Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 13 de maio

Carlos Matias Lopes aproveitou o período antes da ordem do dia da Reunião de Câmara para destacar algumas iniciativas no âmbito dos seus pelouros. No que concerne ao Ambiente, o vereador destacou a aprovação do Plano de Cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila para o período 2024-2026. No Desporto, Carlos Matias Lopes deu conta de uma viagem, em representação do Município, a Aix En Province, cidade geminada com Coimbra, para receber a chama olímpica. E relativamente à Proteção Civil, o vereador fez um breve balanço da conferência “Mobilidade Elétrica: Desafios para a Proteção Civil” que decorreu no dia 11 de maio, no ISEC.

 

Intervenção na íntegra:

 

«AMBIENTE

 

Foi aprovado na terça-feira, dia 7 de maio, o Plano de Cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila para o período 2024-2026.

 

Este instrumento de apoio à gestão da Reserva Natural foi elaborado pela Comissão de Cogestão, constituída pela Câmara Municipal de Coimbra, que a preside, Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a Universidade de Coimbra, Escola Superior Agrária de Coimbra, a Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, a Associação dos Amigos do Paul de Arzila e a Entidade Regional de Turismo do Centro.

 

O plano prevê a realização de múltiplas ações de sensibilização e comunicação sobre o património natural, a dinamização de atividades que envolvam a utilização sustentável de recursos endógenos (como a vegetação com a qual são produzidas as esteiras), a reabilitação do Centro de Interpretação da Reserva Natural do Paúl de Arzila e a instalação de sinalética e requalificação de percursos, bem como a instalação de um parque de apoio ao visitante.

 

O documento agora aprovado, vai ser disponibilizado para consulta pública, respeitando os imperativos legais aplicáveis.

 

A Comissão de Cogestão cumpriu, com particular rapidez, um objetivo que tínhamos previsto quando assumimos as competências da cogestão, abrindo-se finalmente o caminho para que as infraestruturas desta importante e única Reserva Natural possam ser priorizadas nos investimentos públicos ambientais com apoio dos fundos comunitários disponíveis.

 

DESPORTO

 

Depois de termos assistido no passado fim de semana a grandes e muito participados momentos desportivos: cerca de mil remadores a disputarem a mais antiga Regata Internacional de Remo, em Portugal.. a da Queima das Fitas, a Taça de Portugal de BMX, com cerca de 300 participantes, o meeting de natação da Queima das Fitas na COP, com cerca de 500 nadadores ou o campeonato nacional de vela adaptada com cerca de 100 inscritos, tivemos oportunidade de assistir, este fds, a mais um torneio internacional realizado no pavilhão Mário Mexia, desta feita na modalidade de Jiu Jitsu. Uma aposta ganha, uma vez que após a realização do 1º europeu em novembro do ano passado, a Confederação brasileira escolheu Coimbra para iniciar a etapa mundial. Um dia de provas espetacular, com a participação de 600 atletas e centenas de pessoas a vibrarem com a competição.

 

Paralelamente estamos já a preparar a 2ª edição do Europeu da modalidade, que acontecerá, mais uma vez, em Coimbra, no próximo mês de novembro. Coimbra é já apelidada como a capital europeia do Jiujitsu, o que muito nos apraz.

 

Realço ainda o primeiro campeonato nacional de rolamentos, que contou com a presença de 30 equipas, em Coimbra, bem como a realização de mais uma edição do Torneio de Futebol Petizes / memorial Jorge Lemos e Mendes Silva, realizado em Taveiro, no Estádio Municipal.

 

Uma Nota final, partilhar a oportunidade que tive de marcar presença, no dia de ontem, na receção da “flame olimpique” …  a chama olímpica, que passou pela região francesa de Provence, mais precisamente na cidade de Aix En Province. Os laços de geminação não foram esquecidos e agradecer o trabalho do gabinete de relações internacionais da CM de Coimbra, na pessoa do Sr. Presidente e da Dra. Joana Loureiro, reforçando os laços de cooperação institucional, desta feita através do desporto e do espírito olímpico internacional.

 

PROTEÇÃO CIVIL

 

Decorreu no último sábado, dia 11 de maio no Auditório Principal do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, a 1ª Conferência Mobilidade Elétrica: Desafios para a Proteção Civil organizada e dinamizada pela Câmara Municipal de Coimbra, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e pelo ISEC.

 

A conferencia contou com a intervenção de especialistas da autarquia, do ISEC, dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, do Metro Mondego, da Escola Nacional de Bombeiros e das empresas Jacinto Marques de Oliveira e Tecnilab AV.

 

O evento que tive a hora de presidir e abrir a sessão, contou com a presença de 140 participantes entre agentes de proteção civil e académicos, do Presidente da CIMRC, Emílio Torrão, do Comandante Sub-regional de Coimbra, Carlos Tavares, Pedro Lopes da Escola Nacional de Bombeiros, Teresa Jorge da MM e Nuno Faria pelos SMTUC e ainda da Vereadora com os pelouros da Mobilidade, Trânsito e Transportes, Ana Bastos que encerrou a Conferência.

 

Será agora efetuado um guião de boas práticas, específico para cada tipologia de veículos de transporte coletivo elétrico, para conhecimento e operacionalização dos funcionários e agentes de Proteção Civil.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×