Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 5 de fevereiro

Carlos Matias Lopes aproveitou o período antes da ordem do dia da Reunião de Câmara para fazer um ponto de situação sobre iniciativas no âmbito dos seus pelouros. Relativamente ao Ambiente, o vereador destacou, entre outros temas, a candidatura que está a ser preparada do Cemitério Municipal da Conchada à Rede Europeia de Cemitérios do Conselho da Europa, tendo prevista a apresentação desta candidatura em maio de 2024. Relativamente à Juventude, Carlos Matias Lopes destacou a participação no Conselho Municipal da Juventude, que decorreu no dia 3 de fevereiro, na Casa Municipal da Cultura. O investimento na área da Juventude, o maior de sempre, previsto no Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2024, os impostos municipais, o empreendedorismo e a fixação de jovens no concelho, bem como o número recorde de candidaturas aos apoios financeiros municipais foram alguns dos temas em destaque na reunião do CMJC mais participada de sempre.

 

Intervenção na íntegra:

 

« PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

 

Ambiente

 

O Cemitério Municipal da Conchada é um espaço de reconhecido valor histórico e patrimonial, integrando a memória coletiva de Coimbra e do País.

 

Relata-nos a especialista na história desta infraestrutura municipal, Dra. Sara Madeira,  e cito: que o Cemitério Municipal da Conchada possui “jazigos e monumentos funerários caracterizados por imagéticas revivalistas, no contexto das artes férreas e cantaria, concebidos por artificies da Escola Livre das Artes do Desenho, nos quais repousam personalidades cuja influência social, cultural, literária ou artística perdura na vivência da cidade, tais como João Machado, Daniel Rodrigues, António Augusto Gonçalves, Sobral Cid, Conde do Ameal João Maria Correia Aires de Campos, Adelino Veiga, Joaquim António de Aguiar, entre ouros.”

 

Apesar desta intensa carga memorialista, a verdade é que quando chegámos a esta Câmara, o Cemitério da Conchada, era uma das infraestruturas municipais que, permitam-me que o diga, foi deixada quase ao abandono. Uma avaliação interna informal identificou alguns desses constrangimentos, que envolvem desde os recursos humanos, aos meios que têm disponíveis, às infraestruturas, entre muitos outros.

 

Urge, pois, criar as condições que contrariem o estado de conservação (da pouca conservação) desta infraestrutura municipal, singular, sensível, com elevado valor patrimonial e que acolhe a memória familiar de muitos de nós.

 

Daí que para além das referências que irão ser feitas, ao longo da ordem de trabalhos da reunião de hoje, relativas ao Cemitério Municipal da Conchada, queria dar nota que intensificamos um extenso programa de requalificação, onde se inclui a intervenção nos jazigos que passaram para a posse deste Município, o Jazigo Municipal e será divulgado muito brevemente um programa de visitas temáticas, tal como aconteceu no dia 5 de outubro, no âmbito das comemorações da Implantação da República. Temos também previsto ativar um protocolo com a Liga dos Combatentes, que detém no espaço em referência um importante espaço dedicado aos nossos militares que morreram na defesa da nossa Pátria.

 

Por tudo isto, gostaria também de deixar nota de que estamos paralelamente a preparar a candidatura do Cemitério Municipal da Conchada à Rede Europeia de Cemitérios do Conselho da Europa, tendo prevista a apresentação desta candidatura em maio de 2024.

 

Contamos assim com todos, para que seja recuperado e engrandecido a importância histórica, cultural e social, bem como o padrão de qualidade desta inigualável e memorável infraestrutura municipal.

 

Juventude

 

CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE (03/02/2024)

 

Reuniu o CMJC no último sábado, na Casa Municipal da Cultura.

 

Registámos mais um record com a presença de 82 participantes e 54 entidades, o que é por si só demonstrativo de que o caminho de proximidade que estamos a fazer com os jovens começa a sortir efeitos muito positivos.

 

Sinal disso mesmo é também o número de candidaturas ao associativismo juvenil para atividade Permanente, a qual terminou no passado dia 31/01.

 

Foram submetidas 58 candidaturas, que agora serão alvo de verificação de documentos e posterior avaliação.

 

Registamos um aumento em relação aos dois últimos anos. Relembro que em 2022 tivemos 13 candidaturas, em 2023 46 e agora foram submetidas 58.

 

 

Relativamente à modalidade pontual (1ª fase, correspondente aos primeiros 6 meses do ano), terminaram no dia 02/03.

 

Para esta fase foram submetidas 20 candidaturas e dava apenas nota de que só para a primeira metade do ano já registamos um número maior que todo o ano transato.

 

As mesmas serão agora alvo de verificação de documentos e posterior avaliação.

 

 

Ainda relativamente ao último CMJ, tivemos a presença do Vereador Miguel Fonseca (o tema em debate escolhido foi Impostos Municipais e Empreendedorismo Jovem), e onde debatemos as prioridades das GOP para 2024, realçando o aumento dos investimentos previsto nas GOP, na área da juventude (cerca de 150.000 euros), o que representa o maior valor de sempre em orçamentos municipais.

 

      À pergunta “Onde gostariam de ver aplicado o dinheiro dos impostos municipais?

 

      R/Os membros do CMJC responderam de forma destacada HABITAÇÃO, SMTUC e ASSOCIATIVISMO JOVEM

 

      À pergunta “Que estímulo á fixação de jovens em Coimbra pode ser criado pelo Município?”

 

      R/Os membros do CMJC responderam de forma destacada HABITAÇÃO, EMPREGABILIDADE, FIXAÇÃO DE EMPRESAS.

 

Efetuamos a eleição do representante do CMJC para o Conselho Intermunicipal, da Rede Intermunicipal da Juventude da Região de Coimbra: foram eleitos o Daniel Aragão (Presidente da Comissão Permanente do CMJC) e o Pedro Santos (representante da AEISCAC), como suplente;

 

 Debatemos e votamos a constituição de grupo de trabalho para as problemáticas e desafios do Ensino Superior: proposta da Comissão Permanente e que foi aceite por unanimidade. Pretendem organizar-se, criando um espaço de diálogo simples e prático para a discussão de problemas comuns entre as associações a nível municipal e nacional. As associações do ensino que pretendam juntar-se a este movimento deve enviar a sua intenção para o mail juventude@cm-coimbra.pt, sendo depois adicionados ao grupo de trabalho da Comissão.»

 

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×