Intervenção na íntegra:
«A minha intervenção de hoje será inteiramente dedicada à participação de Coimbra na BTL.
Entre os dias 28 de fevereiro 3 de março (ou seja, durante 5 dias, que culminaram ontem), realizou-se na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, a 34.º edição da Bolsa de Turismo de Lisboa.
A BTL, sendo a maior e mais aguardada feira nacional de Turismo, é um evento que se apresenta como uma oportunidade para divulgarmos o nosso destino e o nosso território, dando a conhecer, através desta montra, o melhor da nossa história, cultura e tradições.
A nossa presença este ano teve a particularidade de participarmos com a chancela de Município Convidado, condição que nos permitiu beneficiar de uma visibilidade acrescida, mas que, por outro lado, acarreta também mais responsabilidades e encargos financeiros.
Foi um desafio que aceitámos prontamente, com grande entusiasmo, uma vez que tal distinção permitir-nos-ia afirmar o nosso território, projetando a cidade como um destino de eleição, capaz de proporcionar experiências inovadoras e memórias significativas junto de quem nos visita, de modo afirmar, com legítima propriedade, que Coimbra é the right place to be e, neste contexto em particular, the right place to visit. Foi com base neste mote, e em torno deste slogan, que marcámos a nossa participação no certame.
O facto de sermos o Município Convidado impõe-nos, como requisito obrigatório, a presença física num stand individualizado, exigindo, por conseguinte, uma maior capacidade de afirmação do nosso concelho, sem prejuízo da nossa representação no contexto alargado da CIM-RC, no espaço promocional da comunidade intermunicipal, ou outras participações pontuais no stand da Entidade Regional do Turismo do Centro.
Para além da contratação do espaço físico e do stand, compete ao Município Convidado equipar e assegurar o funcionamento de um espaço de restauração no Pavilhão 2, para promover e dar a conhecer os sabores e pratos típicos característicos da Região.
Para levarmos a cabo, com sucesso, uma participação desta natureza e com todas estas exigências associadas, tornou-se indispensável recorrer, numa lógica de cooperação institucional e conjugação de esforços, à colaboração e patrocínio de outras entidades que desempenham, no contexto turístico, um papel de referência.
Neste sentido, imediatamente após termos sido brindados com o convite por parte da organização da BTL para nos apresentarmos nesta edição como Município Convidado, lançámos também nós um convite à Universidade de Coimbra, à Fundação Bissaya Barreto e à Praxis, para se associarem ao Município de Coimbra neste desafio, propondo-lhes uma participação conjunta e integrada, numa lógica de interesses comuns e responsabilidades partilhadas, que se traduziu inclusivamente na repartição dos encargos financeiros associados. A nossa proposta de parceria foi prontamente acolhida, sem qualquer tipo de reservas ou hesitações, e também por isso me compete um especial agradecimento, pessoal e institucional. Consubstanciada a parceria através da celebração de um protocolo para definição das obrigações das partes, começámos a trabalhar sinergicamente no projeto, num trabalho que exigiu da nossa parte uma enorme capacidade de diálogo e articulação, que se traduziu em inúmeras reuniões que se prolongaram e intensificaram ao longo dos últimos meses.
Aproveitando o impulso da nossa participação como Município Convidado na BTL, e, na sequência desta oportunidade ímpar que nos foi concedida (e que, previsivelmente, tão cedo não voltará a repetir-se), desenvolvemos um plano de comunicação e promoção do destino, que terá a duração de, pelo menos, 12 meses, contados a partir da data de inauguração da BTL. Dentro deste plano mais lato, está incluída a divulgação e promoção do território através de outros suportes e meios de publicidade, físicos e digitais, cujo pacote de serviços inclui a criação de materiais promocionais e, ainda, a contratação de um outdoor na A1, na zona da Bobadela, mais precisamente ao Km 2,1.
