, em plena Baixa, um projeto do conhecido empreendedor Tim Vieira, que já tem uma rede de 50 Hubs espalhados pelo mundo, dos quais cerca de 35 em Portugal. O objetivo da escola é promover o uso das novas tecnologias como ferramenta de ensino e afirmar-se como uma alternativa ao ensino convencional, apostando no currículo internacional, aceite pelas melhores universidades do Mundo, e pretende expandir-se para outras localizações no nosso concelho.

 

  1. Prémio Empreendedorismo Feminino em consulta pública

 

Por último, lembro que está em consulta pública, até 21 de junho, o Regulamento Municipal do Prémio Empreendedorismo Feminino. O processo pode ser consultado nos serviços de atendimento ao público da Câmara Municipal de Coimbra, situados no Mercado Municipal D. Pedro V, durante o horário de expediente, e na página eletrónica da Câmara Municipal de Coimbra. As candidaturas serão analisadas posteriormente, sendo nosso objetivo entregar o prémio a 19 de novembro, Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, conforme consta do respetivo regulamento. ».

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×