Intervenção na íntegra:
«Começo por agradecer ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia de São João do Campo, Joaquim Dinis Pereira, e ao Centro Social e Paroquial desta freguesia a amabilidade de nos receberem nestas instalações, saudando na sua pessoa todos os seus habitantes.
Depois quero dizer-vos que Coimbra está cada vez mais quântica! Participei, em representação do Sr. Presidente, na passada quarta-feira, na segunda edição do workshop dedicado à computação quântica, organizado pela Universidade de Coimbra (UC) e onde esteve também um representante da IBM. A iniciativa contou com diversas sessões dedicadas às vertentes da computação quântica e assume-se como mais um passo no desenvolvimento de Coimbra Cidade Quântica. A instalação de um Centro de Computação Quântica em Coimbra é um desígnio em que a Câmara Municipal, a UC e a IBM/Softinsa estão profundamente comprometidos, no sentido de o tornar uma realidade com a maior brevidade possível!
Na passada quinta-feira, tive a honra de, em conjunto com outros parceiros e organizadores da 1ª Maratona Coimbra a Pedalar, entregar um cheque no montante de 1406,35 euros à Associação Acreditar. Esta iniciativa foi a primeira do ano no Mercado Municipal, a primeira de muitas, pelo que aproveito desde já para vos convidar a todos a participar no festival de cerveja de Inverno (Strong Beers) que decorre já no próximo fim de semana, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da União das Freguesias de Coimbra, e que, além dos amantes de cerveja, pretende envolver também as famílias, contando para tal com animação com DJs e música ao vivo, numa organização conjunta com a Renasceia.
Aproveito esta ocasião para recordar que, durante o ano de 2023, o Município dinamizou ou esteve diretamente envolvido na organização de mais de 30 eventos no Mercado Municipal. Estes foram de âmbito diverso, desde cultura, lazer, saúde, ações de sensibilização, entre outros.
Das ações com mais impacto, sublinho a instalação do novo espaço de atendimento público a funcionar no Mercado a funcionar desde 23/01/2023 e que até ao final de novembro realizou 17 361 atendimentos, assim como as quatro hastas públicas que, até agora, foram realizadas e se traduziram na concessão de 42 lojas e 13 bancas. Destaco ainda a distribuição gratuita de 810 tabelas de preços personalizadas com a imagem atual do espaço aos comerciantes de fruta, de peixe fresco, de produtos hortícolas, e aos produtores agrícolas presentes no Mercado Municipal, bem como o facto de pela primeira vez ter existido uma zona e programação dedicadas ao Natal.
Para terminar, gostaria de vos dar conta que, na passada sexta-feira, participei no 1º Congresso e Mostra Nacional de Cidades e Vilas de Cerâmica, em Aveiro, e onde tive a oportunidade de enaltecer que a cerâmica é uma atividade de longa tradição e de grande importância socioeconómica no nosso concelho. Esta arte é também uma característica da cidade, uma identidade cultural de Coimbra que necessita de uma crescente divulgação e promoção.
Na mesma ocasião, apresentei brevemente as ações e iniciativas que o Município de Coimbra tem vindo a desenvolver nesta área, que ilustram a relevância que atribuímos à cerâmica, nomeadamente no âmbito da programação cultural, de que é exemplo a dinamização da “Montra das Artes & Ofícios”, no eixo pedonal que liga o Largo da Portagem à Rua Visconde da Luz, no terceiro domingo de cada mês, para promover saberes ancestrais, nos quais se inclui a louça de Coimbra (onde os produtos, as artes e os ofícios, o trabalho de autor, os usos e os costumes tradicionais, as artes visuais, as novas criações e as manifestações espontâneas da cultura popular ganham centralidade no coração da cidade, transformando o espaço público numa autêntica “montra” ao ar livre, que convida visitantes e turistas a descobrir o património através da arte de criar objetos) e a inclusão no projeto @Baixa Coimbra (Bairros Comerciais Digitais) de ações que, embora não tendo financiamento desta linha do PRR, assentam na promoção das indústrias criativas, residências artísticas, programas de animação local e outras iniciativas que pretendem cimentar um Bairro mais sustentável e socialmente coeso – fatores fundamentais para uma cidade atrativa e desenvolvida.
Candidaturas a fundos europeus | Ponto da situação | janeiro 2024