Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 19 de fevereiro

Carlos Matias Lopes aproveitou o período antes da ordem do dia da Reunião de Câmara para destacar as conquistas de Coimbra no universo desportivo, a propósito das recentes conquistas históricas do nadador conimbricense, Diogo Ribeiro, no Mundial de Natação. O vereador aproveitou para destacar que a “a piscina olímpica em Coimbra detém 79 recordes nacionais”. “Para termos uma visão comparativa, em termos nacionais, Oeiras detém 53, Porto 33, Lisboa 28 e Funchal 24 recordes nacionais”, assinalou o vereador, citando um documento de 06/02/2024 divulgado no site da Federação Portuguesa de Natação.

 

Intervenção na íntegra:

 

«Coimbra é uma cidade conhecida pela sua história, cultura e tradições académicas devido à sua famosa universidade, uma das mais antigas da Europa, mas agora passa também a ser conhecida por ser o berço do duplo campeão do mundo de 50 e de 100 metros mariposa, dizemos nós…

 

Tudo isto, só é possível graças à visão e ao empenho de quem ao longo do tempo vai investindo e dotando o município de infraestruturas desportivas, bem como na sua manutenção e modernização, de modo a poderem ser capazes de criar e catapultar talentos para o estrelato mundial (são disso exemplos o filipe albuquerque, a catarina costa, o Diogo Ribeiro e tantos outros)..

 

Da interação entre município, clubes, técnicos, atletas e pais e a sua cada vez maior capacitação tudo se torna possível (não esquecer que funciona atualmente, co COP, o Centro Nacional de Alto Rendimento da FPN e onde já envolvemos todos estes parceiros).

 

Acreditamos que a curto médio prazo, com a chegada de novos investimentos ao município e à região para a qual todo o município está a trabalhar, sejamos capazes de assistir a uma nova dinâmica no tecido desportivo tal como aconteceu com as mudanças e investimentos provocados pelo euro 2004, do qual resultaram entre outros, o Estádio Cidade de Coimbra, o Centro Olímpico de Piscinas, as piscinas Rui Abreu ou as piscinas Luís Lopes da Conceição.

 

 O Centro Olímpico de Piscinas Municipais em Coimbra foi inaugurado a 21 de julho de 2005, tendo acolhido logo nessa data um evento de âmbito nacional: o Campeonato Nacional de natação no escalão de infantis e juvenis.

 

Desde então, tem sido, palco das principais competições nacionais no âmbito da natação pura, masters e natação sincronizada, bem como importantes competições internacionais, das quais e a título de exemplo se destaca o recente Campeonato do Mundo de Pólo Aquático Sub-20 Feminino disputado em setembro último.

 

É inequívoco que o Centro Olímpico de Piscinas Municipais (COPM) foi construído com características físicas e condições técnicas muito relevantes para auxiliar o desempenho dos atletas e utilizadores (não podemos esquecer que atualmente utilizam aquelas instalações cerca de mil pessoas por dia).

 

  • A piscina olímpica com 10 pistas permite a realização de provas de natação pura com um elevado nº de atletas em competição (cerca de 700-800 atletas);
  • E além da piscina de 50m, faz parte deste complexo de piscinas, uma piscina de 25m de apoio ao tanque principal que complementa a oferta em termos de prática, balneários diversos, salas de imprensa, arbitragem, secretariado, sala de massagens, e gabinetes médicos e de controlo antidoping.

 

E Prova da qualidade de construção e apetrechamento da piscina olímpica são os diversos recordes nacionais registados nesta piscina.

 

Efetivamente a piscina olímpica em Coimbra detém 79 recordes nacionais! Para termos uma visão comparativa, em termos nacionais, Oeiras detém 53, Porto 33, Lisboa 28 e Funchal 24 recordes nacionais. (documento de 06/02/2024 divulgado no site da Federação Portuguesa de Natação).

