Intervenção inicial do vice-presidente Francisco Veiga | Reunião de Câmara, 19 de fevereiro

O vice-presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Francisco Veiga, recordou, na sua intervenção inicial, o sucesso Carnaval Coimbra 2024, que saiu à rua e contagiou a Baixa da cidade nos dias 10 e 11 de fevereiro, com diversos momentos de animação e apresentações artísticas, a decorrem de manhã à noite, na sua maioria, na Praça do Comércio. Francisco Veiga enfatizou também a participação de Coimbra, enquanto Município Convidado, na edição deste ano da BTL, que vai decorrer na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, de 28 de fevereiro a 3 de março. A Câmara Municipal tem como parceiros a Universidade de Coimbra, a Fundação Bissaya Barreto e a Praxis, e a sua presença vai contar, também, com o envolvimento de mais de uma dezena de empresas, nesta que é uma oportunidade única para promover a cidade, a nível nacional e internacional, na maior feira de turismo que se realiza em terras lusas. Sob o lema “Coimbra, the right place to be”, a aposta passa por mostrar que Coimbra é também, sem margem de dúvidas, “the right place to visit in 2024”.

 

Intervenção na íntegra:

 

« – Balanço Sobre o evento Carnaval Coimbra 2024

 

Hoje, começaria por fazer um breve balanço sobre o Carnaval de Coimbra 2024, evento realizado pela Associação Peripécias Coloridas, com o apoio do Município de Coimbra. Apesar das condições climatéricas e da chuva que se fez sentir no fim de semana de 10 e 11 de fevereiro, ainda assim o evento acabou por registar uma forte adesão por parte do público. A Praça do Comércio e as Ruas da Baixa encheram-se de cor e animação, ritmo e música, e todos puderam festejar o Carnaval com alegria. Apesar das críticas, que também as houve, e para aqueles que dizem que o Carnaval não é um evento com enquadramento na tradição Coimbrã, eu gostaria de salientar que esses comentários valem o que valem e cada um é livre de expressar a sua opinião. O facto de celebrarmos o Carnaval, com mais ou menos inspiração brasileira, não significa que estejamos a abdicar das nossas tradições. A fusão entre povos e culturas, sobretudo nesta era global em que vivemos, é uma realidade incontornável, que estará cada vez mais presente. Eu sugeria que as pessoas criticassem menos, e se divertissem mais, porque é para isso que nós investimos neste tipo de eventos de entretenimento e lazer: para envolver a comunidade, dinamizar a Baixa como espaço privilegiado de encontro e interação social, e para atrair visitantes, contribuindo para tornar Coimbra uma cidade estimulante e atrativa durante todo o ano e, com isso, contribuir para o desenvolvimento económico e turístico do concelho.

 

  

Participação de Coimbra na BTL 2024 como Município Convidado.

 

Aproveito esta ocasião para relembrar a participação do Município de Coimbra na BTL 2024, que se realiza na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março.

 

Esta edição da BTL promete ser ainda mais especial, uma vez que Coimbra terá um papel proeminente face à sua participação inédita como Município Convidado, destacando-se como um destino turístico de excelência, tanto a nível nacional como internacional.

 

Será a primeira vez que iremos participar com a chancela de Município Convidado e por isso, para além do entusiasmo com que nos propomos abraçar este desafio, da responsabilidade e das expectativas, queria também aqui deixar um agradecimento especial a todos os que tem colaborado connosco para tornar possível esta participação, e em particular às entidades parceiras que aceitaram o convite para estarem presentes neste certame, assumindo, também elas, um conjunto de responsabilidades partilhadas, incluindo encargos financeiros.

 

Neste sentido, agradeço à Universidade de Coimbra, à Fundação Bissaya Barreto e à Práxis, que estão connosco desde o primeiro instante, numa lógica de cooperação institucional, cuja colaboração tem sido bastante enriquecedora e produtiva. Agradeço, de igual modo, a colaboração dos operadores privados que aderiram a esta participação, nomeadamente às 12 empresas com atividade no setor, que irão estar representadas no Programa Hosted Buyers, direcionado para divulgar e promover Coimbra junto de investidores internacionais com interesse no destino. 

 

A presença de Coimbra nesta edição, como Município Convidado, representa uma oportunidade única para destacar a diversidade e a riqueza do nosso património, cultura e tradições, bem como para apresentar os nossos principais ativos e produtos turísticos.

