Intervenção inicial do vice-presidente Francisco Veiga | Reunião de Câmara, 29 de abril

O vice-presidente destacou algumas iniciativas promovidas no âmbito dos seus pelouros. Relativamente aos Grandes Eventos, Francisco Veiga destacou a Partida do Vodafone Rally de Portugal que vai ter lugar no próximo dia 9 de maio, na Avenida Conímbriga. No que concerne à Museologia, o vice-presidente destacou alguns dos eventos que assinalaram, a 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

 

Intervenção na íntegra:

 

  1. « Cerimonial da Partida do Vodafone Rally de Portugal 2024 – 9 de maio

 

Foi anunciado oficialmente, na passada terça-feira, em conferência de imprensa, a realização do Cerimonial da Partida do Vodafone Rally de Portugal 2024, que se realiza já no próximo dia 9 de maio, a partir das 17 horas, na Praça das Cortes, na Avenida Conímbriga.  Coimbra foi, uma vez mais, a cidade eleita pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) para acolher, pelo 5.º ano consecutivo, esta partida simbólica.

 

Neste contexto, quero deixar aqui expresso um agradecimento, pessoal e institucional, ao ACP, pela confiança depositada no nosso trabalho, sem esquecer, por outro lado, o apoio logístico prestado pela Universidade de Coimbra, cuja colaboração também agradeço.

 

Devo confessar que a opção pela margem esquerda, e neste caso pela Praça das Cortes, na Avenida Conímbriga, me agrada particularmente, não só porque é um espaço amplo, com boas acessibilidades, ótimas condições de segurança, mas também porque proporciona uma experiência diferente em termos do cenário e localização comparativamente às edições passadas.

 

Endereço a todos os presentes, e a quem nos está a ouvir através desta transmissão em direto, um convite para se juntarem a nós, no dia 9 de maio, na Avenida Conímbriga, para assistir a este momento simbólico, que marca o arranque oficial desta grande prova nacional, que reúne grandes nomes do automobilismo, três dos quais já consagrados como campeões do mundo.

 

Pese embora a cerimónia de partida tenha início às 17 horas, cumpre esclarecer que estão previstas atividades na zona de partida logo a partir das 14h, incluindo uma sessão de autógrafos com os pilotos, no Jardim junto ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, entre as 15h30 e as 16h30. 

 

Como já tive a oportunidade de referir, a nossa intenção é trazer de volta para Coimbra a Super-especial, por razões óbvias, mas também para honrar e mantermos viva a memória do saudoso Carlos Cidade, que, como sabemos, era um apaixonado por esta modalidade desportiva, tendo sido, aliás, o Vereador responsável pela vinda do Rally para Coimbra. 

 

Para nós, Município de Coimbra, é, naturalmente, um privilégio sermos parceiros de um evento com esta visibilidade e impacto mediático, que mobiliza milhares de fãs e aficionados.

 

A organização e acolhimento de Eventos (sejam eles culturais, desportivos, religiosos, de lazer, corporativos ou outros) enquadra-se na nossa visão estratégica para potenciar o desenvolvimento turístico do concelho e, portanto, também por esta razão fazemos questão de manter o nome de Coimbra associado a este importante evento desportivo, que contribui para a promoção do nosso concelho e da nossa região.        

 

 

  1. Município de Coimbra associou-se à Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios– que se comemora anualmente no dia 18 de abril -, através de um programa subordinado ao tema comum “Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Veneza”

 

Relembro que o Município de Coimbra se associou, uma vez mais, à proposta da Direção Geral do Património Cultural, para a celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemorou – recordo – no pretérito dia 18 de abril.

 

Para assinalar a efeméride, este ano sob o tema “Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Veneza”, foi disponibilizado à comunidade um programa que teve como objetivo promover, valorizar o património e, ao mesmo tempo, sensibilizar para a importância da preservação deste legado comum.

 

Neste contexto, foram dinamizadas várias atividades que tiveram lugar no dia 18 de abril e seguintes, sendo de destacar duas atividades que se realizaram no Jardim da Sereia, com uma vertente de sensibilização ambiental associada: “Proteger o futuro a brincar no Sereia” (destinada ao público do 1.º Ciclo) e “Jardim da Sereia – Proteger o Futuro à Luz da Carta de Veneza” (destinado ao publico em geral).

 

Consciencializar a comunidade civil, e sobretudo as camadas mais jovens, para as ameaças atuais, bem como sensibilizá-las para a necessidade de protegermos o património de que somos herdeiros (seja ele histórico, museológico, cultural, edificado e, neste caso, natural) é fundamental, daí a importância de nos associarmos a estas efemérides, promovendo atividades com enquadramento nas temáticas propostas pelas entidades que as promovem.

