Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 4 de março

Carlos Matias Lopes aproveitou o período antes da ordem do dia da Reunião de Câmara para destacar algumas iniciativas no âmbito dos seus pelouros. Relativamente ao Desporto, o vereador deu nota da instalação de um sistema de iluminação de tecnologia LED na nave da piscina de 50 metros do Complexo Olímpico de Piscinas que vai permitir uma redução substancial da potência instalada melhorando inclusivamente a qualidade do serviço prestado. No que concerne ao Serviço Municipal de Proteção Civil, Carlos Matias Lopes destacou o sucesso das atividades promovidas pelo Município no âmbito do Dia da Proteção Civil, que contou com a presença de mais de duas mil pessoas.

 

Intervenção na íntegra:

 

« DESPORTO

 

INSTALAÇÃO DE UM SISTEMA DE ILUMINAÇÃO NO COP TECNOLOGIA LED

 

A Câmara Municipal de Coimbra, através da Divisão de Desporto procedeu, na semana de 26 de fevereiro a 2 de março, à instalação de um sistema de iluminação de tecnologia LED na nave da piscina de 50 metros (P50) do Complexo Olímpico de Piscinas (COP).

 

O sistema é composto por 10 projetores com tecnologia de controlo individual que permite parametrizar, numa interface web, o seu funcionamento para vários regimes de potência e horários e receber relatórios de consumos, estado de operacionalidade, períodos de funcionamento, entre outro, o que permitirá uma utilização mais eficiente e racional da iluminação.

 

Com esta intervenção foi possível desativar e remover o sistema nativo de iluminação, composto por 42 projetores. Luminárias baseadas na tecnologia de lâmpadas de descarga de iodetos metálicos de alta pressão, uma tecnologia muito pouco eficiente eletricamente e em vias de descontinuação de produção, devido aos baixos requisitos ambientais.

 

Agradecer o empenho da Unidade de Gestão Técnica da Divisão de Desporto que planeou e coordenou toda a operação, permitindo baixar consideravelmente os custos da operação de substituição e aplicação de nova luminária. Esta nova luminária irá também permitir a transmissão televisiva, a qual só era possível com o aluguer de iluminação artificial.

 

Esta foi a primeira fase da intervenção que se consubstancia numa redução substancial da potência instalada melhorando inclusivamente a qualidade do serviço prestado nessa componente. Dos cerca de 54,6 kWh de consumo do sistema antigo passou-se para aproximadamente 14,4 kWh em pico, para o novo sistema, que pode ainda ser otimizado através do módulo de controlo e de uma utilização mais eficiente/racional.

 

Ainda num horizonte próximo, provavelmente no decurso deste mês de março, neste caso com a utilização de apenas Recursos Humanos Internos, prevê-se intervir nos sistemas de iluminação da nave da Piscina de 25 metros do COP e fachadas do COP/PMMM, com a instalação respetivamente de 12 e 10 projetores LED de potência adequada à situação com o mesmo sistema de controlo individual.

 

Resta referir que, num futuro próximo, todo o edifício (COP/PMMM) será objeto de intervenção profunda, em todas as componentes da iluminação, que irá apetrechá-lo com um sistema integrado que responda aos mais elevados padrões de exigência e qualidade, alinhado com os desafios da eficiência energética, da utilização racional/eficiente da energia e da sustentabilidade ambiental.

 

 

Ainda no Desporto, entre os dias 20 e 29 de fevereiro cerca de 30 colaboradores da Divisão de Desporto, entre assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos superiores, com diferentes valências nas Infraestruturas Desportivas Municipais participaram na Formação de Suporte Básico de Vida – Desfibrilhador Automático Externo.

 

O curso de Suporte Básico de Vida – Desfibrilhação Automática Externa consiste em formar e treinar os técnicos da Divisão de Desporto para serem capazes de responder eficazmente a uma situação de paragem cardiorrespiratória através da utilização de um desfibrilhador Automático Externo.

 

No final do primeiro semestre de 2024 pretendemos formar os restantes colaboradores da Divisão de Desporto, porque estamos conscientes que diariamente recebemos mais de 2500 pessoas nas nossas infraestruturas desportivas e queremos estar preparados, pois está demonstrado que a desfibrilhação precoce, realizada entre 3 a 5 minutos após o colapso da vítima, resulta em taxas de sobrevivência de 50 a 70%.

 

 

SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL

 

Celebrou-se no passado dia 1 de março, O Dia Internacional da Proteção Civil com o objetivo primordial de alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes, e ainda prestar tributo a todos os seus agentes (princípios consagrados na carta europeia da PC).

 

Atento à importância do papel da Proteção Civil na sociedade, este ano o Serviço Municipal de Proteção Civil desenvolveu um programa de experiências empíricas de situações realistas e também de diversas simulações com o intuito de sensibilizar, ensinar e reforçar uma cultura de segurança com enfoque nas camadas mais jovens da população.

 

Com esse objetivo e com o apoio de entidades externas e das diversas unidades orgânicas do município, promovemos uma exposição de meios e equipamentos dos Agentes de Proteção Civil e demos a conhecer à sociedade o que pode acontecer em caso de ocorrência de três riscos distintos, nomeadamente perante um sismo, um incêndio rural e em acidentes rodoviários.

 

As cerimónias foram presididas pelo Exmo Sr Presidente do Município, com a presença das individualidades civis e militares.

 

Entre os dias 29 de fevereiro e 1 de março passaram pela Casa Municipal da Proteção Civil 2052 pessoas:

 

– 1554 alunos das escolas do município

– 114 professores e assistentes das escolas

– 38 entidades na cerimónia do dia 1 de março

– 23 entidades que colaboraram nos 2 dias do evento (eram para ter sido 3 dias, mas devido às condições climatéricas adversas cancelamos as visitas no dia 2 de março (e em boa hora, uma vez que passou um minitornado na zona do Quartel do Bombeiros Sapadores).

 

Estamos convictos que este evento contribuiu para a melhoria da cultura de segurança da população, sensibilizar e conferir às crianças medidas de autoproteção e dotá-los de uma melhor formação cívica e pessoal.

 

Importa salientar e agradecer às entidades que prontamente se disponibilizaram a colaborar e que dizem sempre presente, pelo que em nome do Município de Coimbra e em nome do SMPC, o nosso muito obrigado!

 

Notas finais:

 

Foi apresentado hoje, pela AAC, o Estudo sobre a Emigração de Jovens Qualificados. Dois em cada três alunos da UC “desejam” sair do país quando acabarem os seus Cursos e formação académica. É um assunto que deverá merecer a preocupação de todos;

 

Na BTL apresentamos os 131 Eventos desportivos que teremos, em Coimbra durante o ano de 2024. O Desporto, para além da vertente competitiva, deverá ser um dos Eixos prioritários para a fixação de mais turistas no território e durante mais dias. Coimbra tem tido a capacidade de atrair grandes eventos desportivos, e este ano não será exceção. O Europeu de Triatlo é um desses exemplos, onde são esperados mais de 10 mil pessoas em 4 dias, já no próximo mê de junho.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×