Intervenção na íntegra:
«Dar conta de que esta semana a Câmara Municipal de Coimbra organizou mais duas sessões de participação pública, dando assim a oportunidade à população e a todos os interessados de se envolverem diretamente na elaboração dos projetos em desenvolvimento, trazendo-nos a sua visão, preocupações e sugestões de melhoria.
Essa tem sido a metodologia de trabalho seguida por este executivo, abrindo, em fase de estudo prévio, os projetos a debate, antes da sua pormenorização e aprovação final. Com esta prática pretende-se estimular o envolvimento da população local proporcionando momentos de informação e de debate em volta de projetos estruturantes, contribuindo assim para atenuar as naturais resistências à mudança e para o desenvolvimento de uma cidadania consciente, informada e conhecedora.
Uma delas decorreu na passada 3ª feira, dia 9 de abril, numa organização conjunta entre a CMC e a UC e debateu o estudo prévio da requalificação urbana do eixo da Alta Universitária à Sereia. A sessão que decorreu no auditório do StudentHub no polo I, durou cerca de 2h30 e foi altamente participada, envolvendo mais de 90 participantes, entre professores, alunos, funcionários e população em geral.
Honrou-nos com a sua presença e participação, o Sr. Arqt. Gonçalo Byrne, enquanto autor do Plano de Pormenor da Alta Universitária, documento que serviu de base ao estudo em apreciação. Apesar de a UC já se ter manifestado por escrito, com um parecer elaborado pelo Sr. Arqt. Gonçalo Byrne, tiveram ainda, em representação da UC, a oportunidade de apresentar as suas visões e análise critica, os Srs. Arqts António Badeirinha e Victor Murtinho.
Com as suas visões conhecedoras e abrangentes foram validados os princípios basilares que orientam a intervenção prevista para a Alta universitária, designadamente a necessidade premente de contrariar a dominância atual do espaço publico pelos veículos em circulação e, reafectando-o para responder a outras funções, como turismo, fruição urbana e socialização.
Esta alteração do paradigma da mobilidade urbana deverá ainda sustentar a política de transformação do desenho urbano, com espaços cada vez mais humanizados, atrativos, seguros e confortáveis.
Igualmente consensual foi a opinião expressa pelos 3 arquitetos em representação da UC, de que, à exceção da R. Larga, onde já existe arborização, as 2 fiadas de árvores previstas no estudo quer no Largo da Porta Férrea quer no Largo D. Dinis e que pretendiam controlar a ilha de calor em época quente, devem ser retiradas, de forma a não interferir com a monumentalidade dos edifícios envolventes.
Na fase do debate, ficou bem evidenciada a necessidade de serem reforçadas as linhas de transporte publico, das diferentes origens do concelho e em particular a partir do Convento de S. Francisco, cujos veículos, em hora de ponta, circulam sempre em capacidade máxima. Também a divergência entre o elevador das escadas monumentais versus escada rolante foi devidamente debatido, tendo-se concluído que um não tira lugar ao outro, sendo que o elevador é o único meio mecânico capaz de responder às exigências legais, nos termos do Regime das Acessibilidades em vigor, designadamente para responder a pessoas em cadeiras de rodas.
O estudo será agora revisto, tendo por base as participações registadas e submetido a novo parecer da UC e a aprovação final deste executivo, prevendo-se ainda a submissão de candidatura a programa de financiamento, e por fim a sua execução, num cronograma a ser devidamente coordenado com o andamento dos trabalhos no âmbito do SMM.
Também o estudo prévio da R. Nicolau Chanterene foi objeto de apreciação e discussão com a população, na passada 6ª feira, dia 12 de abril, numa sessão que decorreu na Junta de Freguesia de Sto. António dos Olivais, com o apoio e presença do Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Rodeiro, quem agradeço a presença e apoio.
Nesta sessão onde participaram cerca de 50 pessoas, na sua maioria bem conhecedores das especificidades e condicionantes locais, foi possível debater por mais de 2h as soluções e as preocupações dos residentes locais. Foi ainda possível validar, não só os princípios de dimensionamento que suportam a proposta desenvolvida pela CMC, como a solução no seu todo, tendo sido particularmente bem evidenciada a concordância generalizada dos moradores na eliminação de alguns lugares de estacionamento para assim proporcionar a plantação de uma cortina de árvores, que, no seu conjunto permitirão dotar aquele eixo de melhores condições de caminhabilidade. Igualmente consensual foi a necessidade de substituição da calçadinha de vidraço por materiais mais confortáveis e seguros, indo assim ao encontro da prática empreendida por este executivo e em fase de formalização no âmbito da revisão do RMUE.
Referir ainda que estas sessões se têm revelado como momentos privilegiados para debater outros assuntos relevantes com a população, constituindo-se como oportunidades para os interessados nos trazerem as suas opiniões e visões sobre outras temáticas, preocupações e saudações, em conversas francas e de verdadeira proximidade. OU seja, este é claramente o caminho que queremos continuar a traçar, concebendo as soluções em estreita relação e colaboração com aqueles que dele irão usufruir.
Por isso não posso deixar de agradecer a todos aqueles que participaram nestas sessões e nos trouxeram a sua experiência, critica construtiva, apoio e suporte. Deixo ainda um agradecimento especial aos serviços municipais em particular à Divisão de Projeto do Dep. Espaço Publico, pela colaboração empenhada e profissional nas diferentes sessões.
Por fim, uma nota breve para dar conta que Coimbra conta desde há 2 semanas com a operação do novo operador de trotinetes, a BIRD, a qual conta atualmente com mais de 200 trotinetas em operação. A disponibilização dos veículos na cidade, tem vindo a ser feita de forma gradual, de forma a permitir ao outro operador de reduzir e redistribuir a sua frota.
Prevê-se que até ao fim do mês de abril, disponibilizem no mínimo de 300 trotinetas, as quais a somar às 450 da BOLT e às 100 bicicletas elétricas, garantem uma boa cobertura de todo o território urbano, afirmando-se cada vez mais com o um meio de transporte alternativo.