O stand do Município de Coimbra ficou instalado no espaço destinado ao Município Convidado, isto é, junto à entrada do Pavilhão 2. Optámos por um stand com um design moderno e inovador, construído maioritariamente com recurso a ecrãs LED e materiais de alta qualidade. Eu sou suspeito para o afirmar, mas a verdade é mesmo esta. Ninguém ficou indiferente e por isso muitas pessoas fizeram questão de nos dar os parabéns, mostrando-se agradavelmente impactadas e surpreendidas com a forma como nos apresentámos no certame. Em termos de layout, a estrutura foi pensada de modo a contemplar 3 zonas distintas: uma zona de expositores, uma zona de palco e o auditório. Durante os 5 dias da BTL, no contexto da programação pensada especificamente para esta ocasião, tivemos a oportunidade de lançar um novo filme promocional, que foi concebido com o propósito de dar a conhecer a cidade em todo o seu esplendor e evidenciar o nosso património, material e imaterial, potenciando o interesse relativamente aos nossos principais fatores de atratividade turística. Destaco ainda, como fator de novidade e inovação, a apresentação de 3 novos roteiros temáticos – Roteiro dos Santos, Roteiro das Mulheres e Roteiro dos Órgãos de Tubos -, para além das 8 opções já existentes, que contribuem para diversificar e ampliar a oferta. Coimbra passa, assim, a dispor de 11 roteiros turísticos no total. Para além disso, todos estes roteiros passaram a estar disponíveis em formato digital, podendo ser acedidos através de uma aplicação informática – uma ferramenta digital criada especificamente para o efeito -, que poderá ser facilmente acedida, por qualquer utilizador, bastando para o efeito entrar no site roteiros.coimbra.pt.
Na vertente dos Eventos (área identificada no nosso Plano Turístico como sendo um eixo estratégico), foi lançada uma nova agenda de eventos do concelho, em formato de papel, e também em formato digital disponível para consulta no site do Município, que contempla grande parte dos eventos calendarizados no ano de 2024. No dia da inauguração, anunciámos publicamente, em primeira mão, a presença dos Quatro e Meia, que serão a banda cabeça de cartaz nas Festas da Cidade, agendadas para o período entre 4 e 14 de julho. Mas as surpresas não se ficaram por aqui. Outra inesperada novidade que antecipámos na BTL foi a contratação do artista Matias Damásio, para atuar no Fim de Ano em Coimbra. Ainda no contexto da nossa vasta oferta de eventos foram realizadas diferentes apresentações demonstrativas de que Coimbra é uma cidade cada vez mais dinâmica, estimulante e atrativa. Destaco, neste contexto, colaboração dos serviços municipais na apresentação, divulgação e promoção de eventos que podem, e devem, ser capitalizados a favor do desenvolvimento turístico. A BTL serviu de montra para promover a XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea, que terá lugar já no próximo fim de semana, a Feira Medieval, e, na vertente cultural e artística, a Bienal Ano Zero, exposição de Arte Contemporânea de Coimbra. Destacámos, por outro lado, as múltiplas valências do Convento São Francisco, destacando a função deste equipamento cultural de qualidade e excelência, ideal para acolher espetáculos e eventos corporativos, de modo a reforçar o nosso posicionamento também ao nível do segmento do Turismo de Negócios.