 

Curiosamente o atleta Diogo Matos Ribeiro tem 26 recordes nacionais, sendo a maioria em provas internacionais (Fukuaka, Lima, Roma, Baku e agora Dhoa), sendo que cinco desses recordes foram obtidos em Coimbra.

 

Eventos internacionais mais relevantes decorridos no COPM:

 

– Multinations Youth Meet (2010), com 9 seleções nacionais (natação pura)

– Campeonato do Mundo de Hóquei Subaquático (2011) com 10 seleções nacionais masculinas e 8 seleções femininas

– Multinations Junior Meet (2012), com cerca de 260 atletas de 12 Seleções Nacionais no escalão de juniores (natação pura)

– Fase de Apuramento para o Campeonato de Europa Masculino de Pólo Aquático (2009) com as seleções de Portugal, Polónia, República Checa e Eslováquia

– Campeonato do Mundo de Pólo Aquático Sub-20 Feminino (2023), com 350 atletas em representação de 20 seleções mundiais.

 

ATLETAS DE RELEVO MUNDIAL QUE COMPETIRAM NO CENTRO OLIMPICO DE PISCINAS, em Coimbra:

 

Fabiola Molina (Brasil)

Meeting Coimbra 2009 e 2010

Multi Campeã Pan Americana

 

Diogo Yabe (Brasil)

Meeting Coimbra 2009 e 2010

Bicampeão e recordista Pan Americano

 

Marieke Guehrer  (Austrália)

Meeting Coimbra     2009 e 2012

2 x Recordista Mundial

Campeã Mundial

Multi recordista e campeã australiana

 

Randall Bal (USA)

Meeting Coimbra     2008, 2009 e 2010

Treinou e viveu em Coimbra em 2010 e 2011, representando a Académica de Coimbra

Campeão Mundial

2 x Recordista Mundial

Vencedor da Taça do Mundo

Multi Recordista Americano

Multi medalhado mundial

Recordista do Mundo de 50 e 100 Costas em Piscina Curta

Campeão Pan-Americano de 100 Costas e 4×100 Estilos

Atleta Olímpico em Atenas 2004

 

Kimberly Vandenberg (USA)

Meeting Coimbra 2010

Vice campeã mundial

Medalhada Olímpica

Campeã Pan Americana

 

Viacheslav Prudnikov (Rússia)

Meeting Coimbra 2012

2 x Vencedor da Taça do Mundo

2 x vice Campeão Taça do Mundo

 

E por fim, referir o “nosso” DIOGO MATOS RIBEIRO

 

Palmarés

 

  • Lima 2022 – Campeonatos Mundiais de Juniores, medalha de ouro nos 50 metros mariposa (recorde do mundo de juniores)[4]
  • Lima 2022 – Campeonatos Mundiais de Juniores, medalha de ouro nos 100 metros mariposa[4]
  • Lima 2022 – Campeonatos Mundiais de Juniores, medalha de ouro nos 50 metros livres[4]
  • Roma 2022 – Campeonatos Europeus de Natação, medalha de bronze nos 50 metros mariposa[11]
  • Jogos do Mediterrâneo 2022, medalha de prata nos 100 metros livres[12]
  • Jogos do Mediterrâneo 2022, medalha de ouro nos 50 metros mariposa (recorde do campeonato)[12]
  • Mundiais de Natação 2023, medalha de prata nos 50 metros mariposa (recorde nacional)[8]
  • Mundiais de Natação 2024, medalha de ouro nos 50 metros mariposa[9]
  • Mundiais de Natação 2024, medalha de ouro nos 100 metros mariposa (recorde nacional)[10]

 

Termino com uma frase deixada pelo Diogo, hoje pela manhã à chegada ao nosso país, onde disse e passo a citar “para mim é incrível ganhar estas duas medalhas de ouro. Tenho 19 anos e muito a trabalhar”.

 

E depois dos feitos conquistados no Qatar.. e Doha (capital do país).. a quem doer.. este menino de oiro é nosso!!»

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×