 

  1. Apresentação do Roteiro temático dedicado a Zeca Afonso – iniciativa que teve lugar no dia 25 de abril, no Salão Nobre, integrado nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

 

Aproveito para informar que, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, foi apresentado publicamente, na passada 5.ª feira, um novo Roteiro Temático, que evoca a figura emblemática de Zeca Afonso, durante o período que esteve em Coimbra, desde os tempos de Liceu à conclusão dos estudos na Universidade, passando pela carreira docente, da qual é expulso por razões políticas.

 

Com este roteiro, pretende-se recordar não só a personalidade e obra do músico e poeta da resistência, ligado à luta pela Liberdade, mas também o seu contributo na Canção de Coimbra, focando aspetos histórico-culturais ligados às vivências e tradições académicas, património imaterial da humanidade.

 

O Roteiro encontra-se disponível em formato digital no site do Município, mais concretamente no separador Turismo, na Web App Roteiros Temáticos, pelo que qualquer pessoa interessada poderá facilmente, através desta ferramenta, que dispõe de fotografias e textos descritivos sobre os locais que integram o circuito, aceder à aplicação e fazer o percurso proposto, de forma completamente autónoma. 

 

Esta nova proposta de Roteiro inclui a visita a 24 pontos dispersos pela cidade. Começa na Rua da Fonte da Cheira, onde se reunia a Tertúlia do Calhabé, e termina no Café A Brasileira, que foi, na década de 60, o café de eleição de Zeca Afonso, ode aliás escreveu a célebre canção “Vampiros”, que, mais tarde, haveria de se tornar na balada emblemática das suas posições antifascistas, contra o Regime.

 

Dispor de um roteiro inteiramente dedicado à figura de Zeca Afonso é uma forma de homenagear o poeta da resistência e tudo aquilo que representa na luta pela Liberdade conquistada com o 25 de abril.   

 

  1. Atividades atuais do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital (DTIID)

 

Por fim, mas não menos importante, queria apenas dar nota de que o Departamento de Tecnologias de Informação e Informação Digital (e as respetivas Divisões que lhe estão subordinadas) tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades que importa dar a conhecer, sobretudo porque muito do trabalho que estas unidades orgânicas desenvolvem, no âmbito das suas respetivas atribuições e competências, não tem uma ampla visibilidade, mas têm uma relevância extremamente importante para assegurar, com eficácia e eficiência, o funcionamento desta máquina “pesada” e tudo o que envolve atualmente o Município de Coimbra, sendo de sublinhar que, com a transferência de competências (na Educação e na Saúde), as necessidades aumentaram significativamente, assim como as solicitações e, consequentemente, o volume de trabalho, e nomeadamente os pedidos de assistência.

 

Os serviços dependem transversalmente destas Unidades Orgânicas e do trabalho de back-office destes serviços e, portanto, também é justo que se faça menção às ações e atividades que promovem e estão a desenvolver em benefício de toda a Câmara e em prol dos munícipes.  

 

No âmbito da Divisão de Sistemas de Informação e Comunicação, sublinho:

 

➜ A Aquisição de computadores para o Centro de Saúde de Taveiro;

➜ A Aquisição de impressora de grandes formatos para o Departamento de Edifícios Equipamentos Municipais (DEEM);

➜ A Renovação do contrato de software de gestão das piscinas;

➜ A Renovação do contrato do site do orçamento participativo; e, ainda,

➜ A Reparação da fibra ótica entre o edifício Sofia nº 47 e a Casa Aninhas.

 

 

No âmbito das atribuições e competências da Divisão de Modernização Administrativa (DMA), destaco:

 

➜ O Projeto experimental “A Câmara Perto de Si – Serviços Online do Município de Coimbra”:

 

 

No âmbito das competências do Centro de inteligência de Coimbra, destaco:

 

➜ A Gestão e desenvolvimento dos diversos subprojetos do projeto @BaixaCoimbra – PRR Bairros Comerciais Digitais, bem como

➜ O Início dos trabalhos de desenvolvimento da Estratégia Municipal de Inovação com a consultora SPI, tendo já ocorrido uma primeira reunião, que teve lugar no dia 18 de abril.

 

 

Outro aspeto importante que tem vindo a ser trabalhado, de forma articulada e transversal por estes serviços, tem a ver com as questões relacionadas com a Cibersegurança, que atualmente são uma preocupação acrescida para qualquer organização, e mais ainda quando estamos a falar de uma organização pública, como é o caso do Município.  

 

Entre outras ações de reforço da cibersegurança municipal, destaco, como medida positiva, a implementação da dupla autenticação, entre outras medidas, como seja, por exemplo, a migração das bases de dados da AIRC para novo servidor atualizado, proporcionando maior segurança e desempenho às aplicações da AIRC.

 

Informo, ainda, que está a ser preparado um protocolo de colaboração entre o Município e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, ao abrigo o qual será possível a partilha dos recursos de telecomunicações de Coimbra entre as duas entidades e as instituições de ensino superior públicas de Coimbra. »

 

 

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×