Intervenção inicial do presidente José Manuel Silva | Reunião de Câmara, 18 de março

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, utilizou a sua intervenção inicial salientar alguns dos principais temas da agenda da reunião de Câmara. Entre outros temas, José Manuel Silva destacou o Plano Anual de Plantações de 2023, que das 1.414 árvores previstas em 2023, da responsabilidade da Câmara Municipal de Coimbra, foram plantados 1.128 exemplares e as restantes irão ser igualmente plantadas. O presidente destacou ainda a apresentação e discussão pública da proposta preliminar do plano de pormenor da Estação Central Intermodal de Coimbra, “que nada tem a ver com o passado, e de uma nova visão para a ligação da zona poente à Baixa da cidade”.

 

 

Intervenção na íntegra:

 

«Naturalmente, o destaque inicial da minha intervenção de hoje vai para a sessão de apresentação e discussão pública da proposta preliminar do plano de pormenor da Estação Central Intermodal de Coimbra, que nada tem a ver com o passado, e de uma nova visão para a ligação da zona poente à Baixa da cidade. A passada sexta-feira foi um dia grande para Coimbra e que certamente ficará para a história, pois foi apresentado e colocado em debate, um projeto extraordinariamente ambicioso e verdadeiramente transformador e modernizador da cidade, com a assinatura de um arquiteto de renome mundial e com impacto a múltiplos níveis e dos dois lados do Mondego.

 

Coimbra está a iniciar uma viagem no tempo, para o futuro, afirmando-se orgulhosamente como uma cidade de história e tradição, mas também de criatividade e inovação e de um urbanismo renovador, progressista e ambientalista, que mudará Coimbra definitivamente.

 

Ao contrário do que estava previsto pelo anterior executivo camarário, é preciso deixá-lo bem claro, teremos uma estação central intermodal e moderna de expressão internacional, que acomodará a alta velocidade, colocando Coimbra a uma reduzida distância e no centro de dois aeroportos internacionais. É uma nova centralidade em desenvolvimento, com três novos edifícios icónicos que conferirão uma nova imagem a Coimbra, a implementação de um corredor verde entre a Baixa e a nova estação, com a devolução de espaço de cidade às pessoas, e ainda a definição de novas ligações transversais com acesso direto ao rio Mondego e até a resolução do grave problema da rotunda do Almegue, com a nova ponte rodoviária, encostada à ponde ferroviária da alta velocidade e usando o canal já existente da velha ponte ferroviária.

 

Tudo isto é possível e vai acontecer. Foi também para isto que nos candidatámos e é para esta Coimbra moderna, cosmopolita e com novas oportunidades que trabalhamos.

 

Vem hoje à reunião, para conhecimento, o relatório de execução do Plano Anual de Plantações de 2023. Das 1.414 árvores previstas em 2023, da responsabilidade da Câmara Municipal de Coimbra, foram plantados 1.128 exemplares e as restantes irão ser igualmente plantadas. Estes indicadores denotam o compromisso dos serviços municipais na execução do referido Plano, mas para falar com mais profundidade sobre esta e a próxima temática, deixo para o senhor vereador Francisco Queirós.

 

A Câmara pretende celebrar um acordo de cooperação com o Instituto Superior de Agronomia para a prestação de serviços de assistência técnica e científica para a quantificação de biodiversidade e de serviços de ecossistemas prestados pelo arvoredo urbano, no âmbito da gestão do arvoredo no Município. O processo vem hoje à reunião do Executivo e implica uma despesa de 46.250 euros.

 

Em função do sucesso das últimas hastas públicas, com a abertura de novas lojas, a CM de Coimbra vai avançar com uma nova hasta pública para atribuição de mais locais de venda no Mercado Municipal D. Pedro V, depois de ter lançado duas em 2022 e outras duas em 2023, resultaram já na concessão de 42 lojas e 13 bancas. Em licitação 29 bancas (para peixe fresco e produtos hortícolas) e sete lojas. As sete lojas disponíveis destinam-se a vários ramos de atividade, designadamente, talho, mercearia, garrafeira, padaria, pastelaria e afins, laticínios e derivados, diversos alimentar e não alimentar, pescado congelado e transformado, snack-bar/restauração, entre outros.

 

É inquestionável que o Mercado Municipal D. Pedro V apresenta um novo vigor e uma interessante diversidade de oferta cultural e comercial, que tornam cada vez mais apetecível e agradável a visita a este espaço emblemático da Baixa. Esta quinta hasta pública é igualmente uma oportunidade para alugar um espaço comercial na Baixa por um preço baixo, com a vantagem adicional de estar exatamente em frente ao Centro TUMO.

 

A Câmara Municipal vai hoje deliberar a comparticipação com 240 mil euros para a realização da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra Anozero’24, através de um apoio ao Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, um projeto que se enquadra na estratégia de fomento, crescimento e afirmação cultural e artística do Município no panorama nacional e internacional.

 

Na sequência da aprovação pela CM Coimbra e pela AM da abertura de um novo concurso para a exploração do espaço onde funcionava o bar “Cartola”, na Praça da República, o assunto volta hoje à reunião do Executivo, desta vez para votação do concurso público, respetivas peças de procedimento, bem como constituição do júri, entre outros. Assim, será dado mais um passo tendo em vista a abertura deste emblemático espaço da cidade de Coimbra, com a maior brevidade possível.

 

Enquanto o Regulamento Municipal de Serviços de Partilha em Modos Suaves de Transporte está em curso e sendo entendimento do Município de que este tipo de modo de transporte constitui uma mais-valia e contribuiu, de forma decisiva, para a valorização da cidade, na reunião de hoje vai ser debatida uma proposta de um novo “Acordo de Colaboração para a Instalação e Operação do Sistema de Bicicletas/Trotinetas com motor partilhadas sem doca”. A proposta em análise aponta para a criação de 128 novos parqueamentos de bicicletas/trotinetes elétricas e a criação dos 112 hotspots virtuais para a paragem/ estacionamento de trotinetes, pretendendo-se minimizar os aspetos negativos da utilização das trotinetes no dia a dia, nomeadamente o estacionamento abusivo dos utilizadores, que impede a circulação de peões e pessoas com mobilidade reduzida.

 

Não obstante haver mais temas interessantes e importantes na ordem de trabalhos de hoje, finalmente saliento o Regulamento Municipal do Prémio Empreendedorismo Feminino, que será hoje votado tendo em vista o início do período de consulta pública, que tem a duração de 30 dias.

 

Como presidente de Câmara, não tenho fins de semana, o que é um bom sinal, pois traduz a enorme dinâmica do concelho e das suas 18 freguesias e uniões de freguesias. A título de exemplo, só no passado fim de semana tive o prazer de ser convidado para estar na sessão de abertura de uma interessante conferência promovida no auditório da Faculdade de Direito no âmbito do 18º aniversário da Ordem dos Notários, na abertura da Feira do Fumeiro, no lançamento de um livro de Trovas na Ordem dos Médicos, de autoria do Dr. Luís Canavarro, na festa das Sopas  do Agrupamento 309 dos Escuteiros de Ceira, num excecional concerto na Capela da Santa Casa da Misericórdia, no âmbito do ciclo de requiem organizado pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, no Encontro dos Carros Clássicos de Coimbra, com exposição na Praça do Comércio, no almoço do 40º aniversário da Associação Social, Cultural e Recreativa de S. Paulo de Frades e na inauguração da requalificação do Centro Social de Marmeleira. Embora eu não o vá referindo, quase todos os fins de semana são assim.»

 

 

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×