 

Além disso, a programação planeada promete ser diversificada e eclética, oferecendo dinâmicas e apresentações que visam dar a conhecer, de forma abrangente e integrada, o que nos diferencia, levando os visitantes a descobrir uma cidade repleta de muitos e bons motivos para conhecer e visitar.

 

Nesta BTL, esperamos compartilhar a hospitalidade e a beleza de Coimbra com o país e mundo, fortalecendo as relações com o setor do turismo e realçando a posição do município como um destino de eleição. Através deste evento, e da nossa participação como Município Convidado, estamos confiantes de que conseguiremos projetar Coimbra como um dos destinos mais atrativos e acolhedores, abrindo portas para reforçar o nosso posicionamento nesta área de atuação. É este o nosso propósito e é com vista a este objetivo que temos vindo a trabalhar diariamente. Pessoalmente, será uma satisfação poder contar com a presença de todos, sobretudo no dia da inauguração e abertura do nosso stand, e, nesse sentido, lanço a todos os presentes um convite, extensível a quem nos está a ver e a ouvir através desta transmissão via streaming. Como Município Convidado, temos presença confirmada num stand individualizado, localizado à entrada do Pavilhão 2, sem prejuízo da nossa habitual colaboração com a CIM-RC, onde também iremos ter algumas slots de apresentação para promoção e divulgação do nosso território. Do mesmo modo acontecerá no stand da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal. Estaremos presentes e representados em todas as frentes e alinhados com as entidades locais e regionais com impacto e responsabilidades no setor. Tenho a certeza que esta participação contribuirá para a aumentar a notoriedade do destino e para reforçar a marca Coimbra, promovendo o território e a Região.

 

 

– Programa de Comemoração do Dia Internacional do Guia-íntérprete, que se assinala no dia 21 de fevereiro

 

Para finalizar, aproveito para divulgar uma outra iniciativa inédita, também na área do Turismo, mas desta feita para comemorar o Dia Internacional do Guia-Intérprete, que se comemora na próxima quarta-feira, dia 21 de fevereiro.

 

O Município de Coimbra, através da Divisão de Turismo, em parceria com a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, irá dinamizar, neste contexto, un conjunto de iniciativas, com as quais pretendemos exaltar o papel destes profissionais, reconhecendo que a sua atuação transcende a mera exposição de factos históricos, elevando-se à posição de dedicados embaixadores dos destinos turísticos onde desenvolvem a sua atividade.

 

No ensejo dessa comemoração, e com o intuito de vincular Coimbra a esta efeméride, elaborámos um programa especial compreendendo diversas atividades como uma mesa-redonda, com início às 10 horas, na Sala Francisco Sá de Miranda, na Casa Municipal da Cultura, subordinada ao tema “Ser Guia Intérprete em Coimbra”. Para além deste momento de partilha e reflexão, o programa inclui também um almoço comemorativo, no restaurante Solar do Bacalhau, oferecido pela ARHESP, e duas visitas guiadas, uma no período da manhã, às 11:30 (Da Sereia ao adro Santa Cruz), e outra à tarde, pelas 15h, que convida a re(visitar) o Roteiro dos Santos, com ponto de partida no Mosteiro de Santa Cruz. 

 

Estas iniciativas visam sublinhar o papel crucial dos Guias Intérpretes na promoção do turismo sustentável e na ampliação das vivências dos visitantes. A participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória até ao dia 20 de fevereiro – ou seja, até amanhã – através do email diadoguiainterprete@cm-coimbra.pt

 

É curioso, porque convidámos algumas entidades e guias intérpretes para estarem presentes e as reações foram de surpresa generalizada. Um dos convidados, para além de louvar a iniciativa, refere, e passo a citar: “em mais de 20 anos de carreira não me recordo de algo semelhante”. Isto para dizer o quê? Que o Turismo é uma prioridade, mas não nos podemos esquecer dos profissionais do setor, porque são eles que estão todos os dias no terreno, dando a conhecer o território, a cultura e as vivências, e nesse sentido são eles os principais embaixadores do destino. Por conseguinte, é fundamental apostar mais ainda na capacitação e valorização dos recursos. Esta iniciativa é a prova do nosso reconhecimento e, ao mesmo tempo, um claro sinal de mudança que nos diferencia em relação ao passado.»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×