Intervenção na íntegra:
«Começo por fazer um agradecimento ao Senhor Presidente da União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, ilustre presidente da Associação Nacional de Freguesias, por nos receber nestas instalações.
Decorreu, na passada quarta-feira, mais uma hasta pública para a atribuição de locais de venda no Mercado Municipal D. Pedro V, de que resultou a concessão de cinco lojas e seis bancas de produtos hortícolas.
Esta foi a quinta hasta pública de locais de venda no Mercado Municipal que realizámos desde a entrada em funções e quero dizer-vos que estamos a transformar este espaço emblemático da nossa cidade. Desde a primeira hasta pública, em março de 2022, até à mais recente, em abril de 2024, assistimos a um crescimento na ordem dos 60% no número de operadores permanentes no Mercado. Em janeiro de 2022, tínhamos 62 operadores, um ano depois 71, já em janeiro deste ano alcançámos os 89 e agora, com esta última hasta, chegámos aos 98. São quase 100 operadores que imprimem dinamismo e diversidade ao nosso Mercado Municipal!
Ainda no âmbito da dinamização económica, gostaria de informar que está a decorrer, até ao dia 2 de maio, o concurso para a exploração do espaço na Praça da República onde funcionava o bar “Cartola”.
Apesar de já o ter transmitido a cada um dos empresários, gostaria também de, publicamente, felicitar as 136 empresas do concelho de Coimbra que foram distinguidas com o estatuto PME Líder 2023, um selo de reputação que distingue o mérito das micro, pequenas e médias empresas nacionais com desempenhos superiores.
Esta distinção demonstra que a qualidade dos produtos e serviços prestados pelas empresas de Coimbra é nacional e internacionalmente reconhecida. Registo, também, com satisfação, que, em comparação com 2022, o número de empresas sediadas no concelho e distinguidas como PME Líder aumentou, o que demonstra capacidade de resiliência e uma crescente dinâmica na atividade que desenvolvem.
O papel destas empresas na criação de empregos e no fortalecimento da economia do nosso concelho é verdadeiramente fundamental!
E precisamente por estarmos empenhados em melhorar os níveis de empregabilidade de Coimbra é que decidimos dedicar a esta temática o primeiro Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra de 2024, que decorreu no passado dia 4 de abril nas instalações do IEFP na Pedrulha, entidade à qual aproveito para agradecer na pessoa da Dra. Sónia Pinto, diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional.
A terminar, queria dar-vos conta que decorreu, a 9 de abril, a primeira reunião do Observatório Europeu dos Centros das Cidades (European Observatory for City Centers), na área temática “Cultura e Animação”, a que tenho honra de presidir em representação do Município de Coimbra, uma função que é partilhada com a cidade eslovena de Ptuj, cuja presidente da Câmara, Nuška Gajšek, também participou neste primeiro encontro.
A reunião internacional, exclusivamente online, contou com a presença do Sr. Presidente e da Chefe do Gabinete das Relações Institucionais e Internacionais, Dra. Joana Loureiro, assim como com a inscrição de 70 representantes de cidades europeias que partilharam as suas experiências de revitalização dos centros históricos, uma oportunidade para Coimbra ultrapassar em rede desafios que são comuns.
Deve destacar-se que responsáveis de cidades como Florença, em Itália, Rzeszów, na Polónia, ou Lund, na Suécia, geminada com Coimbra, expuseram algumas das iniciativas culturais de dinamização que implementam, no âmbito das suas políticas públicas, recordando que Coimbra é a única cidade portuguesa que lidera um dos observatórios temáticos, sendo os restantes presididos por representantes de cidades espanholas, francesas e alemãs».