Devo confessar, sem faltas modéstias, que fiquei sinceramente agradado pelos resultados que conseguimos alcançar com a nossa participação. O stand do Município de Coimbra destacou-se pela diferença, despertou a curiosidade entre o público presente devido ao fator inovação e às várias ações que foram dinamizadas no contexto da nossa programação e animação diárias, com atuações de tunas e grupos de concertinas, degustações de produtos da doçaria típica e provas de Cerveja e Gin de produção local, entre outras atividades no âmbito do programa Kids Route, dedicadas às crianças e às famílias, que atraíram um elevado número de visitantes nos dias dedicados ao público em geral. Muitas foram as famílias e crianças que por ali passaram a fazer a experiências lúdicas propostas no âmbito da atividade do Exploratório ou a ouvir as lendas relacionadas com a história de Coimbra, contadas pela voz das duas técnicas da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Municipal, que dinamizaram a iniciativa. Os nossos parceiros estiveram entusiasticamente presentes, durante os 5 dias da Feira, colaborando ativamente na promoção e valorização do território, e também eles protagonizaram ações promocionais, jogos, atividades e dinâmicas que foram importantes para captar a atenção e despertar o interesse do público. Deu-se também a feliz coincidência de podermos comemorar, com a presença do Magnifico Reitor, os 734 anos da Universidade de Coimbra, que se assinala no dia 1 de março, momento celebrado com entusiasmo, emoção e alegria, corte de bolo e champanhe da região. No mesmo dia, ao final da tarde, o stand voltou a encher-se para assistir à atuação do DJ Patrick Assis, sendo este momento de Happy Hour complementado com uma degustação de cerveja artesanal da Praxis, muito apreciada pelo público presente. No que se refere à Fundação Bissaya Barreto, devo dizer que foi impressionante a adesão do público ao Portugal dos Pequenitos e a quantidade de pessoas que aproveitaram as ofertas promocionais para adquirir bilhetes, de modo a conhecer ou revisitar este parque temático, que se distingue por ter sido o primeiro parque temático a surgir no nosso país. Destaco ainda o efeito da presença do caricaturista Luís Costa, nos dias 1 e 2 de março, com a dinâmica do desenho de caricaturas ao vivo, que suscitou a curiosidade e o interesse de centenas de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de levar para casa uma recordação da sua passagem pela BTL com a marca de Coimbra. Destaco, ainda, o efeito atrativo da presença constante de 6 figuras histórias relacionadas com a história de Coimbra, que funcionaram, no contexto da nossa participação, como um postal ilustrado da nossa cidade. Também o arauto (do Portugal dos Pequenitos) foi uma figura constante que esteve sempre presente com a sua trombeta a marcar diariamente os momentos de abertura e encerramento do nosso stand.
Em jeito de balanço, o resultado da nossa participação foi ao encontro das nossas melhores expectativas. Estima-se que mais de 20 mil pessoas passaram pelo stand do Município de Coimbra. Espero – com o trabalho que temos vindo a desenvolver diariamente, promovendo o envolvimento e reforço do compromisso por parte dos agentes e operadores turísticos, e agora com esta oportunidade – conseguir, em linha com os objetivos definidos no Plano de Turismo, apresentado publicamente em setembro do ano passado, elevar Coimbra a um outro patamar de desenvolvimento turístico, que otimize o nosso posicionamento nesta área de atuação me nos permita afirmar Coimbra como um destino cada vez mais atrativo, acolhedor e de visitas prolongadas.
Finalizo a minha intervenção, com um agradecimento, pessoal e institucional, aos parceiros – a UC, a Fundação Bissaya Barreto e a Praxis -, que foram, devo dizer, inexcedíveis na colaboração que prestaram à nossa participação. Sem o seu apoio, nada disto teria sido possível.
Agradeço, de igual modo, aos agentes e operadores turísticos que acolheram o nosso convite e prontamente se disponibilizaram para representarem o destino no Programa Hosted Buyers, iniciativa que tem como objetivo promover o território junto de investidores estrangeiros.
Agradeço a todos os dirigentes e técnicos municipais que contribuíram para tornar possível esta participação, incluindo, neste agradecimento geral, todas as demais pessoas que contribuíram para o sucesso da nossa participação.
Ao Senhor Presidente, agradeço o apoio incondicional, bem como a confiança depositada no meu trabalho. É evidente que o Turismo é uma área de atividade em permanente mudança, que exige uma atenção permanente. Não se operam milagres em 5 dias, mas a BTL é um espaço promocional e um acelerador de oportunidades, que nos permite reforçar a competitividade do destino e projetar a marca Coimbra no contexto nacional e internacional. Obrigado!»